Trabalhar com o ALFABETO com o lúdico, é o intuito para oferecer a cada aprendiz a oportunidade de fazer parte do processo e de significação da escrita e da leitura, por meio do movimento, do registro mental de cada passo (organização de pensamento:começo, meio e fim), da visualização e do reconhecimento das letras (seus sons, suas imagens), da ampliação de seu repertório e vocabulário, fazendo com que o trabalho com trilhas seja mais do que ideal e sim real para a alfabetização inicial, no caso, para os aprendizes que estejam com mais dificuldades no momento, que é o meu caso, na Sala de Apoio Pedagógico.
Compartilho algumas sugestões de trilhas de nossas amigas professoras blogueiras:
Material: 1 tabuleiro com uma trilha contendo as letras do alfabeto e algumas casas com tarefas do tipo: Quantas letras tem o seu nome? Acertou? Avance 2 casas; Fale uma palavra iniciada com a mesma letra do colega que está mais próximo de você. Acertou? Avance 1 casa. Marcadores para indicar em que casa o jogador está, pode ser tampinhas de garrafa pet com o nome do jogador escrito em cima, 1 dado.
Finalidade: Chegar ao final da trilha cumprindo todas as tarefas.
Número de jogadores: 8 no máximo.
Número de jogadores: 8 no máximo.
REGRAS DO JOGO:
• Joga-se o dado para decidir quem começará o jogo (quem tiver o maior número no dado deve ser o primeiro a jogar).
• O primeiro jogador lança o dado e conta as casas que andará,correspondente ao número do dado.
• O jogador verifica a letra que está na casa que ele está ocupando e diz um nome ou uma palavra iniciada com aquela letra. Se não souber pode pedor ajuda aos colegas.
• Quando cair na casa com tarefa, executa a tarefa solicitada.
• Vence que chegar ao final da trilha primeiro.
Fonte: http://educarepreciso.wordpress.com
Trilha confeccionada pela Professora Amanda Cristina e trabalhada com sua turma G4 Tarde.
• Joga-se o dado para decidir quem começará o jogo (quem tiver o maior número no dado deve ser o primeiro a jogar).
• O primeiro jogador lança o dado e conta as casas que andará,correspondente ao número do dado.
• O jogador verifica a letra que está na casa que ele está ocupando e diz um nome ou uma palavra iniciada com aquela letra. Se não souber pode pedor ajuda aos colegas.
• Quando cair na casa com tarefa, executa a tarefa solicitada.
• Vence que chegar ao final da trilha primeiro.
Fonte: http://educarepreciso.wordpress.com
Trilha confeccionada pela Professora Amanda Cristina e trabalhada com sua turma G4 Tarde.
Material: 3 folhas de papel cartão de cores diferentes; Cola; Tesoura e pinceis.
Como construir? Recorte quadrados iguais de uma das folhas e cole sobre a outra, igualmente como aparece na figura acima. Faça as letras nos quadrados. Faça uma decoração. Cole um desenho de um lado (Coelho), que pode ser outro; no outro canto cole (cenoura). Os desenhos são para dar um ar de aventura: “Ajude o Coelho a pegar a Cenoura”.
E o dado?
Recorte o terceiro papel cartão conforme esse molde acima e cole as abas.
E as fichas? Podem ser tampas de refrigerantes, sendo que uma com cor diferente da outra.
Como Jogar? Podem jogar os meninos contras meninas. Um dos meninos arremessa o dado! Suponhamos que deu 5. O garoto vai arrastar a ficha por cinco casas, passando pelo A, B, C, D, e parando na letra E. Depois a menina arremessa e o dado cai com o numero 6 para cima: segue então, pelo “A, B, C, D, E” e para no F. Ganha quem chegar no Z.
Enquanto se joga ler o alfabeto diversas vezes, claro, de uma forma mais divertida que a convencional, levando seus alunos a memorizarem as letras com mais facilidade. Fonte:http://sabendomais.wordpress.com
Dica: Pode-se criar regras dizendo palavra com a inicial que alcançou, mostrar objetos ou imagens com as letras retiradas.Se não souber, voltas as casas, fica uma vez sem jogar, etc. (Profa. Rosangela)
Trilha do Alfabeto
No pátio ou na quadra, trace um caminho e coloque as letras do alfabeto, conforme a foto.
Peça a cada aluno que passe pelo caminho:
usando um bonequinho confeccionado pelas próprias crianças elas deverão jogar o dado. pular o número de casas de acordo com a quantidade indicada no dado. na letra que parar seu boneco a criança deverá dizer uma palavra que comece com a letra. - outra variação parando em determinada letra e dizer a que vem antes e depois.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!Deixe seu comentário.
É muito importante e faz diferença!
Conte comigo!
Obrigada pela visita!