quarta-feira, janeiro 11, 2012

GRUPO Professores Virtuais - Tem selinho presente!



Professores Virtuais
Olá professores virtuais nota 10, 100, 1000, ...


Para cada um de vocês ofereço um selinho como admiração, carinho e parceria pelo trabalho e amizade.


Que possamos multiplicar mais e mais o grupo e fazer dele uma página especial em nossos  blogs. 


Que bom contar com cada um de vocês!


De presente, este selinho.
É todo seu!





Obs.: Ajudinha Básica, se precisar!
Clicar lado direito do mouse  escolher copiar imagem.
Depois é só colar no seu  blog (html) , página Design.

Professor e Prática com Competências!

O professor  precisa reunir uma série de habilidades e competências para dar conta das atuais demandas da educação
Mas qual seria o perfil deste professor?
         


As competências  são muito bem abordadas por  Philippe Perrenoud em seu livro Dez novas competências para ensinar. Aproveito seu acervo para elencar uma lista que pode  auxiliar para quem está começando na educação e para quem gosta de estar reavaliando e reconstruindo sua práxis pedagógica.

1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem

a. Conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem.

b. Trabalhar a partir das representações dos alunos;

c.Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem.

d. Construir e planejar dispositivos e sequências didáticas.

e. Envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento.

2. Administrar a progressão das aprendizagens:

a. Conceber e administrar situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos.

b. Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino.

c. Estabelecer laços com as teorias subjacentes às atividades de aprendizagem

d. Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa.

e. Fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão.

3. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho:

a. Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com o saber, o sentido do trabalho escolar e desenvolver na criança a capacidade de autoavaliação.

b. Instruir um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e de contratos.

c. Oferecer atividades opcionais de formação.

d. Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno.

4. Administrar sua própria formação contínua:

a. Saber explicitar as próprias práticas.

b. Estabelecer seu próprio balanço de competências e seu programa pessoal de formação contínua.

c. Negociar um projeto de formação comum com os colegas (equipe, escola, rede).

d. Envolver-se em tarefas em escala de uma ordem de ensino ou do sistema educativo.

e. Acolher a formação dos colegas e participar dela para aprimoramento e fortalecimento de uma prática coletiva.

f. Ser agente do sistema de formação contínua.




Parcerias Especiais!

http://www.contosearte.com/

Virginia Maria Pereira da Rocha


http://www.pedagogiadascores.com.br/

Solange Depera Gelles



EU em ENTREVISTA- Educadores Multiplicadores!

Arquivo de POSTAGENS:

Mimo no BONIFRATI...



Usando a criatividade,
todo mundo pode pensar diferente.
Que 2 + 2 são dois patinhos.
E até detrás para frente.
Se permitir criar,
Tudo pode mudar.

Seja arte, escrita, música.
Receita, caminho, solução.
O que importa é pôr a mente para funcionar
e dar à luz a imaginação

Melhor ainda, se arriscar.
Tomar coragem e compartilhar.
Deixar vir ao mundo e ao mundo mostrar.

Nada que fica na gaveta,
pode trazer boas coisas para o planeta

Abra a sua caixa secreta.
E mergulhe na mente, a sua biblioteca.
Criar é concretizar ideias.

Linguagem Escrita!

"...a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínsica deve ser despertada. Nelas, a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem".
Vygotsky.

Professores!

A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.

Alegria....alegria!

ALFABETIZAÇÃO

O processo de alfabetizar é apaixonante,
antes de tudo é um ato de amor,
coragem e persistência. Pelo simples e
talvez o mais gratificante fato
de permitir ao ser pensante a liberdade
de construção da sua própria história.






CONSULTE o IDEB 2014.É só clicar no selinho ou no link.Conte comigo!

SELINHOS 2012! Obrigada!

Da amiga Leila Bambino!

Glitter Photos
Ganhei da amiga Claudia! Obrigada.
Glitter Photos
Da amiga GISELA.Obrigada!
Da amiga Viviane,Obrigada!
SELINHO A RECEBER... selo4 Glitter Photos Glitter Photos
Selinho pra você!Glitter PhotosSelinho Amigo a todos os Parceiros do Blog "Educando Com Amor"...
Selinho Compartilhado
da Parceira BIA!
Espaço para Educação
Obrigada Amiga Gracita!
Obrigada Amiga Adriana!

Seguir por e-mail

Torcedora FELIZ! Bom D +!

TORCEDORA APAIXONADA!

Vida Divina! Vida Cotidiana!

Kids
See full size image Imagem15 300x183 A ESCOLA DE ATENÇÃO ÀS DIFFERENÇAS

Orar...refletir...imagens que dizem!

ORAÇÃO pela Saúde:
Senhor Deus de amor,Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores,sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a Terra.Amém.






Gratidão e Interação!