quinta-feira, agosto 11, 2022

Alfabetização/Folclore/ Sitio do Picapau Amarelo/Reforço Escolar


Professora: Rosangela Lucineia Scheuer Vali
Sala de APOIO Pedagógico
2º ao 5º Ano
Tema Folclore
Titulo Sitio do Picapau Amarelo
Duração: De Agosto a Setembro

Objetivos:
- Resgatar a diversidade culturas através das brincadeiras
- Conhecer os brinquedos e brincadeiras dos tempos dos avós, identificando os costumes da época e o respeito pelos idosos.
-Despertar a curiosidade da vida no sitio e personagens trazendo para nossa realidade.
- Criar oportunidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações da vida cotidiana;
- Ampliar a possibilidade de observação das crianças através de reportagens e vídeo sobre a vida no campo, permitindo construir uma série de conhecimentos ligados ao projeto;
- Possibilitar o uso de diferentes materiais, fazendo com que estes sejam percebidos em sua diversidade, manipulados e transformados;
- Explorar e Valorizar os cuidados com materiais do uso individual e coletivo;
- Propor atividades de escrita e de prática como receitas culinárias que fazem sentido para as crianças.
- Desenvolver atitudes de colaboração compartilhando as suas vivências;
- Participar de brincadeiras e jogos que envolvam a coordenação motora ampla e fina para a ampliação do conhecimento do controle sobre o próprio corpo e seus movimentos;
- Participar de situações que envolvam a linguagem escrita através dos jogos;
- Participar em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita;
- Desenvolver a linguagem oral através de relatos, conversas informais, necessidades, ideias, etc...
- Escutar diversas histórias, apreciando a leitura feita pelo professor;
- Praticar a escrita do próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe no momento, sobre o sistema de escrita;
- Reconhecer e valorizar os números, as vantagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
- Utilizar anotação numérica e/ou registros não convencionais para a comunicação de quantidades envolvendo as operações básicas de adição,subtração,multiplicação e divisão.
- Registrar informações utilizando diferentes formas de desenhos, textos orais e escritos, gráficos, trilhas, etc...

Justificativa
Mostrar que todos os personagens que fazem parte do sitio estão interligados com o nosso folclore relembrando as situações vivenciadas quando crianças e nos dias atuais como, por exemplo, a vovó Benta nos lembra o aconchego, a Emilia a boneca de pano brinquedos antigos, o Visconde o estudioso, Narizinho e Pedrinho a fantasia, inocência, sonhos , encantamento, Tia Anastácia os quitutes receitas diversas, tio Barnabé contos e causas, a Cuca os medos, Saci as lendas e outros personagens cada um com sua característica.

Atividades
- Desenho do personagem preferido;
- Construção de gráficos e trilhas;
- Confecção de um álbum dos personagens do Sítio;
- Apresentação dos personagens do Sítio, através de Cd-Rom do Sítio do Picapau amarelo;
- Degustação de milho;
- Confecção de um boneco de sabugo de milho, palha, papel colorido e etc...
- Apreciação e conversa com alguns personagens do Sítio: Visconde e Cuca;
- Através da Silhueta construção da Emília e do Visconde;
- Visita a Biblioteca Pública Infantil de Montenegro e participação da Hora do Conto;
- Construção de um boneco ou boneca de pano de pano através da silheta recebida;
- Visita dos avós para relato de experiências e auxílio na costura dos cabelos e roupas dos bonecos e bonecas de pano;
- Jogos matemáticos estruturados sobre as histórias: AS JABUTICABAS E OS BOLINHOS DA TIA NASTÁCIA;
- Utilização, no computador, do Paintbrush para desenhar os personagens do Sítio;
- Jogo da forca;
- Músicas da trilha sonora do Sítio;
- Correspondência da música preferida com o número da mesma no CD;
- Elaboração de um feitiço da Cuca, um coletivo e um outro individual;
- Dramatização da Lenda Iara;
- Elaboração dos bolinhos de chuva da Tia Nastácia;
- Registro da receita;
- Atividades físicas como: Vamos trocar de casa; O mestre manda; Sai saci; Saia da floresta; Pulando como saci; Vamos aprisionar o saci e etc...
- Técnicas: dobradura, recorte e colagem;
- Relatos orais;
- Construção de fantoches dos personagens do sítio;
- A partir de fantoches construídos, cada grupo criará uma história onde apareça cada personagem;
- Observação do Sítio do Pica-Pau Amarelo antigo, primeira versão (vídeo);
- A partir da história da Cuca, ouvida, organizá-la observando a sequência lógica (começo, meio e fim);
- Pintura;
- Registro através de desenho ou da escrita espontânea, sobre o que aprenderam com o projeto;
- Quebra-cabeça sobre os personagens do Sítio.

Recursos:
Livros de literatura variados disponíveis na instituição sobre a Turma do Sítio do Picapau Amarelo. 
Giz de cera, tinta guache, tesouras, cola, chamex, lápis de cor, glitter e argila;
Recursos áudio-visuais: som, tv, dvd, filmadora e câmera digital;
Ingredientes pertinentes ao prato regional escolhido;
Fantoches e material para encenações teatrais (Sítio do Pica –Pau Amarelo).

Avaliação
A avaliação será contínua levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças através de sua realidade do trabalho intencional do professor.

A mesma será instrumento para a reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e conhecer cada criança e o grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!Deixe seu comentário.
É muito importante e faz diferença!
Conte comigo!
Obrigada pela visita!

Arquivo de POSTAGENS:

EU em ENTREVISTA- Educadores Multiplicadores!

Mimo no BONIFRATI...



Usando a criatividade,
todo mundo pode pensar diferente.
Que 2 + 2 são dois patinhos.
E até detrás para frente.
Se permitir criar,
Tudo pode mudar.

Seja arte, escrita, música.
Receita, caminho, solução.
O que importa é pôr a mente para funcionar
e dar à luz a imaginação

Melhor ainda, se arriscar.
Tomar coragem e compartilhar.
Deixar vir ao mundo e ao mundo mostrar.

Nada que fica na gaveta,
pode trazer boas coisas para o planeta

Abra a sua caixa secreta.
E mergulhe na mente, a sua biblioteca.
Criar é concretizar ideias.

Linguagem Escrita!

"...a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínsica deve ser despertada. Nelas, a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem".
Vygotsky.

Professores!

A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.

Alegria....alegria!

ALFABETIZAÇÃO

O processo de alfabetizar é apaixonante,
antes de tudo é um ato de amor,
coragem e persistência. Pelo simples e
talvez o mais gratificante fato
de permitir ao ser pensante a liberdade
de construção da sua própria história.






CONSULTE o IDEB 2014.É só clicar no selinho ou no link.Conte comigo!

SELINHOS 2012! Obrigada!

Da amiga Leila Bambino!

Glitter Photos
Ganhei da amiga Claudia! Obrigada.
Glitter Photos
Da amiga GISELA.Obrigada!
Da amiga Viviane,Obrigada!
SELINHO A RECEBER... selo4 Glitter Photos Glitter Photos
Selinho pra você!Glitter PhotosSelinho Amigo a todos os Parceiros do Blog "Educando Com Amor"...
Selinho Compartilhado
da Parceira BIA!
Espaço para Educação
Obrigada Amiga Gracita!
Obrigada Amiga Adriana!

Torcedora FELIZ! Bom D +!

TORCEDORA APAIXONADA!

Vida Divina! Vida Cotidiana!

Kids
See full size image Imagem15 300x183 A ESCOLA DE ATENÇÃO ÀS DIFFERENÇAS

Orar...refletir...imagens que dizem!

ORAÇÃO pela Saúde:
Senhor Deus de amor,Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores,sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a Terra.Amém.






Gratidão e Interação!