sábado, maio 24, 2014

Recursos em Psicopedagogia!

Alfabetizar e aprender exigem muita observação, registros e estratégias.
Por isso saber, estudar e estar em sintonia com nossos aprendizes é estar em constante movimento e aprendizado.
No blog Psicopedagogia em Ação, (http://psicopedagogialudica.blogspot.com.br/) você encontra uma variedade de temas e recursos para consultar em prol da APRENDIZAGEM e da ALFABETIZAÇÃO!
Compreender é preciso!Bom proveito!
Rosangela Vali

sábado, maio 10, 2014

Três Letras Importantes:MÃE!

◦✿◦◦✿◦.¸¸.◦◦.¸¸.◦✿◦◦✿◦.¸¸.◦❤◦.¸¸.◦✿◦❤◦✿
Foto: "Mãe! São três letras apenas
As desse nome bendito:
Três letrinhas nada mais...¸.•´¯`•.¸❀
E nelas cabe o infinito.
E palavra tão pequena
- Confessam mesmo os ateus-
É do tamanho do céu!
E apenas menor que Deus..." ¸.•´¯`•.¸❀
(Mário Quintana)
"Mãe! 
São três letras apenas
As desse nome bendito:
Três letrinhas 
nada mais...
E nelas cabe o infinito.
E palavra tão pequena
- Confessam mesmo os ateus-
É do tamanho do céu!
E apenas menor que Deus..."
(Mário Quintana)
◦✿◦◦✿◦.¸¸.◦◦.¸¸.◦✿◦◦✿◦.¸¸.◦❤◦.¸¸.◦✿◦❤◦✿
Aquela que ama,
 que cuida, 
que passa horas acordada 
só pra te ver dormir... 
Muitas vezes falam
 por gestos, 
e com carinhos, 
A que compra um doce 
só pra lhe ver sorrir.
A única em que pode
 confiar e a única
 que te ama De verdade.
Domina suas vontades 
e luta por seus direitos. 
Sacrifica-se Mãe, 
Teu colo nos afaga 
e nos tira a tristeza, 
teu colo,
 que nos aquece
 tem um único nome:
 Mãe...
◦✿◦◦✿◦.¸¸.◦◦.¸¸.◦✿◦◦✿◦.¸¸.◦❤◦.¸¸.◦✿◦❤◦✿
◦✿◦◦✿◦.¸¸.◦◦.¸¸.◦✿◦◦✿◦.¸¸.◦❤◦.¸¸.◦✿◦❤◦✿

sábado, maio 03, 2014

Aprendizagem CRIADORA!

Só nos últimos 20 anos é que a raça humana aprendeu 95% do que sabemos sobre o nosso cérebro.
Recentemente pesquisas demonstraram que para haver uma aquisição de informação com estímulo e divertimento é necessário que a nossa mente seja estimulada com cores, símbolos, desenhos, etc, pois ao usar cores e símbolos aumentamos a capacidade de memorização, pois uma imagem vale mais que mil palavras, tornando a memória feita de cores e imagens, o que favorece a mente a recordar mais facilmente.
Para aprender é necessário conectar os nossos hemisférios cerebrais, hoje comprovado com as investigações científicas que comprovam que para se obter o maior potencial temos de utilizar o CÉREBRO GLOBAL ou seja, as características dos dois hemisférios cerebrais:

Reflexão:
Nos últimos 2000 anos...
Para tirar notas ou pensar,as pessoas usam:


Palavras
Linhas
Uma única cor
Esboços 
Resumos 
Sequências 
Lógica 
Todas características do hemisfério esquerdo!

Conclusão: 

A raça humana tem estado a usar ½ do seu cérebro, ½ das suas capacidades criativas! 

Penso que como profissionais que trabalham com a aprendizagem e responsáveis pelo conhecimento de mundo e específicos de leitura,escrita e cálculos, devemos oportunizar momentos e aplicar estratégias que despertem a curiosidade, a criatividade e a ação. Tornar o ENSINO significativo. 
Compartilho esta postagem e acredito que devemos deixar as crianças se expressarem; evitar ao máximo as atividades com os famosos xerox para colorir: as crianças podem criar seus próprios desenhos, as músicas, as danças, e principalmente os livrinhos de história, que são uma fonte muito rica para a criatividade dos pequenos.
Também pode-se apresentar jogos de criação e montagens, materiais reciclados,tangram, enfim, quanto mais colorido, manipulável, divertido e útil, mais favorecerá à ação e aprendizagem criadora.
Precisamos experimentar e nos conscientizar de nossa responsabilidade como fundamental no processo.

quarta-feira, abril 30, 2014

Nome e Sobrenome para Alfabetizar!




Gente Tem Sobrenome
Composição: Toquinho / Elifas Andreato

Todas as coisas têm nome,
Casa, janela e jardim.
Coisas não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Todas as flores têm nome:
Rosa, camélia e jasmim.
Flores não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
O Jô é Soares, Caetano é Veloso,
O Ary foi Barroso também.
Entre os que são Jorge
Tem um Jorge Amado
E um outro que é o Jorge Ben.
Quem tem apelido,
Dedé, Zacharias, Mussum e a Fafá de Belém.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.
Todo brinquedo tem nome:
Bola, boneca e patins.
Brinquedos não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Coisas gostosas têm nome:
Bolo, mingau e pudim.
Doces não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Renato é Aragão, o que faz confusão,
Carlitos é o Charles Chaplin.
E tem o Vinícius, que era de Moraes,
E o Tom Brasileiro é Jobim.
Quem tem apelido, Zico, Maguila, Xuxa,
Pelé e He-man.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.


Atividades:
-Assistir ao vídeo da música ou ouví-la.

Obs.:Neste Link você também pode curtir o vídeo com
 mais imagens com a letra:

-Acompanhar a leitura da letra da música com texto impresso. 
-Estudar o texto de forma oral e ou escrito:
1- Qual o título do texto?
2- Quem é o autor?
3 -Escreva um apelido que está no texto.
4- Escreva um nome que está no texto.
5- Você tem apelido?
6- Quem deu este apelido para você?

-Confeccionar ou construir um crachá com o nome e sobrenome de cada aluno, fazendo a leitura do nome e sobrenome. 
-Pesquisa para casa ( oralidade)  sobre o nome, quem escolheu, porquê.
-Roda de conversa sobre a origem do seu nome. 
-Encontrar as letras de seu nome e sobrenome no alfabeto.
-Identificar letra inicial, final, número de letras e de sílabas;
-Ler
listagem de nomes. 
-Encontrar o seu nome e sobrenome  para assinalar;
-Encontrar nome de meninos e marcar com um X.
-Encontrar nome de meninas e marcar 0.
-Com placas com o nome, colocar em ordem alfabética, construindo com eles as regras gramaticais.
-Cada criança sorteia um nome e senta do lado do amigo.
-Desenhar o retrato do amigo na metade do sulfite e coloca o nome da criança.
-Fazer o seu autorretrato e coloca seu nome completo.
-Expor na sala.
-Trabalhar   o  texto  com  produções de escrita e de leitura para  compreensão  do  texto  para   avanço  nas hipóteses de escrita; rimas; nomes próprios, apelidos (letra maiúscula); nomes comuns; profissões; classificação; seriação de objetos; etc.
Compartilho da NET, significativas sugestões, 
com destaque aos seguintes blogues:

Bom proveito, boa aula! (Rosangela Vali)

toquinho












Poesias para incentivar a leitura,a memorização e a compreensão pesquisadas e editadas pela Professora Eliane, que trabalha comigo, na Sala de Apoio Pedagógico.

QUEM QUISER SABER MEU NOME 
DÊ UMA VOLTA NO JARDIM, 
O MEU NOME ESTÁ ESCRITO 
NUMA FOLHA DE JASMIM. 

Um barquinho 
navega, 
Nas ondas fortes 
do mar.
Leva com ele as 
letras que meu 
nome irão formar:
________________

No blog da professora Iara Medeiros, encontrei mais quadrinhas://matosmedeiros.blogspot.com.br/:

MEU NOME É DIFERENTE.
PODE ATÉ HAVER OUTROS IGUAIS.
MOSTRA UM POUCO DE MIM
E FOI ESCOLHIDO POR MEUS PAIS.
DJENANE ALVES

EU TENHO UM NOME
E VOCÊ TAMBÉM TEM
VOU APRENDER A ESCREVÊ-LO
E VOCÊ TAMBÉM.
DJENANE ALVES


QUEM QUISER SABER MEU NOME
DÊ UMA VOLTA NA CAMPINA,
QUE MEU NOME ESTÁ ESCRITO
NO LENCINHO DA MENINA.
TRADIÇÃO POPULAR

Arquivo de POSTAGENS:

EU em ENTREVISTA- Educadores Multiplicadores!

Mimo no BONIFRATI...



Usando a criatividade,
todo mundo pode pensar diferente.
Que 2 + 2 são dois patinhos.
E até detrás para frente.
Se permitir criar,
Tudo pode mudar.

Seja arte, escrita, música.
Receita, caminho, solução.
O que importa é pôr a mente para funcionar
e dar à luz a imaginação

Melhor ainda, se arriscar.
Tomar coragem e compartilhar.
Deixar vir ao mundo e ao mundo mostrar.

Nada que fica na gaveta,
pode trazer boas coisas para o planeta

Abra a sua caixa secreta.
E mergulhe na mente, a sua biblioteca.
Criar é concretizar ideias.

Linguagem Escrita!

"...a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínsica deve ser despertada. Nelas, a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem".
Vygotsky.

Professores!

A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.

Alegria....alegria!

ALFABETIZAÇÃO

O processo de alfabetizar é apaixonante,
antes de tudo é um ato de amor,
coragem e persistência. Pelo simples e
talvez o mais gratificante fato
de permitir ao ser pensante a liberdade
de construção da sua própria história.






CONSULTE o IDEB 2014.É só clicar no selinho ou no link.Conte comigo!

SELINHOS 2012! Obrigada!

Da amiga Leila Bambino!

Glitter Photos
Ganhei da amiga Claudia! Obrigada.
Glitter Photos
Da amiga GISELA.Obrigada!
Da amiga Viviane,Obrigada!
SELINHO A RECEBER... selo4 Glitter Photos Glitter Photos
Selinho pra você!Glitter PhotosSelinho Amigo a todos os Parceiros do Blog "Educando Com Amor"...
Selinho Compartilhado
da Parceira BIA!
Espaço para Educação
Obrigada Amiga Gracita!
Obrigada Amiga Adriana!

Torcedora FELIZ! Bom D +!

TORCEDORA APAIXONADA!

Vida Divina! Vida Cotidiana!

Kids
See full size image Imagem15 300x183 A ESCOLA DE ATENÇÃO ÀS DIFFERENÇAS

Orar...refletir...imagens que dizem!

ORAÇÃO pela Saúde:
Senhor Deus de amor,Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores,sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a Terra.Amém.






Gratidão e Interação!