A cultura brasileira se fundamentou e se popularizou com muitas influências raciais.
Outros países, outros povos,dentre eles a cultura dos povos africanos, angolanos,etc.
Toda história tem personagens que se destacam pela liderança e capacidade de provocar e perpetuar mudanças.Assim foi com Zumbi e tantos outros.Por isso,no dia 20 de novembro, referenciamos o Dia da Consciência Negra.
(Rosangela Vali)
A data 20 de novembro sugere à reflexão sobre a importância da cultura e da história do negro no Brasil. Neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi dos Palmares, um símbolo da resistência à escravidão.
Lá, ele se tornou um líder e lutou contra a escravidão. Ficou conhecido como Zumbi dos Palmares. Palmares foi o nome dado à região onde ficava o quilombo porque tinha muitas palmeiras. Hoje, estado de Alagoas.
Mas uma expedição militar foi designada para destruir o povoado. Cerca de nove mil homens armados com canhões derrotaram o movimento do quilombo.
No dia 20 de novembro de 1695, encontraram e mataram Zumbi.
Em 2003, por meio de uma lei, esse dia foi declarado como o Dia Nacional da Consciência Negra. Essa mesma lei tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Agora, em todas as escolas do país, os alunos estudam a história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
Dia da consciência negra é um feriado facultativo. Ou seja, cabem aos estados e municípios decidirem se oficializam o feriado na data que lembra o dia da morte de Zumbi dos Palmares. A cada ano, aumenta o número de cidades que decidem paralisar os serviços públicos na data.
Fonte:http://www.ebc.com.br
Atividades pedagógicas para leitura e escrita nos anos iniciais sobre o tema aqui são contempladas em pesquisa pela net. Literatura em livros, revistas, vídeos e internet são bons mecanismos de ilustração e estudo do tema. Boas aulas!

.png)
.png)

.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)









