O pedagogo, que trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação, tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, orienta e dirige os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino. Também é ele quem verifica se os currículos estão sendo cumpridos e se condizem com as leis educacionais. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação a distância.
Quais as características necessárias para ser pedagogo?
É preciso ter capacidade de planejamento e execução de planos, dinamismo, além de saber comunicar e transmitir idéias. Este profissional precisa estar preparado para enfrentar, com criatividade e competência, os problemas do cotidiano, ser flexível, tolerante e atento às questões decorrentes da diversidade cultural que caracteriza nossa sociedade.
Características desejáveis:
- equilíbrio emocional
- trabalhar bem em equipe
- objetividade
- criatividade
- gostar de lidar com público
- capacidade de comunicar-se
- ter iniciativa
- gostar de ensino
- desembaraço
- Qual a formação necessária para ser pedagogo?
- Para atuar como Pedagogo, é indispensável que o profissional possua o Ensino Superior em Pedagogia que tem duração de quatro anos.
Para se especializar na área de Educação/Ensino, o profissional pode optar por cursos como:- Especialização em Administração Escolar;
- Especialização em Formação de Recursos para Educação Infantil;
- Especialização em Educação Especial-Deficiência;
- Mestrado em Educação Escolar.
Atualmente, além da formação comprovada e do domínio das tecnologias de informação e educação, uma das características mais importantes para o pedagogo é a capacidade de gerenciamento da formação continuada.
Apesar de a atribuição mais comum ser a de lecionar e trabalhar na administração escolar, a área de coordenação pedagógica é a que mais absorve pedagogos. Os principais empregadores são as escolas, sejam elas particulares, sejam elas públicas. Nessas últimas, eles são contratados por meio de concurso. "Tem havido grande expansão nas vagas, graças ao aumento do número de alunos em sala de aula", explica Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes, coordenadora do curso da PUC-Campinas. Creches, ONGs, institutos e cooperativas devem continuar requisitando pedagogos. Outra fonte de empregos é a rede hospitalar, que os contrata para trabalhar em suas brinquedotecas desenvolvendo atividades que proporcionem o bem-estar de crianças doentes. E também no acompanhamento pedagógico de crianças que estão em tratamento longo dentro de hospitais, o que as obriga a ficar longe da escola. Além disso, os graduados nesse curso também podem atuar como arte-educadores, utilizando técnicas artísticas como colagens e esculturas no ensino de jovens e crianças. Secretarias estaduais e municipais de Educação em todo o país têm aberto concursos para o pedagogo ingressar em suas equipes técnicas ou trabalhar como diretor, coordenador pedagógico e em outras funções diretamente nas escolas.
O que o pedagogo pode fazer:
Administração escolar
Gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros dos estabelecimentos de ensino.
Ensino
Lecionar nos cinco primeiros anos(séries)do Ensino Fundamental.
Educação especial
Desenvolver material didático e ministrar aulas para crianças e adultos portadores de deficiência.
Orientação educacional
Dar assistência aos estudantes com o uso de métodos pedagógicos e psicológicos.
Pedagogia empresarial
Desenvolver projetos educacionais, sociais e culturais para empresas, ONGs e outras instituições.
Supervisão educacional
Orientar professores e educadores e avaliar seu trabalho, para melhorar a ade do ensino.
Treinamento de recursos humanos
Desenvolver programas de treinamento para os funcionários de uma empresa.
Muito bom, bem importante esclarecer o papel do pedagogo q esta se confundindo e sendo um profissional mal utilizado dentro da escola, muitas vezes o pedagogo fica responsável somente pela parte burocrática da escola.Parabéns pelo post.
ResponderExcluirEu amo essa área. Sou atuante e mesmo ganhando pouco é gratificante.
ResponderExcluirBjus.