O que é inovação pedagógica?
• É acreditar na mudança do mundo e na transformação;
• é apreender novos conceitos;
• é abrir-se para o novo, trocar ideias;
• é acreditar na capacidade das crianças, adolescente e adultos;
• é ter disponibilidade e abertura para aprender com eles;
• é criar novas formas de avaliação;
• é trazer a comunidade pra escola;
• é ver a criança e o jovem como um ser global e investir no desenvolvimento e aprimoramento de diversas competências e habilidades como a argumentação, a oralidade, a cooperação, respeito com os colegas, construção de caminhos próprios, busca de soluções;
• é acreditar na capacidade de autoria das crianças e jovens;
• é ter coragem, desconstruir paradigmas que impedem o desenvolvimento;
• é vencer o medo e tentar novas práticas;
• é acreditar na sua capacidade de aprender sempre e mudar também;
• é sair da zona de conforto;
• é construir caminhos alternativos;
• é buscar soluções junto com as crianças e jovens e também com colegas;
• é buscar ajuda quando necessário;
• é não ter vergonha de dizer não sei;
• é assumir o que sabe;
• é a construção do conhecimento (educando e educadores);
• é a busca profissional, pessoal e social;
• é encorajar-se com as pequenas conquistas diárias pra não perder o rumo (caminho/ objetivos);
• é acreditar na educação!
Referências:Danusa Cunha/Pedagoga | Psicopedagoga Clínica e Institucional
CRIATIVIDADE uma FERRAMENTA na trilha PEDAGÓGICA
A criatividade leva a um processo de mudança e de desenvolvimento tanto pessoal quanto social. Como assinala May (1982, p. 39), a pessoa, ao desenvolver o seu potencial criativo, é levada a um estado de regozijo, estando a criatividade “no trabalho do cientista, como no do artista; do pensador e do esteta; sem esquecer os capitães da tecnologia moderna, e o relacionamento normal entre mãe e filho”, sendo “a representação do mais alto grau de saúde emocional, a expressão de pessoas normais, no ato de atingir a própria realidade.” O ensino tradicional necessita se alterar e passar a ser um ensino criativo, que os professores usem seu potencial criativo em suas aulas, levando os alunos a adquirir estratégias que lhes permitam lidar com desafios e acontecimentos imprevistos. Por outro lado, é necessário que todo o contexto escolar adote atitudes criativas, incentivando os professores a serem criativos em suas atividades.
Conforme Lubart (2007, p. 79), “os professores transmitem implicitamente aos alunos suas atitudes e suas preferências pela maneira como organizam suas classes.” Isso significa que professores criativos são catalizadores do potencial criativo de seus alunos, pois promovem um clima em sala de aula propício à criatividade. A escola, segundo o mesmo autor, pode representar um freio à criatividade ou não, depende do contexto que se apresenta para os alunos, das práticas pedagógicas utilizadas, das atitudes dos professores e de toda a direção.
Ressalta-se, como salientado por Osho (1999), que o mundo atual requer pessoas dotadas de três Cs: consciência, compaixão e criatividade.
Para o autor, consciência quer dizer existência; compaixão significa ter sentimentos e criatividade é igual à ação. “Na ação, há toda espécie de criatividade – música, poesia, pintura, escultura, arquitetura, ciência, tecnologia.
No sentimento, tudo é estético – amor, beleza. E existir é meditar, ter conhecimento, interesse, consciência.” (p. 15). Ainda, para o autor, aquele que pretende ser criativo, e no nosso caso, o professor, “não pode seguir o mesmo caminho dos outros, uma senda excessivamente trilhada e batida.” Então, o professor tem a responsabilidade de contribuir para a formação desses novos cidadãos da contemporaneidade, valendo-se da criatividade para dinamizar as suas aulas e fazer com que a educação seja vista como um componente da vida e do progresso do mundo. (ALENCAR, E. M. L. S. de. O)
Esse texto vou adaptar algumas coisa para ser ditas no primeiro dia de aula na acolhida. Parabéns