sábado, abril 21, 2012

Alfabetização / Marcar / Pintar Letra ou Palavra

As atividades de percepção e discriminação visual auxiliam no processo inicial de alfabetização, pois estimulam a memória auditiva, relação grafema com fonema (consciência fonológica).
Para os alfabetizandos em nível silábico sem e com valor sonoro, as atividades de procurar e destacar a letra  ou palavra de uma ilustração é muito estimulante e significativo para a apropriação e compreensão do processo de construção de leitura e de escrita.
Compartilho algumas atividades que podem ser trabalhadas com as classes de alfabetização.
Bom trabalho, professora Rosangela Vali.

    








  

Pedagogia/Inovação e Criatividade

O que é inovação pedagógica?

• É acreditar na mudança do mundo e na transformação;

• é apreender novos conceitos;

• é abrir-se para o novo, trocar ideias;

• é acreditar na capacidade das crianças, adolescente e adultos;

• é ter disponibilidade e abertura para aprender com eles;

• é criar novas formas de avaliação;

• é trazer a comunidade pra escola;



• é ver a criança e o jovem como um ser global e investir no desenvolvimento e aprimoramento de diversas competências e habilidades como a argumentação, a oralidade, a cooperação, respeito com os colegas, construção de caminhos próprios, busca de soluções;

• é acreditar na capacidade de autoria das crianças e jovens;

• é ter coragem, desconstruir paradigmas que impedem o desenvolvimento;

• é vencer o medo e tentar novas práticas;

• é acreditar na sua capacidade de aprender sempre e mudar também;

• é sair da zona de conforto;

• é construir caminhos alternativos;

• é buscar soluções junto com as crianças e jovens e também com colegas;

• é buscar ajuda quando necessário;

• é não ter vergonha de dizer não sei;

• é assumir o que sabe;

• é a construção do conhecimento (educando e educadores);

• é a busca profissional, pessoal e social;

• é encorajar-se com as pequenas conquistas diárias pra não perder o rumo (caminho/ objetivos);

• é acreditar na educação!



Referências:Danusa Cunha/Pedagoga | Psicopedagoga Clínica e Institucional




CRIATIVIDADE PEDAGÓGICA
CRIATIVIDADE uma FERRAMENTA na trilha PEDAGÓGICA
A criatividade leva a um processo de mudança e de desenvolvimento tanto pessoal quanto social. Como assinala May (1982, p. 39), a pessoa, ao desenvolver o seu potencial criativo, é levada a um estado de regozijo, estando a criatividade “no trabalho do cientista, como no do artista; do pensador e do esteta; sem esquecer os capitães da tecnologia moderna, e o relacionamento normal entre mãe e filho”, sendo “a representação do mais alto grau de saúde emocional, a expressão de pessoas normais, no ato de atingir a própria realidade.” O ensino tradicional necessita se alterar e passar a ser um ensino criativo, que os professores usem seu potencial criativo em suas aulas, levando os alunos a adquirir estratégias que lhes permitam lidar com desafios e acontecimentos imprevistos. Por outro lado, é necessário que todo o contexto escolar adote atitudes criativas, incentivando os professores a serem criativos em suas atividades.
Conforme Lubart (2007, p. 79), “os professores transmitem implicitamente aos alunos suas atitudes e suas preferências pela maneira como organizam suas classes.” Isso significa que professores criativos são catalizadores do potencial criativo de seus alunos, pois promovem um clima em sala de aula propício à criatividade. A escola, segundo o mesmo autor, pode representar um freio à criatividade ou não, depende do contexto que se apresenta para os alunos, das práticas pedagógicas utilizadas, das atitudes dos professores e de toda a direção.

Ressalta-se, como salientado por Osho (1999), que o mundo atual requer pessoas dotadas de três Cs: consciência, compaixão e criatividade. 
Para o autor, consciência quer dizer existência; compaixão significa ter sentimentos e criatividade é igual à ação. “Na ação, há toda espécie de criatividade – música, poesia, pintura, escultura, arquitetura, ciência, tecnologia. 

No sentimento, tudo é estético – amor, beleza. E existir é meditar, ter conhecimento, interesse, consciência.” (p. 15). Ainda, para o autor, aquele que pretende ser criativo, e no nosso caso, o professor, “não pode seguir o mesmo caminho dos outros, uma senda excessivamente trilhada e batida.” Então, o professor tem a responsabilidade de contribuir para a formação desses novos cidadãos da contemporaneidade, valendo-se da criatividade para dinamizar as suas aulas e fazer com que a educação seja vista como um componente da vida e do progresso do mundo. (ALENCAR, E. M. L. S. de. O)







aninha
Esse texto vou adaptar algumas coisa para ser ditas no primeiro dia de aula na acolhida. Parabéns

Arquivo de POSTAGENS:

EU em ENTREVISTA- Educadores Multiplicadores!

Mimo no BONIFRATI...



Usando a criatividade,
todo mundo pode pensar diferente.
Que 2 + 2 são dois patinhos.
E até detrás para frente.
Se permitir criar,
Tudo pode mudar.

Seja arte, escrita, música.
Receita, caminho, solução.
O que importa é pôr a mente para funcionar
e dar à luz a imaginação

Melhor ainda, se arriscar.
Tomar coragem e compartilhar.
Deixar vir ao mundo e ao mundo mostrar.

Nada que fica na gaveta,
pode trazer boas coisas para o planeta

Abra a sua caixa secreta.
E mergulhe na mente, a sua biblioteca.
Criar é concretizar ideias.

Linguagem Escrita!

"...a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínsica deve ser despertada. Nelas, a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem".
Vygotsky.

Professores!

A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.

Alegria....alegria!

ALFABETIZAÇÃO

O processo de alfabetizar é apaixonante,
antes de tudo é um ato de amor,
coragem e persistência. Pelo simples e
talvez o mais gratificante fato
de permitir ao ser pensante a liberdade
de construção da sua própria história.






CONSULTE o IDEB 2014.É só clicar no selinho ou no link.Conte comigo!

SELINHOS 2012! Obrigada!

Da amiga Leila Bambino!

Glitter Photos
Ganhei da amiga Claudia! Obrigada.
Glitter Photos
Da amiga GISELA.Obrigada!
Da amiga Viviane,Obrigada!
SELINHO A RECEBER... selo4 Glitter Photos Glitter Photos
Selinho pra você!Glitter PhotosSelinho Amigo a todos os Parceiros do Blog "Educando Com Amor"...
Selinho Compartilhado
da Parceira BIA!
Espaço para Educação
Obrigada Amiga Gracita!
Obrigada Amiga Adriana!

Torcedora FELIZ! Bom D +!

TORCEDORA APAIXONADA!

Vida Divina! Vida Cotidiana!

Kids
See full size image Imagem15 300x183 A ESCOLA DE ATENÇÃO ÀS DIFFERENÇAS

Orar...refletir...imagens que dizem!

ORAÇÃO pela Saúde:
Senhor Deus de amor,Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores,sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a Terra.Amém.






Gratidão e Interação!