Trabalhando com as crianças o processo da alfabetização estou percebendo que ao automatizar o alfabeto, distinguir os sons e a escrita das vogais, independentes das consoantes, percebo que a junção de consoante mais vogal se faz com precisão de modo oral.
-Mala começa com...MA, -diz a criança.
Então porque não trabalhar as sílabas e formar palavras?
Formar para a criança, pedir para ela repetir o que foi feito, sempre dando significado à palavra.
Apresentar fichas com sílabas, misturá-las e pedir para as crianças em duplas, trios, formarem palavras conhecidas.Outra sugestão é pedir para a criança separar as sílabas que ela conhece e tentar formar as palavras. São atividades que são desafios que elas gostam...se divertem e aprendem.Dá bons resultados!
Neste processo também é viável trabalhar palavras com duas sílabas, depois três e assim por diante.
Já estou conseguindo resultados com as crianças com hipótese de escrita silábica com valor sonoro e silábica/alfabética.
Compartilho tabelas de sílabas que poderão sr lidas nas aulas e em casa com ajuda dos pais. Os mesmos podem ser orientados para ajudarem seus filhos.
Bom proveito...bom trabalho!
(Rosangela Vali)
![[clip_image002%255B4%255D%255B2%255D.jpg]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhruNhr61j3kwaRhzdv_-sZTkK8J39HXyqp7msK-wN8cb2HmeqoU0evv_SM31KSvr3u8ia-f-hD3JQ4DHQRFvc1Se7JHTfx8UJIUKJoomXtDV1WX0AnDimwFAdXCQj8TQ-Ab58ocRRoVawy/s1600/clip_image002%255B4%255D%255B2%255D.jpg)
![[clip_image002%255B3%255D.jpg]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj42nVtP_akgv862QvwZLgDilxsIVoIZNxwUO4EwmgLJulVOElMHVyeAw-80IWny1wfRE1umGI00RShlYvzi8XbtkGYbE1MFCE3wyN5iFZ4dECU503TZN31Ffb6YTcl912iPuFW3dlGxw_b/s1600/clip_image002%255B3%255D.jpg)
http://profeeuta.blogspot.com.br/