sábado, abril 14, 2012

Projeto de Leitura/4o ANO/Vida e Obras de Monteiro Lobato

Dia 18 de abril destacamos o criador do Sítio do Picapau Amarelo, Monteiro Lobato, o precursor da literatura infantil no Brasil... assim homenageamos também nacionalmente o nosso amigo para todas as horas...o amigo LIVRO.



Compartilho novamente o Projeto de Leitura elaborado e executado em 2009 sobre Monteiro Lobato. 


Participaram eu(Rosangela) e mais duas colegas de trabalho da Escola Municipal Laura Andrade.

Você também encontrará mais atividades e imagens na PÁGINA da Turma do Sítio do Picapau Amarelo deste BLOG:




Você pode copiar e adaptar. É minha contribuição! 



É só conferir e aproveitar! Bom trabalho!

imagemgrande.jpg

Projeto de Leitura:



Escola........................................................................................................................................




Projeto:



Leitura das Obras de Monteiro Lobato




Público Alvo:


4º Ano(3ª Série)




Local - Data





 Introdução



O projeto tem o intuito de estimular a leitura, procurando validar o livro como um precioso instrumento no meio acadêmico, permitindo ao aluno leitor, perceber o seu potencial quanto ao imaginário, a originalidade e aos aspectos físicos contidos em cada obra, como também poder “abrir janelas” e se sentir atraído pelo detalhe de narrativa ou ilustração que o encante na sua própria descoberta.


Assim sendo, a escolha do acervo literário do escritor Monteiro Lobato e o estudo de sua biografia, é o que consideramos mais oportuno e proveitoso nesse momento, pois, corresponde a uma relevante inter-relação de seus livros infantis com a história e tradição folclórica do nosso país.


Justificativa


Acreditando que a leitura deve ser fonte de prazer, escolhemos estudar a vida e algumas obras do PAI DA LITERATURA INFANTIL, Monteiro Lobato.


Além de amar ler e escrever para crianças e adultos, este grande escritor, fazendeiro e jornalista, procurou transformar o Brasil num país moderno e desenvolvido por meio de muita coragem e criatividade. Em suas obras destacam-se alguns aspectos relevantes e que merecem nosso respaldo:

- seus personagens que se repetem em todas as narrativas;

- o emprego de crianças como heróis, promovendo imediata identificação com o leitor;

- a ausência de autoritarismo e de imagens adultas repressoras;

- a opinião das crianças personagens é respeitada;

- a curiosidade e a criatividade são estimuladas.

E, como conclui CHIAVINI (1994, p. 473): “Como é fácil lidar com os pequenos... Eles aceitam incondicionalmente as ofertas sinceras, deixam-se cativar sem medo por tudo aquilo de que possam auferir prazer, e nos contagiam com o gosto com o qual se envolvem nas tarefas propostas. E são reconhecidos”.


Responsáveis


                                                Professora e alunos do 4º Ano (3ª Série)


Cronologia
                 O projeto iniciará no mês de abril com previsão de término para o mês de agosto.




Objetivos Gerais


* Fomentar o gosto pela leitura.
* Promover a aprendizagem por meio da literatura infantil.
* Reconhecer Monteiro Lobato como um grande escritor da literatura infantil.
* Trabalhar a literatura na escola como possível formadora de alunos em sujeitos que simplesmente, não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.




Objetivos Específicos


* Reunir e sensibilizar as classes dos 4ºs Anos para o projeto, relembrando a visita da personagem Emília, que fez a contação da história, João Jiló, de Monteiro Lobato.

* Fazer levantamento dos conhecimentos prévios que os alunos já possuem sobre a história e as obras do escritor, das leituras feitas e dos livros já conhecidos pelos mesmos.

* Estudar e compreender a biografia deste escritor.

* Identificar as características de um texto biográfico.

* Produzir a biografia de Monteiro Lobato com suas próprias palavras.

* Incentivar a leitura e interpretação das obras.

* Trabalhar valores morais a partir de fábulas.

* Exercitar o trabalho em equipe e o respeito às diferentes ideias.

*Fazer registros de interpretação e compreensão das leituras a serem realizadas.

* Organizar, selecionar e realizar pequenas dramatizações.

* Selecionar e elencar as estórias e os personagens de estudo e destaque na história do folclore brasileiro.

* Entrevistar a personagem Emília, do Sitio do Pica-pau Amarelo.


* Expor à comunidade escolar, na semana do folclore, os registros e trabalhos realizados durante o projeto.

* Convidar alunos e professores da comunidade escolar ou local, para disponibilizarem-se a ensaiar e realizar a apresentação de um teatro na Semana do Folclore, com uma história envolvendo os personagens do Sitio do Picapau Amarelo,com destaque para a personagem Emília.


Estratégias


* Material para consulta: sala informatizada, acervo da biblioteca, baú da leitura, sacola literária.

* Material para estudo e registro: quadro branco, pinceis, computadores, impressoras, fotocopiadora, cadernos, folhas de papel oficio, papel sulfite, canetões, cartolinas, lápis, borracha, lápis de cor, etc.

* Material para exposição: quadros murais, papéis diversos, fitas adesivas, percevejos.

* Material para documentar: máquina fotográfica, filmadora.

*Recursos humanos da escola: professores, alunos, pais, direção, supervisão, orientação, agentes e administrativos e operacionais.

* Recursos da comunidade local: grupos de teatros.



Etapas Previstas para o Desenvolvimento


Mês:_________________

• Conversar com os alunos sobre o Dia Nacional do Livro, data de nascimento do escritor Monteiro Lobato.

• Apresentação de foto e pequeno texto sobre a vida de Monteiro Lobato.

• Iniciar atividades específicas de leitura, de escrita e de produção textual das obras do escritor.

• Significação e utilização o baú da leitura, com tema especifico a Monteiro Lobato.

• Inicio arquivo de fotos, filmagens, exposições e registros das atividades desenvolvidas.


Meses:________________________

. Conversa sobre os valores morais trabalhados nas histórias e aplicações para situações do dia-a-dia.

• Produção trabalhos escritos e ilustrativos.

• Exposição no quadro mural da escola, do material redigido e ilustrado pelos alunos.

• Estudo das características de um texto biográfico.

• Utilização de material de pesquisa na Internet e na biblioteca sobre Monteiro Lobato.

• Produção da biografia de Monteiro Lobato na sala informatizada.


Mês:_________________

*Estudo e divulgação à comunidade escolar sobre a influência das obras e personagens de Monteiro Lobato para o folclore brasileiro


*Selecão, organização e apresentação de uma amostra dos registros, das ilustrações, das produções e das fotos e outros realizados durante o projeto


*Promoção de um dia cultural, na semana do folclore, com a apresentação de uma peça teatral envolvendo os personagens do Sitio do Picapau Amarelo.

Avaliação

Corresponderá aos seguintes critérios a todos os alunos envolvidos:


-Participação individual e em grupo.

-Atividades de leitura, de escrita, de produções textuais, apresentações e dramatizações.

-Envolvimento e contribuição com idéias e materiais para a culminância do projeto na semana do folclore.

Bibliografia



ACERVO LITERÁRIO DE MONTEIRO LOBATO

SITES NA INTERNET - www.monteirolobato.com.br

ENCICLOPÉDIAS DE PESQUISA


Anexos





BIOGRAFIA DE 



Monteiro Lobato nasceu em 18 abril de 1882, na cidade de Taubaté, no Estado de São Paulo.
Sua mãe se chamava Olímpia e seu pai José Bento. Suas irmãs se chamavam Ester e Judite.
Com 18 anos foi morar com seu avô porque seus pais morreram.
Fez faculdade de Direito porque seu avô o obrigou. O que queria mesmo era estudar na Escola de Belas Artes.
Casou com Maria Pureza, e seus filhos se chamavam Edgar, Guilherme, Marta e Rute.
Escreveu para os jornais A Tribuna de Santos, Gazeta de Notícias Rio, Fon-Fon .
Abriu uma Editora Nacional.
Monteiro Lobato lutou pelo petróleo. Ele foi perseguido e acabou sendo preso. Então, desistiu de escrever para os adultos.
Criou a turma do Sítio do Pica-pau Amarelo. Nela existem vários personagens como: Emília, Visconde, Narizinho e Pedrinho etc.
Depois de fazer seus livros, Monteiro Lobato faleceu em 4 de julho de 1948.

“UM PAÍS É FEITO POR HOMENS E LIVROS”. Monteiro Lobato



ATIVIDADES sobre MONTEIRO LOBATO

1-BIOGRAFIA para Estudo:


O CRIADOR DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

O pai de Narizinho, de Pedrinho, da Tia Nastácia, da Dona Benta, do Visconde de Sabugosa e da boneca Emília, além de outros personagens de histórias infantis, contribuiu para dar um colorido especial à literatura infantil brasileira.
Estamos falando de Monteiro Lobato, nascido em Taubaté, no estado de São Paulo, em 18 de abril de 1882.

Formado em Direito, iniciou sua vida profissional como promotor público e já escrevendo para jornais. Em O Estado de São Paulo, publicou, em 1.917, vários artigos nos quais apareceu pela primeira vez o personagem Jeca Tatu, numa referência ao caipira brasileiro.
No ano seguinte, reuniu alguns deles em seu primeiro livro de contos, com o título Urupês.
Monteiro Lobato foi pioneiro no lançamento de obras infantis em nosso país, começando com A menina do narizinho arrebitado, seguida de várias outras.
Em 1.947, o escritor lançou o personagem Zé Brasil, uma versão do camponês que sofre para conseguir um pedaço de chão para cultivar.
Apesar de ter morrido em 1.948, Monteiro Lobato continua vivo até hoje por causa de suas ideias.

O CRIADOR DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

O pai de Narizinho, de Pedrinho, da Tia Nastácia, da Dona Benta, do Visconde de Sabugosa e da boneca Emília, além de outros personagens de histórias infantis, contribuiu para dar um colorido especial à literatura infantil brasileira.
Estamos falando de Monteiro Lobato, nascido em Taubaté, no estado de São Paulo, em 18 de abril de 1882.
Formado em Direito, iniciou sua vida profissional como promotor público e já escrevendo para jornais. Em O Estado de São Paulo, publicou, em 1.917, vários artigos nos quais apareceu pela primeira vez o personagem Jeca Tatu, numa referência ao caipira brasileiro.
No ano seguinte, reuniu alguns deles em seu primeiro livro de contos, com o título Urupês.
Monteiro Lobato foi pioneiro no lançamento de obras infantis em nosso país, começando com A menina do narizinho arrebitado, seguida de várias outras.
Em 1.947, o escritor lançou o personagem Zé Brasil, uma versão do camponês que sofre para conseguir um pedaço de chão para cultivar.
Apesar de ter morrido em 1.948, Monteiro Lobato continua vivo até hoje por causa de suas ideias.


O CRIADOR DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

O pai de Narizinho, de Pedrinho, da Tia Nastácia, da Dona Benta, do Visconde de Sabugosa e da boneca Emília, além de outros personagens de histórias infantis, contribuiu para dar um colorido especial à literatura infantil brasileira.
Estamos falando de Monteiro Lobato, nascido em Taubaté, no estado de São Paulo, em 18 de abril de 1882.
Formado em Direito, iniciou sua vida profissional como promotor público e já escrevendo para jornais. Em O Estado de São Paulo, publicou, em 1.917, vários artigos nos quais apareceu pela primeira vez o personagem Jeca Tatu, numa referência ao caipira brasileiro.
No ano seguinte, reuniu alguns deles em seu primeiro livro de contos, com o título Urupês.
Monteiro Lobato foi pioneiro no lançamento de obras infantis em nosso país, começando com A menina do narizinho arrebitado, seguida de várias outras.
Em 1.947, o escritor lançou o personagem Zé Brasil, uma versão do camponês que sofre para conseguir um pedaço de chão para cultivar.
Apesar de ter morrido em 1.948, Monteiro Lobato continua vivo até hoje por causa de suas ideias.

Monteiro Lobato
NASCEU EM 18 DE ABRIL DE 1882, UM MENINO COM UM NOME ENGRAÇADO QUE CRESCEU E CRIOU LINDOS CONTOS QUE ENCANTAM. SEU NOME É MONTEIRO LOBATO. ESCREVEU SOBRE AS INVENÇÕES, SOBRE O SÍTIO QUE VOCÊ CONHECE. E COM NOME DE PÁSSARO ENCANTA CRIANÇAS E ADULTOS.


RESPONDA:

VOCÊ SABE DE QUAL SÍTIO O TEXTO ESTÁ FALANDO?
________________________________________________________________________________________________________________________________________

ESCREVA UM OU MAIS PERSONAGENS CRIADOS POR MONTEIRO LOBATO, QUE VOCÊ JÁ CONHECEU:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ESCREVA SOBRE UM DOS PERSONAGENS QUE VOCÊ GOSTA.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CONHECENDO UM POUCO DO AUTOR

TODA HISTÓRIA TEM UM AUTOR, E TODO AUTOR TEM UMA HISTÓRIA. A ESSA HISTÓRIA CHAMAMOS DE BIOGRAFIA.
CONHEÇA UM POUCO DA BIOGRAFIA DESSE AUTOR QUE CRIOU OS PERSONAGENS INCRÍVEIS DESSE MUNDO DE AVENTURAS E FANTASIAS : SÍTIO DO PICAPAU AMARELO.

MONTEIRO LOBATO

JOSÉ BENTO MONTEIRO LOBATO NASCEU NA CIDADE DE TAUBATÉ, NO ESTADO DE SÃO PAULO, NO DIA 18 DE ABRIL DE 1882.

AOS 15 ANOS PERDEU OS PAIS E PASSOU A VIVER COM O AVÔ, O VISCONDE DE TAUBATÉ.

FORMOU-SE ADVOGADO E COMEÇOU A ESCREVER LIVROS PARA ADULTOS.

ELE FOI UM DOS PRIMEIROS ESCRITORES A FAZER LITERATURA INFANTIL EM NOSSO PAÍS, POIS POUCAS PESSOAS PENSAVAM EM ESCREVER HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS. PASSOU ENTÃO A SER O MAIOR ESCRITOR DE LIVROS INFANTIS E CHEGOU A FUNDAR UMA EDITORA PARA DIVULGAR OS LIVROS E COMBATER O ANALFABETISMO.

EM QUASE TODOS SEUS LIVROS PARA CRIANÇAS APARECEM OS PERSONAGENS DO FAMOSO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO: DONA BENTA, EMÍLIA, PEDRINHO, NARIZINHO, TIA NASTÁCIA, O VISCONDE DE SABUGOSA, O MARQUÊS DE RABICÓ.

SEUS LIVROS MAIS APRECIADOS SÃO: O PICAPAU AMARELO, REINAÇÕES DE NARIZINHO, O POÇO DO VISCONDE, EMILIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA, GEOGRAFIA DE DONA BENTA, O SACI, VIAGEM AO CÉU, HISTÓRIA DO MUNDO, O MARQUÊS DE RABICÓ, FÁBULAS, CAÇADAS DE PEDRINHO E OUTROS.

EM HOMENAGEM AO MAIOR ESCRITOR DA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA, FOI ESCOLHIDO O DIA 18 DE ABRIL COMO DIA DO LIVRO, DATA DO NASCIMENTO DE MONTEIRO LOBATO.

EM 4 DE JULHO DE 1948, MONTEIRO LOBATO MORREU EM SÃO PAULO.


Registre as respostas conforme a Biografia:



1) QUAL O SEU NOME COMPLETO (AUTOR) ?
2) EM QUE DIA NASCEU?
3) EM QUE CIDADE NASCEU ?
4) EM QUE ESTADO FICA ESTA CIDADE ?
5) SE FORMOU EM QUE ?
6) QUAL A SUA PROFISSÃO?
7) QUE PERSONAGENS ELE CRIOU ?
8) CITE TRÊS DE SUAS OBRAS:



Aluno(a):_____________________________________________________4º Ano___
Data:_________– Tarefa 
Capriche na letra! Você sabe e consegue! Acredito no seu trabalho
1-Ler e interpretar:                         
                                                          O CASAMENTO DE EMÍLIA  

   

CHEGOU A HORA! VIERAM VINDO OS NOIVOS.

EMÍLIA, DE VESTIDO BRANCO E VÉU; RABICÓ, DE CARTOLA E FAIXA DE SEDA EM TORNO DO PESCOÇO. VINHA MUITO SÉRIO, MAS ASSIM QUE SE APROXIMOU DA MESA E SENTIU O CHEIRO DAS COCADAS, FICOU DE ÁGUA NA BOCA, ASSANHADÍSSIMO. NÃO VIU MAIS NADA.
LOGO DEPOIS VEIO O PADRE E CASOU-OS.
NARIZINHO ABRAÇOU EMÍLIA E CHOROU LÁGRIMAS DE VERDADE, DANDO-LHES MUITOS CONSELHOS.
DEPOIS, COMO A BONECA NÃO TIVESSE DEDOS, ENFIOU-LHE NO BRAÇO UM ANELZINHO SEU.
PEDRINHO FEZ O MESMO COM O MARQUÊS: ENFIOU-LHE NO BRAÇO UMA ALIANÇA DE LARANJA, QUE RABICÓ POR DUAS VEZES TENTOU COMER.
OS OUTROS ANIMAIS DO SÍTIO, AS CABRAS, AS GALINHAS E OS PORCOS, TAMBÉM ASSISTIRAM A FESTA, MAS DE LONGE. OLHAVAM, OLHAVAM, SEM COMPREENDEREM COISA NENHUMA.

                  ( LOBATO, Monteiro - TRECHO DO LIVRO O CASAMENTO DA EMÍLIA).

2)Agora responda com atenção:
A- COMO A NOIVA ESTAVA VESTIDA ?

B- QUEM CHOROU AO ABRAÇAR A NOIVA ?

C- COM QUEM EMÍLIA SE CASOU?

D- QUEM É O AUTOR DO TEXTO?

E- QUEM SÃO OS PERSONAGENS DESTA HISTÓRIA?


F- QUANTOS PARÁGRAFOS HÁ NO TEXTO?

3- Retire do texto duas palavras:

Com acento circunflexo:_______________________________


Com acento agudo:___________________________________


No Masculino:________________________________________


No Feminino:_________________________________________


No plural:____________________________________________


No singular:___________________________________________


Monossílabas:_________________________________________


Dissílabas:____________________________________________




Ass. dos Responsáveis/Pais:______________________________________
__________

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. ¸.•°`♥✿⊱╮
    Bom dia, amiga!
    Tenha uma ótima segunda-feira.
    Beijinhos.
    Minas.
    ¸.•°`♥✿⊱╮

    ResponderExcluir
  3. Amei, será meu projeto para feira literária! Parabéns! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Gostei, vai me ajudar para complementar meus trabalhos com a minha turma.
    Obrigada 😘

    ResponderExcluir

Olá!Deixe seu comentário.
É muito importante e faz diferença!
Conte comigo!
Obrigada pela visita!

Arquivo de POSTAGENS:

EU em ENTREVISTA- Educadores Multiplicadores!

Mimo no BONIFRATI...



Usando a criatividade,
todo mundo pode pensar diferente.
Que 2 + 2 são dois patinhos.
E até detrás para frente.
Se permitir criar,
Tudo pode mudar.

Seja arte, escrita, música.
Receita, caminho, solução.
O que importa é pôr a mente para funcionar
e dar à luz a imaginação

Melhor ainda, se arriscar.
Tomar coragem e compartilhar.
Deixar vir ao mundo e ao mundo mostrar.

Nada que fica na gaveta,
pode trazer boas coisas para o planeta

Abra a sua caixa secreta.
E mergulhe na mente, a sua biblioteca.
Criar é concretizar ideias.

Linguagem Escrita!

"...a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínsica deve ser despertada. Nelas, a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem".
Vygotsky.

Professores!

A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.

Alegria....alegria!

ALFABETIZAÇÃO

O processo de alfabetizar é apaixonante,
antes de tudo é um ato de amor,
coragem e persistência. Pelo simples e
talvez o mais gratificante fato
de permitir ao ser pensante a liberdade
de construção da sua própria história.






CONSULTE o IDEB 2014.É só clicar no selinho ou no link.Conte comigo!

SELINHOS 2012! Obrigada!

Da amiga Leila Bambino!

Glitter Photos
Ganhei da amiga Claudia! Obrigada.
Glitter Photos
Da amiga GISELA.Obrigada!
Da amiga Viviane,Obrigada!
SELINHO A RECEBER... selo4 Glitter Photos Glitter Photos
Selinho pra você!Glitter PhotosSelinho Amigo a todos os Parceiros do Blog "Educando Com Amor"...
Selinho Compartilhado
da Parceira BIA!
Espaço para Educação
Obrigada Amiga Gracita!
Obrigada Amiga Adriana!

Torcedora FELIZ! Bom D +!

TORCEDORA APAIXONADA!

Vida Divina! Vida Cotidiana!

Kids
See full size image Imagem15 300x183 A ESCOLA DE ATENÇÃO ÀS DIFFERENÇAS

Orar...refletir...imagens que dizem!

ORAÇÃO pela Saúde:
Senhor Deus de amor,Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores,sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a Terra.Amém.






Gratidão e Interação!