Angela Lago, nos apresenta um acervo rico de composições escritas que muito estimulam e favorecem a consciência fonológica no processo de alfabetização, além de trabalhar habilidades de coordenação motora, arte e criação.
Na prática desenvolvo juntamente com os aprendizes, o conteúdo dos livros que apresento a seguir:
O AEIOU, de (Ângela Lago e Zoé Rios), mostra que apenas substituindo uma letra/um fonema pela(o) outra(o) é possível criar palavras totalmente novas.Por de meio enigmas propõe trocas e identificação de vogais trabalhando a leitura e a escrita das palavras. As respostas são facilitadas pelos detalhes ilustrativos e gráficos. Apresenta as primeiras letras em uma leitura divertida, desafiadora, interativa.
Pode-se:
*utilizar palitos diversos para construção lúdica das vogais e incluir as consoantes somente com retas, conduzindo à percepção aos contornos e formas diferentes na escrita;
*relacionar palavras trocando as vogais: dúvida- dívida; tonta- tinta; bola- bolo; boliche- bolacha; chuveiro- chaveiro; vila- vela; sopa- sapo, e outras;
*escrever adivinha que trabalha a escrita de palavras; etc.
Achei! É uma brincadeira bem humorada de esconde-esconde na qual é preciso encontrar uma palavra dentro de outra palavra, além de outras descobertas.Um projeto desenhado amorosamente, com ilustrações bonitas, páginas coloridas e letras adequadas às crianças.
Ele começa assim:
Dessa forma, o livro nos conduz por páginas de brincadeiras, onde uma jaca está dentro do jacaré, um barão bem ao lado de um tubarão…
Tem até olho de piolho!
Tudo acompanhado por ilustrações divertidas, com cores bem chamativas para prender a atenção da criançada.
>Vale destacar também atividades que podem ser aplicadas a partir da literatura trabalhada:
*colorir palavras contidas em outras palavras relacionadas em lista pelo professor;
*descobrir palavras dentro de palavras:
Assista o vídeo das Palavras Escondidas em
http://alemdocaderno.blogspot.com.br/2011/06/alfabetizacao-palavras-escondidas.html da professora Isabel, do Blog Além do Caderno.
Depois aplique esta atividade.Trabalha memória, discriminação e percepção visual. Muito bom!
*elaborar lista de palavras com nomes de animais diversos que contenham em si outras palavras:
(Ex.: caracol, pernilongo, galinha, pelicano, carrapato,jiboia, gavião, escorpião, camaleão, cachorro, macaco, serpente, etc).
Bom proveito, bom trabalho!(Rosangela Vali)
Fontes:
Apoio Pedagógico-Psicopedagogia em Ação!
passaportemagico.blogspot.com
oficinasdealfabetizacao.blogspot.com.br
alemdocaderno.blogspot.com.br
Bom proveito, bom trabalho!(Rosangela Vali)
Fontes:
Apoio Pedagógico-Psicopedagogia em Ação!
passaportemagico.blogspot.com
oficinasdealfabetizacao.blogspot.com.br
alemdocaderno.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!Deixe seu comentário.
É muito importante e faz diferença!
Conte comigo!
Obrigada pela visita!