Só nos últimos 20 anos é que a raça humana aprendeu 95% do que sabemos sobre o nosso cérebro.
Recentemente pesquisas demonstraram que para haver uma aquisição de informação com estímulo e divertimento é necessário que a nossa mente seja estimulada com cores, símbolos, desenhos, etc, pois ao usar cores e símbolos aumentamos a capacidade de memorização, pois uma imagem vale mais que mil palavras, tornando a memória feita de cores e imagens, o que favorece a mente a recordar mais facilmente.
Para aprender é necessário conectar os nossos hemisférios cerebrais, hoje comprovado com as investigações científicas que comprovam que para se obter o maior potencial temos de utilizar o CÉREBRO GLOBAL ou seja, as características dos dois hemisférios cerebrais:
Reflexão:
Nos últimos 2000 anos...
Para tirar notas ou pensar,as pessoas usam:
Palavras
Linhas
Uma única cor
Esboços
Resumos
Sequências
Lógica
Todas características do hemisfério esquerdo!
Conclusão:
A raça humana tem estado a usar ½ do seu cérebro, ½ das suas capacidades criativas!
Penso que como profissionais que trabalham com a aprendizagem e responsáveis pelo conhecimento de mundo e específicos de leitura,escrita e cálculos, devemos oportunizar momentos e aplicar estratégias que despertem a curiosidade, a criatividade e a ação. Tornar o ENSINO significativo.
Compartilho esta postagem e acredito que devemos deixar as crianças se expressarem; evitar ao máximo as atividades com os famosos xerox para colorir: as crianças podem criar seus próprios desenhos, as músicas, as danças, e principalmente os livrinhos de história, que são uma fonte muito rica para a criatividade dos pequenos.
Também pode-se apresentar jogos de criação e montagens, materiais reciclados,tangram, enfim, quanto mais colorido, manipulável, divertido e útil, mais favorecerá à ação e aprendizagem criadora.
Precisamos experimentar e nos conscientizar de nossa responsabilidade como fundamental no processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!Deixe seu comentário.
É muito importante e faz diferença!
Conte comigo!
Obrigada pela visita!