O que é inovação pedagógica?
• É acreditar na mudança do mundo e na transformação;
• é apreender novos conceitos;
• é abrir-se para o novo, trocar ideias;
• é acreditar na capacidade das crianças, adolescente e adultos;
• é ter disponibilidade e abertura para aprender com eles;
• é criar novas formas de avaliação;
• é trazer a comunidade pra escola;
• é acreditar na capacidade de autoria das crianças e jovens;
• é ter coragem, desconstruir paradigmas que impedem o desenvolvimento;
• é vencer o medo e tentar novas práticas;
• é acreditar na sua capacidade de aprender sempre e mudar também;
• é sair da zona de conforto;
• é construir caminhos alternativos;
• é buscar soluções junto com as crianças e jovens e também com colegas;
• é buscar ajuda quando necessário;
• é não ter vergonha de dizer não sei;
• é assumir o que sabe;
• é a construção do conhecimento (educando e educadores);
• é a busca profissional, pessoal e social;
• é encorajar-se com as pequenas conquistas diárias pra não perder o rumo (caminho/ objetivos);
• é acreditar na educação!
Referências:Danusa Cunha/Pedagoga | Psicopedagoga Clínica e Institucional
• É acreditar na mudança do mundo e na transformação;
• é apreender novos conceitos;
• é abrir-se para o novo, trocar ideias;
• é acreditar na capacidade das crianças, adolescente e adultos;
• é ter disponibilidade e abertura para aprender com eles;
• é criar novas formas de avaliação;
• é trazer a comunidade pra escola;
• é ver a criança e o jovem como um ser global e investir no desenvolvimento e aprimoramento de diversas competências e habilidades como a argumentação, a oralidade, a cooperação, respeito com os colegas, construção de caminhos próprios, busca de soluções;
• é acreditar na capacidade de autoria das crianças e jovens;
• é ter coragem, desconstruir paradigmas que impedem o desenvolvimento;
• é vencer o medo e tentar novas práticas;
• é acreditar na sua capacidade de aprender sempre e mudar também;
• é sair da zona de conforto;
• é construir caminhos alternativos;
• é buscar soluções junto com as crianças e jovens e também com colegas;
• é buscar ajuda quando necessário;
• é não ter vergonha de dizer não sei;
• é assumir o que sabe;
• é a construção do conhecimento (educando e educadores);
• é a busca profissional, pessoal e social;
• é encorajar-se com as pequenas conquistas diárias pra não perder o rumo (caminho/ objetivos);
• é acreditar na educação!
Referências:Danusa Cunha/Pedagoga | Psicopedagoga Clínica e Institucional
A criatividade leva a um processo de mudança e de desenvolvimento tanto pessoal quanto social. Como assinala May (1982, p. 39), a pessoa, ao desenvolver o seu potencial criativo, é levada a um estado de regozijo, estando a criatividade “no trabalho do cientista, como no do artista; do pensador e do esteta; sem esquecer os capitães da tecnologia moderna, e o relacionamento normal entre mãe e filho”, sendo “a representação do mais alto grau de saúde emocional, a expressão de pessoas normais, no ato de atingir a própria realidade.” O ensino tradicional necessita se alterar e passar a ser um ensino criativo, que os professores usem seu potencial criativo em suas aulas, levando os alunos a adquirir estratégias que lhes permitam lidar com desafios e acontecimentos imprevistos. Por outro lado, é necessário que todo o contexto escolar adote atitudes criativas, incentivando os professores a serem criativos em suas atividades.
Conforme Lubart (2007, p. 79), “os professores transmitem implicitamente aos alunos suas atitudes e suas preferências pela maneira como organizam suas classes.” Isso significa que professores criativos são catalizadores do potencial criativo de seus alunos, pois promovem um clima em sala de aula propício à criatividade. A escola, segundo o mesmo autor, pode representar um freio à criatividade ou não, depende do contexto que se apresenta para os alunos, das práticas pedagógicas utilizadas, das atitudes dos professores e de toda a direção.
Ressalta-se, como salientado por Osho (1999), que o mundo atual requer pessoas dotadas de três Cs: consciência, compaixão e criatividade.
Para o autor, consciência quer dizer existência; compaixão significa ter sentimentos e criatividade é igual à ação. “Na ação, há toda espécie de criatividade – música, poesia, pintura, escultura, arquitetura, ciência, tecnologia.
No sentimento, tudo é estético – amor, beleza. E existir é meditar, ter conhecimento, interesse, consciência.” (p. 15). Ainda, para o autor, aquele que pretende ser criativo, e no nosso caso, o professor, “não pode seguir o mesmo caminho dos outros, uma senda excessivamente trilhada e batida.” Então, o professor tem a responsabilidade de contribuir para a formação desses novos cidadãos da contemporaneidade, valendo-se da criatividade para dinamizar as suas aulas e fazer com que a educação seja vista como um componente da vida e do progresso do mundo. (ALENCAR, E. M. L. S. de. O)
aninha
Esse texto vou adaptar algumas coisa para ser ditas no primeiro dia de aula na acolhida. Parabéns
Olá querida Rosangela!!!
ResponderExcluirObrigada pela visita e também pelas doces palavras!!!
Seu blog é lindo!!! Um encanto!!!!
Parabéns!!!
Volte sempre que quiser! Será muito bem vinda!!!
Beijinhos
Tuca