Só nos últimos 20 anos é que a raça humana aprendeu 95% do que sabemos sobre o nosso cérebro.
Recentemente pesquisas demonstraram que para haver uma aquisição de informação com estímulo e divertimento é necessário que a nossa mente seja estimulada com cores, símbolos, desenhos, etc, pois ao usar cores e símbolos aumentamos a capacidade de memorização, pois uma imagem vale mais que mil palavras, tornando a memória feita de cores e imagens, o que favorece a mente a recordar mais facilmente.
Para aprender é necessário conectar os nossos hemisférios cerebrais, hoje comprovado com as investigações científicas que comprovam que para se obter o maior potencial temos de utilizar o CÉREBRO GLOBAL ou seja, as características dos dois hemisférios cerebrais:
Reflexão:
Nos últimos 2000 anos...
Para tirar notas ou pensar,as pessoas usam:
Palavras
Linhas
Uma única cor
Esboços
Resumos
Sequências
Lógica
Todas características do hemisfério esquerdo!
Conclusão:
A raça humana tem estado a usar ½ do seu cérebro, ½ das suas capacidades criativas!
Penso que como profissionais que trabalham com a aprendizagem e responsáveis pelo conhecimento de mundo e específicos de leitura,escrita e cálculos, devemos oportunizar momentos e aplicar estratégias que despertem a curiosidade, a criatividade e a ação. Tornar o ENSINO significativo.
Compartilho esta postagem e acredito que devemos deixar as crianças se expressarem; evitar ao máximo as atividades com os famosos xerox para colorir: as crianças podem criar seus próprios desenhos, as músicas, as danças, e principalmente os livrinhos de história, que são uma fonte muito rica para a criatividade dos pequenos.
Também pode-se apresentar jogos de criação e montagens, materiais reciclados,tangram, enfim, quanto mais colorido, manipulável, divertido e útil, mais favorecerá à ação e aprendizagem criadora.
Precisamos experimentar e nos conscientizar de nossa responsabilidade como fundamental no processo.
-Acompanhar a leitura da letra da música com texto impresso.
-Estudar o texto de forma oral e ou escrito:
1- Qual o título do texto? 2- Quem é o autor? 3 -Escreva um apelido que está no texto. 4- Escreva um nome que está no texto. 5- Você tem apelido? 6- Quem deu este apelido para você? -Confeccionar ou construir um crachá com o nome e sobrenome de cada aluno, fazendo a leitura do nome e sobrenome.
-Pesquisa para casa ( oralidade) sobre o nome, quem escolheu, porquê.
-Roda de conversa sobre a origem do seu nome.
-Encontrar as letras de seu nome e sobrenome no alfabeto.
-Identificar letra inicial, final, número de letras e de sílabas; -Ler listagem de nomes.
-Encontrar o seu nome e sobrenome para assinalar; -Encontrar nome de meninos e marcar com um X. -Encontrar nome de meninas e marcar 0. -Com placas com o nome, colocar em ordem alfabética, construindo com eles as regras gramaticais. -Cada criança sorteia um nome e senta do lado do amigo. -Desenhar o retrato do amigo na metade do sulfite e coloca o nome da criança. -Fazer o seu autorretrato e coloca seu nome completo. -Expor na sala.
-Trabalhar o texto com produções de escrita e de leitura para compreensão do texto para avanço nas hipóteses de escrita; rimas; nomes próprios, apelidos(letra maiúscula); nomes comuns; profissões; classificação; seriação de objetos; etc.
Poesias para incentivar a leitura,a memorização e a compreensão pesquisadas e editadas pela Professora Eliane, que trabalha comigo, na Sala de Apoio Pedagógico.
Usando a criatividade, todo mundo pode pensar diferente. Que 2 + 2 são dois patinhos. E até detrás para frente. Se permitir criar, Tudo pode mudar.
Seja arte, escrita, música. Receita, caminho, solução. O que importa é pôr a mente para funcionar e dar à luz a imaginação
Melhor ainda, se arriscar. Tomar coragem e compartilhar. Deixar vir ao mundo e ao mundo mostrar.
Nada que fica na gaveta, pode trazer boas coisas para o planeta
Abra a sua caixa secreta. E mergulhe na mente, a sua biblioteca. Criar é concretizar ideias.
Linguagem Escrita!
"...a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínsica deve ser despertada. Nelas, a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem".
Vygotsky.
Professores!
A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.
Alegria....alegria!
ALFABETIZAÇÃO
O processo de alfabetizar é apaixonante,
antes de tudo é um ato de amor,
coragem e persistência. Pelo simples e
talvez o mais gratificante fato
de permitir ao ser pensante a liberdade
de construção da sua própria história.
CONSULTE o IDEB 2014.É só clicar no selinho ou no link.Conte comigo!
Senhor Deus de amor,Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores,sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a Terra.Amém.