Gente Tem Sobrenome
Composição: Toquinho / Elifas Andreato
Todas as coisas têm nome,
Casa, janela e jardim.
Coisas não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Todas as flores têm nome:
Rosa, camélia e jasmim.
Flores não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
O Jô é Soares, Caetano é Veloso,
O Ary foi Barroso também.
Entre os que são Jorge
Tem um Jorge Amado
E um outro que é o Jorge Ben.
Quem tem apelido,
Dedé, Zacharias, Mussum e a Fafá de Belém.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.
Todo brinquedo tem nome:
Bola, boneca e patins.
Brinquedos não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Coisas gostosas têm nome:
Bolo, mingau e pudim.
Doces não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Renato é Aragão, o que faz confusão,
Carlitos é o Charles Chaplin.
E tem o Vinícius, que era de Moraes,
E o Tom Brasileiro é Jobim.
Quem tem apelido, Zico, Maguila, Xuxa,
Pelé e He-man.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.
Atividades:
-Assistir ao vídeo da música ou ouví-la.
Obs.:Neste Link você também pode curtir o vídeo com
mais imagens com a letra:
-Acompanhar a leitura da letra da música com texto impresso.
-Estudar o texto de forma oral e ou escrito:
1- Qual o título do texto?
2- Quem é o autor?
3 -Escreva um apelido que está no texto.
4- Escreva um nome que está no texto.
5- Você tem apelido?
6- Quem deu este apelido para você?
-Confeccionar ou construir um crachá com o nome e sobrenome de cada aluno, fazendo a leitura do nome e sobrenome.
2- Quem é o autor?
3 -Escreva um apelido que está no texto.
4- Escreva um nome que está no texto.
5- Você tem apelido?
6- Quem deu este apelido para você?
-Confeccionar ou construir um crachá com o nome e sobrenome de cada aluno, fazendo a leitura do nome e sobrenome.
-Pesquisa para casa ( oralidade) sobre o nome, quem escolheu, porquê.
-Roda de conversa sobre a origem do seu nome.
-Encontrar as letras de seu nome e sobrenome no alfabeto.
-Identificar letra inicial, final, número de letras e de sílabas;
-Ler listagem de nomes.
-Ler listagem de nomes.
-Encontrar o seu nome e sobrenome para assinalar;
-Encontrar nome de meninos e marcar com um X.
-Encontrar nome de meninas e marcar 0.
-Com placas com o nome, colocar em ordem alfabética, construindo com eles as regras gramaticais.
-Cada criança sorteia um nome e senta do lado do amigo.
-Desenhar o retrato do amigo na metade do sulfite e coloca o nome da criança.
-Fazer o seu autorretrato e coloca seu nome completo.
-Expor na sala.
-Encontrar nome de meninos e marcar com um X.
-Encontrar nome de meninas e marcar 0.
-Com placas com o nome, colocar em ordem alfabética, construindo com eles as regras gramaticais.
-Cada criança sorteia um nome e senta do lado do amigo.
-Desenhar o retrato do amigo na metade do sulfite e coloca o nome da criança.
-Fazer o seu autorretrato e coloca seu nome completo.
-Expor na sala.
-Trabalhar o texto com produções de escrita e de leitura para compreensão do texto para avanço nas hipóteses de escrita; rimas; nomes próprios, apelidos (letra maiúscula); nomes comuns; profissões; classificação; seriação de objetos; etc.
Bom proveito, boa aula! (Rosangela Vali)
Poesias para incentivar a leitura,a memorização e a compreensão pesquisadas e editadas pela Professora Eliane, que trabalha comigo, na Sala de Apoio Pedagógico.
QUEM QUISER SABER MEU NOME
DÊ UMA VOLTA NO JARDIM,
O MEU NOME ESTÁ ESCRITO
NUMA FOLHA DE JASMIM.
Um barquinho
navega,
Nas ondas fortes
Nas ondas fortes
do mar.
Leva com ele as
letras que meu
nome irão formar:
________________
MEU NOME É DIFERENTE.
PODE ATÉ HAVER OUTROS IGUAIS.
MOSTRA UM POUCO DE MIM
E FOI ESCOLHIDO POR MEUS PAIS.
DJENANE ALVES
EU TENHO UM NOME
E VOCÊ TAMBÉM TEM
VOU APRENDER A ESCREVÊ-LO
E VOCÊ TAMBÉM.
DJENANE ALVES
QUEM QUISER SABER MEU NOME
DÊ UMA VOLTA NA CAMPINA,
QUE MEU NOME ESTÁ ESCRITO
NO LENCINHO DA MENINA.
TRADIÇÃO POPULAR
No blog da professora Iara Medeiros, encontrei mais quadrinhas://matosmedeiros.blogspot.com.br/:
MEU NOME É DIFERENTE.
PODE ATÉ HAVER OUTROS IGUAIS.
MOSTRA UM POUCO DE MIM
E FOI ESCOLHIDO POR MEUS PAIS.
DJENANE ALVES
EU TENHO UM NOME
E VOCÊ TAMBÉM TEM
VOU APRENDER A ESCREVÊ-LO
E VOCÊ TAMBÉM.
DJENANE ALVES
QUEM QUISER SABER MEU NOME
DÊ UMA VOLTA NA CAMPINA,
QUE MEU NOME ESTÁ ESCRITO
NO LENCINHO DA MENINA.
TRADIÇÃO POPULAR
Muito bom,parabéns!
ResponderExcluirObrigada amiga!
ExcluirVolte sempre.Bjos!
Adorei seu blog, comecei um também e estou escrevendo artigos sobre educação. Se puder dar uma olhada no link a seguir: Atividades para Alfabetização
ExcluirAchei o máximo!Me ajudou muito!
ResponderExcluirObrigada Elizangela. Fico feliz por você e por mim.
ExcluirBom ano letivo e até mais!
Muito bom querida, desejo lhe muito mais sucesso poisei que já tem bastante. parabéns, pois quem trabalha no intuito de favorecer a quem precisa, O REI DA SANTA INTELIGÊNCIA; DEUS CRIADOR, ajuda. E é o que o que te desejo. sucesso!!!
ResponderExcluirAinda não utilizei más sei que psicopedagogicamente, ajudar me a muito.
Ok. Obrigada.
ResponderExcluirOi Maria!
ExcluirFiquei feliz com sua visita.Que bom que possa ter proveito. A intenção é essa. Contribuir, trocar ideias e fazer da prática pedagógica,um trabalho de excelência e qualidade. Abraço.
Muito boa as atividades, mas para os meus alunos que são de 6 anos, achei muito fácil. Obrigada pela sugestão.
ResponderExcluirAmei seu trabalho.
ResponderExcluirMuito legal se trabalho
ResponderExcluirsugestões maravilhosas. Parabéns é assim q nossos alunos vão aprender cada vez mais mais.
ResponderExcluirGostei! Parabéns.
ResponderExcluir👏👏👏
ResponderExcluirObrigada. Foi super útil para ter novas ideias para trablhar na escolar da minha filha.
ResponderExcluirseu blog tem muitas Ideias criativas. Parabens por compartilhar. Abraço!
Seu site tem muitas ideias criativas para ler. obrigada por compartilhar
ResponderExcluirAmei tudo....Parabéns professoras
ResponderExcluirBom trabalho, é legal
ResponderExcluir