domingo, fevereiro 19, 2012

Alfabeto/Trilhas


 
Trabalhar com o ALFABETO com o lúdico, é o intuito para oferecer a  cada aprendiz a oportunidade de fazer parte do processo e de significação da escrita e da leitura, por meio  do movimento, do registro mental de  cada passo (organização de pensamento:começo, meio e fim), da visualização e  do reconhecimento das letras (seus sons, suas imagens), da  ampliação de seu repertório e vocabulário, fazendo  com que o trabalho com trilhas seja mais do que ideal e sim real para a alfabetização inicial, no caso, para os aprendizes que estejam com mais dificuldades no momento, que é o meu caso, na Sala de Apoio Pedagógico.

Compartilho algumas sugestões de trilhas de nossas amigas professoras blogueiras:
SDC10394 cópia
Material: 1 tabuleiro com uma trilha contendo as letras do alfabeto e algumas casas com tarefas do tipo: Quantas letras tem o seu nome? Acertou? Avance 2 casas; Fale uma palavra iniciada com a mesma letra do colega que está mais próximo de você. Acertou? Avance 1 casa. Marcadores para indicar em que casa o jogador está, pode ser tampinhas de garrafa pet com o nome do jogador escrito em cima, 1 dado.
Finalidade: Chegar ao final da trilha cumprindo todas as tarefas.
Número de jogadores: 8 no máximo.
REGRAS DO JOGO:
• Joga-se o dado para decidir quem começará o jogo (quem tiver o maior número no dado deve ser o primeiro a jogar).
• O primeiro jogador lança o dado e conta as casas que andará,correspondente ao número do dado.
• O jogador verifica a letra que está na casa que ele está ocupando e diz um nome ou uma palavra iniciada com aquela letra. Se não souber pode pedor ajuda aos colegas.
• Quando cair na casa com tarefa, executa a tarefa solicitada.
• Vence que chegar ao final da trilha primeiro.
Fonte: http://educarepreciso.wordpress.com

Trilha confeccionada pela Professora Amanda Cristina e trabalhada com sua turma G4 Tarde.

 Material: 3 folhas de papel cartão de cores diferentes; Cola; Tesoura e pinceis.
 Como construir? Recorte quadrados iguais de uma das folhas e cole sobre a outra, igualmente como aparece na figura acima. Faça as letras nos quadrados. Faça uma decoração. Cole um desenho de um lado (Coelho), que pode ser outro; no outro canto cole (cenoura). Os desenhos são para dar um ar de aventura: “Ajude o Coelho a pegar a Cenoura”.
 E o dado?
Recorte o terceiro papel cartão conforme esse molde acima e cole as abas.



 E as fichas? Podem ser tampas de refrigerantes, sendo que uma com cor diferente da outra.
 
Como Jogar? Podem jogar os meninos contras meninas. Um dos meninos arremessa o dado! Suponhamos que deu 5. O garoto vai arrastar a ficha por cinco casas, passando pelo A, B, C, D,  e parando na letra E.  Depois a menina arremessa e o dado cai com o numero 6 para cima: segue então, pelo “A, B, C, D, E” e para no F. Ganha quem chegar no Z.
Enquanto se joga ler o alfabeto diversas vezes, claro, de uma forma mais divertida que a convencional, levando seus alunos a memorizarem as letras com mais facilidade. Fonte:http://sabendomais.wordpress.com
Dica: Pode-se criar regras dizendo palavra com a inicial que alcançou, mostrar objetos ou imagens com as letras retiradas.Se não souber, voltas as casas, fica uma vez sem jogar, etc. (Profa. Rosangela)

Trilha do Alfabeto

No pátio ou na quadra, trace um caminho e coloque as letras do alfabeto, conforme a foto.

Peça a cada aluno que passe pelo caminho:
  • usando um bonequinho confeccionado pelas próprias crianças elas deverão jogar o dado.
  • pular o número de casas de acordo com a quantidade indicada no dado.
  • na letra que parar seu boneco a criança deverá dizer uma palavra que comece com a letra.
  • outra variação parando em determinada letra e dizer a que vem antes e depois.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us

Arquivo de POSTAGENS:

EU em ENTREVISTA- Educadores Multiplicadores!

Mimo no BONIFRATI...



Usando a criatividade,
todo mundo pode pensar diferente.
Que 2 + 2 são dois patinhos.
E até detrás para frente.
Se permitir criar,
Tudo pode mudar.

Seja arte, escrita, música.
Receita, caminho, solução.
O que importa é pôr a mente para funcionar
e dar à luz a imaginação

Melhor ainda, se arriscar.
Tomar coragem e compartilhar.
Deixar vir ao mundo e ao mundo mostrar.

Nada que fica na gaveta,
pode trazer boas coisas para o planeta

Abra a sua caixa secreta.
E mergulhe na mente, a sua biblioteca.
Criar é concretizar ideias.

Linguagem Escrita!

"...a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínsica deve ser despertada. Nelas, a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem".
Vygotsky.

Professores!

A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.

Alegria....alegria!

ALFABETIZAÇÃO

O processo de alfabetizar é apaixonante,
antes de tudo é um ato de amor,
coragem e persistência. Pelo simples e
talvez o mais gratificante fato
de permitir ao ser pensante a liberdade
de construção da sua própria história.






CONSULTE o IDEB 2014.É só clicar no selinho ou no link.Conte comigo!

SELINHOS 2012! Obrigada!

Da amiga Leila Bambino!

Glitter Photos
Ganhei da amiga Claudia! Obrigada.
Glitter Photos
Da amiga GISELA.Obrigada!
Da amiga Viviane,Obrigada!
SELINHO A RECEBER... selo4 Glitter Photos Glitter Photos
Selinho pra você!Glitter PhotosSelinho Amigo a todos os Parceiros do Blog "Educando Com Amor"...
Selinho Compartilhado
da Parceira BIA!
Espaço para Educação
Obrigada Amiga Gracita!
Obrigada Amiga Adriana!

Torcedora FELIZ! Bom D +!

TORCEDORA APAIXONADA!

Vida Divina! Vida Cotidiana!

Kids
See full size image Imagem15 300x183 A ESCOLA DE ATENÇÃO ÀS DIFFERENÇAS

Orar...refletir...imagens que dizem!

ORAÇÃO pela Saúde:
Senhor Deus de amor,Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores,sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a Terra.Amém.






Gratidão e Interação!