Entrando no clima de Natal que se aproxima, vamos nos envolver mais com suas tradições, cultura e com as lendas que foram criadas para explicar os momentos singelos e belos do NATAL.
Para as Crianças, as histórias, lendas e contos de Natal despertam a curiosidade e revelam o significado.Utilize-as e tenha bom proveito!
(Rosangela Vali)
LENDA DA ÁRVORE DE NATAL
Do lado de fora do estábulo onde o Menino dormia, estavam três árvores: uma palmeira, uma oliveira,e um pequeno pinheirinho.
Todos os dias as pessoas passavam e deixavam presentes ao Menino.
- Nós também Lhe deviamos dar prendas! - disseram as árvores.
- Eu vou dar-lhe a minha folha mais larga - disse a palmeira - quando vier o tempo do calor ele pode abanar-se com ela e sentir-se mais fresco.
Então disse a oliveira :
- E eu vou dar-lhe óleo.Perfumados óleos poderão ser feitos a partir do meu sangue.
- Mas que lhe poderei dar eu?
- Perguntou ansioso o pequeno pinheiro.
- Tu? Os teus ramos são agudos e picam - disseram as outras duas árvores .-Tu não tens nada para lhe dar !
O pequeno pinheiro estava triste.Pensou muito,muito,em qualquer coisa que pudesse oferecer ao Menino que dormia,qualquer coisa de que o Menino pudesse gostar.
Mas não tinha nada para lhe dar.
Então um anjo, que tinha ouvido a conversa toda , sentiu pena da arvorezinha que não tinha nada para dar ao Menino.
As estrelas estavam a brilhar no céu .Então o anjo, muito de mansinho, trouxe-as uma a uma cá para baixo, desde a mais pequeina à mais brilhante e colocou - as nos ramos pontiabgudos do pinheiro. Dentro do estábulo, o Menino acordou . E olhou para as três árvores do lago de lá da gruta , contra a escuridão do céu.De repente as folhas escuras do pinheiro brilharam, resplandecentes, porque nelas as estrelas descansavam como se fossem elas.
Que lindo estava o pequeno pinheiro, que não tinha nada a oferecer ao Menino...
E o Menino Jesus levantou as mãozinhas, tal como fazem os bebés, e sorriu para as estrelas e para aquela árvore que lhe iluminara a escuridão da noite.
E desde então o pinheiro ficou a ser, para todo o sempre, a Árvore de Natal.
(História tradicional inglesa)
LENDA DO BOLO REI
O nosso bolo-rei caracteriza-se por conter no seu interior uma fava surpresa e um pequena brinde, capazes de causarem problemas a quem o trincar,desprevenidamente.
Do ponto de vista religioso,esse costume fundamenta-se numa lenda segundo a qual os Reis Magos, quando viram uma estrela, a brilhar no céu indicando o nascimento do Menino Jesus, logo se encaminharam para Belém.Quando se aproximaram das muralhas que cercam Jerusalém,Baltazar, Belchior e Gaspar disputaram a primazia de oferecer o oiro,o incenso e a mirra.Um padeiro terá então confeccionado um bolo, dentro do qual escondeu uma fava:partilhado pelos três, aquele que ficou com a fava foi o primeiro a entregar o presentinho...
LENDA DO SAPATO JUNTO DA LAREIRA
Quando,na noite de 24 para 25 de Dezembro de 286, os irmãos quando Soqueiros noite Rrispim e Cripiano fugiam ás perseguições cansaram-se de bater ás portas mas ninguem lhe dava abrigo.
Uma viúva muito pobre, que vivia com um filho numa cabana escondida no bosque, deu-lhes agasalho e comida .Eles comovidos com esta atitude pdiram a Deus que recompensasse a caridosa viúva .
Durante a noite, enquanto ela e o filho dormiam, os ´´Soqueiros´´vendo perto da lareira um par de socos velhos, resolveram fazer uns novos,que deixaram junto ao braseiro antes departirem.
Na manhã seguinte a viúva deparou com os socos novos que estavam atransbordar de moedas de ouro.
A partir de séc III, ainda segundo a lenda, todas as crianças colocam nalareira ou no fogão o sapatinho na esperança que se repita o milagre dessa noite.
LENDA DO PAI NATAL
Mesmo depois da sua morte as crianças continuaram a colocar os seus sapatinhos à porta de casa esperando a sua visita e prenda.
Isto acontecia na noite de 5 para 6 de Dezembro.
Mais tarde este costume espalhou-se por todos os países,mudando-se a tradição para a noite de Natal e chamando de pai-Natal àquele que vinha colocar as prendas no sapatinho.
A LENDA DO PAPAI NOEL
O Papai Noel é um personagem criado no século IV, por Nicolau Taumaturgo que, em sigilo, colocava um saco com moedas de ouro na chaminé das casas dos que estavam precisando de ajuda na época do natal. Tornou-se santo e símbolo natalino, partiu da Alemanha, onde vivia, até se tornar conhecido por todo o mundo.
Diz a lenda que Papai Noel é um bom velhinho de barba branca e comprida e vestimenta vermelha que mora no Polo Norte. Papai Noel juntamente com seus assistentes, os duendes, fabricam presentes para oferecer às crianças que se comportaram e obedeceram os pais durante o ano. Os duendes, além de fabricarem presentes, trabalham também perto de nossas casas conhecendo o comportamento de cada criança e sua obediência com seus pais e para isso percorrem todo o mundo.
Ao passar pelas casas, recolhem as cartinhas feitas pelas crianças e as levam até o Papai Noel. De acordo com o comportamento visto pelo duende é que o Papai Noel concede ou não o presente pedido pela criança em sua cartinha.
Quando o pedido é concedido os duendes fabricam o presente e o Papai Noel pessoalmente se dirige até a casa de cada criança em seu trenó, puxado pelas renas, e desce pela chaminé ou entra pela janela, assim deixa o presente debaixo da árvore de natal. Na noite de natal o presente será encontrado na árvore com o nome de cada criança.
Seu nome varia de acordo com o país, podendo ser chamado de Santa Claus, Father Christmas, Nikolaus, Julemanden, Babouschka, Pai Natal, Perè Noel, Babbo Natale, Joulupukki, Sinterklaas.
Por Gabriela Cabral
A FÁBULA DAS TRÊS ÁRVORES
Havia, no alto da montanha, três pequenas árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes.
A primeira, olhando as estrelas, disse: "eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros. Para tal, até me disponho a ser cortada."
A segunda olhou para o riacho e suspirou: "eu quero ser um grande navio para transportar reis e rainhas."
A terceira árvore olhou para o vale e disse: "eu quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto que as pessoas, ao olharem para mim, levantem seus olhos e pensem e DEUS."
Muitos anos se passaram e certo dia veio três lenhadores pouco ecológicos e cortaram as três árvores, todas ansiosas em serem transformadas naquilo que sonhavam. Mas lenhadores não costumam ouvir e nem entender sonhos!... Que pena!
A primeira árvore acabou sendo transformado em coxo de animais, coberto de feno.
A segunda árvore virou um simples e pequeno barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias.
E a terceira, mesmo sonhando em ficar no alto da montanha, acabou cortada em grossas vigas e colocada de lado num depósito.E todas as três se perguntaram desiludidas e tristes: "para que isso?"
Mas, certa noite, cheia de luz e de estrelas, onde havia mil melodias no ar, uma jovem colocou seu neném nascido naquele coxo de animais. E de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo...
A segunda árvore, anos mais tarde, acabou transportando um homem que acabou dormindo no barco, mas quando a tempestade quase afundou o pequeno barco, o homem levantou e disse: "Paz!" E num relance, a segunda árvore entendeu que estava carregando o Rei dos céus e da terra.
Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela.
Logo, sentiu-se horrível e cruel. Mas logo no Domingo, o mundo vibrou de alegria e a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado um homem para a salvação da humanidade e que as pessoas sempre se lembrariam de DEUS e de seu filho JESUS CRISTO ao olharem para ela.
As árvores haviam tido sonhos... Mas as suas realizações foram mil vezes melhores e mais sábias do que haviam imaginado.
Temos nossos sonhos, nossos planos e por vezes, não coincidem com os planos que Deus tem para nós: e, quase sempre, somos surpreendidos com sua generosidade e misericórdia.É importante compreendermos que tudo vem de Deus e crermos que podemos esperar Nele, pois Ele sabe muito bem o que é melhor para cada um de nós.
http://amcmulherescristas.blogspot.com.br
Mensagem:
Façamos um Natal diferente!
Mais um Natal aproxima-se
Inquietação...Ansiedade...Dúvidas...Que presente darei?!
Que presente ganharei?!Que roupa vestirei?!
Onde passarei?!Com quem passarei?!
O que cearei?!Quantas interrogações...
Algumas antecipadamente já respondidas,
Outras ainda permanecem na interrogativa...
Mas porque tanta preocupação?!
Por que nos preocuparmos com coisas tão banais?
O que importa tudo isso diante da nossa vida?!
O que para nós parece tão importanteque nos deixa na dúvida de como resolver,
Para outros é impossível até o de ter o direito de ter dúvidas.
por tudo isso, façamos um Natal diferente.
Não vamos fazer, esperando retorno.
Vamos pelo menos tentar...
Mudemos o nosso comportamento.
A nossa maneira de ser e encarar as pessoas.
Vamos ser mais solidários
Vamos ser mais gentis.
Vamos ser mais agradáveis
Vamos ser mais prestativos.
Vamos retribuir a tudo o que nos fizerem
com amor,com simpatia, com gentileza...
Vamos olhar a nossa volta
Não somente olhar, mas enxergar as pessoas que nos cercam.
Vamos ser mais atenciosos com os nossos vizinhosCom o nosso porteiro,
com o nosso colega de trabalho,
Com todas as pessoas que estão no nosso caminho
No nosso dia-a-dia, e nem sequer as cumprimentamos
Vamos não só falar, mas praticar o amor verdadeiroO amor sincero, puro e desinteressado
Vamos dar a nossa contribuição
na tentativa de fazermos um mundo melhor.
Não vamos lavar as nossas mãos como Pilatos.
Vamos dar a nossa contribuição.Pois por menor que seja,
com certeza fará diferença na vida de alguém.
Autora:Sandra Mamede
Mais um Natal aproxima-se
Inquietação...Ansiedade...Dúvidas...Que presente darei?!
Que presente ganharei?!Que roupa vestirei?!
Onde passarei?!Com quem passarei?!
O que cearei?!Quantas interrogações...
Algumas antecipadamente já respondidas,
Outras ainda permanecem na interrogativa...
Mas porque tanta preocupação?!
Por que nos preocuparmos com coisas tão banais?
O que importa tudo isso diante da nossa vida?!
O que para nós parece tão importanteque nos deixa na dúvida de como resolver,
Para outros é impossível até o de ter o direito de ter dúvidas.
por tudo isso, façamos um Natal diferente.
Não vamos fazer, esperando retorno.
Vamos pelo menos tentar...
Mudemos o nosso comportamento.
A nossa maneira de ser e encarar as pessoas.
Vamos ser mais solidários
Vamos ser mais gentis.
Vamos ser mais agradáveis
Vamos ser mais prestativos.
Vamos retribuir a tudo o que nos fizerem
com amor,com simpatia, com gentileza...
Vamos olhar a nossa volta
Não somente olhar, mas enxergar as pessoas que nos cercam.
Vamos ser mais atenciosos com os nossos vizinhosCom o nosso porteiro,
com o nosso colega de trabalho,
Com todas as pessoas que estão no nosso caminho
No nosso dia-a-dia, e nem sequer as cumprimentamos
Vamos não só falar, mas praticar o amor verdadeiroO amor sincero, puro e desinteressado
Vamos dar a nossa contribuição
na tentativa de fazermos um mundo melhor.
Não vamos lavar as nossas mãos como Pilatos.
Vamos dar a nossa contribuição.Pois por menor que seja,
com certeza fará diferença na vida de alguém.
Autora:Sandra Mamede
legal essas historias. Vou levando para sala de aula. Obrigada amiga.
ResponderExcluirParabéns! Lindas histórias, envolventes que nos traz alegrias em Tempos Natalinos.
ResponderExcluirMaria Odete A Pinho
Gestora Projeto AJO Ambiental
Olá Multiplicadora Rosângela, boa tarde! Venho em nome do blog Educadores Multiplicadores.
ResponderExcluirSeu blog é novamente destaque do "Top Caneta de Ouro". Parabéns
Educadora, você já conhece nossos novos parceiros?
Estamos convidando você a:
- Conhecer os novos blogs divulgados;
- Saber quem são os multiplicadores do mês;
- Retribuir comentário em sua postagem (caso tenha), (encontre seu blog de forma fácil através de página ‘índice’);
- Deixar um comentário para outro blogueiro e ele o retribuirá;
- Aproveitar a visita e fazer novas parcerias/seguidores;
_ E Também saber as novidades.
http://www.marquecomx.com.br/
http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/
O projeto crescerá com a união e a divulgação de todos nós. Mais uma vez, obrigado pela parceira e amizade.
Excelente semana, fiquemos na Paz de Deus e até breve.