segunda-feira, agosto 15, 2011

Alfabetizar com Arte


Ler, gostar de poesia e de outras formas de arte atualmente parece estar em contradição com o ritmo de vida que não conhece os tempos longos e em contradição com o ecletismo da cultura contemporânea. Porém o fascínio pela arte acompanha seus autores e admiradores, chamando a atenção para a sua importância e projetando nova luz sobre a arte. 


A palavra arte traz à mente obras consagradas pela cultura e destinadas a provocar o sentimento do belo. Arte pode ser entendida como estilização da realidade, instauração de novas existências, criação de formas. 


Toda ação humana voluntária e consciente, que tende a produzir beleza ou emoção estética, é arte. Artes plásticas, arquitetura, cinema, fotografia, literatura, música erudita, música popular, quadrinhos e teatro são as maiores formas de manifestação artística no Brasil. 


A partir da segunda metade do século XX, surgiram novas formas de arte: grafite: pintura por meio de spray em lugares públicos; instalação: disposição de elementos no espaço com a intenção de estabelecer uma relação com o espectador; arte postal: que se utiliza do meio postal para a criação e divulgação; arte ambiental: que modifica e se relaciona com elementos da paisagem natural, principalmente por meio de escultura e da instalação; performance: execução de uma ação espontânea ou teatral. 


A arte tem o sentido de cultivar a sensibilidade e a emoção e de desencadear um número enorme de atividades que trabalham diretamente a questão da alfabetização. 


A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão. 


A manifestação artística tem em comum com o conhecimento científico, técnico ou filosófico seu caráter de criação e inovação. Essencialmente, o ato criador, em qualquer das formas de conhecimento, estrutura e organiza o mundo, respondendo aos desafios que dele emanam, num constante processo de transformação do ser humano e da realidade circundante. 


Os meios de expressão criadora: criação pelo desenho, criação pela palavra, criação pela construção, criação pela música e pelo movimento, desenvolvem a sensibilidade, a fluência, a flexibilidade, a originalidade, a redefinição e reorganização, a abstração, a síntese, a organização. esse imenso campo de desenvolvimento de capacidade e de formação de hábitos de trabalho e de vida é indispensável ao aprendizado de todas as áreas do programa escolar. 


Música: o ritmo está presente na própria vida orgânica, nas mais variadas relações do indivíduo com seu meio. Desde cedo as crianças batem palmas, balançam o corpo e marcham, sob a influência da música. A melodia, o ritmo e a dança são cultivados desde as civilizações mais rudimentares. 


Poesia: sensibiliza qualquer ser humano. É a fala da alma, do sentimento. 


Drama: como arte auxiliar da aprendizagem é muito importante e o seu campo muito vasto. Dentro da dramatização, pode-se desenvolver o teatro de sombra, o de fantoches, o de vara para crianças e, mais tarde, a peça teatral, sendo os alunos, os próprios personagens e também autores das peças. 


A pintura, a construção, o desenho, a modelagem são outras formas de arte indicadas para a educação artística/estética dos educandos. o jogo é uma linguagem de gestos, movimentos e mímica, tanto quanto uma linguagem de palavras. A verdadeira linguagem social das crianças, quer dizer, a linguagem utilizada na atividade fundamental das crianças. 


O processo de socialização da criança, isto é, a progressiva capacidade de conhecer e conviver com o espaço social que a cerca, suas regras e padrões de comportamento, inicia-se no momento em que a criança nasce. Desenvolve-se com a capacidade simbólica do pensamento que fornece à criança condições para o progresso rápido desse processo, o desenvolvimento da linguagem, a capacidade de brincar e de interagir com outras crianças e a possibilidade de conviver com outros grupos além do familiar. 


O brincar é um elemento essencial do comportamento humano e também a atividade mais vital da infância. O brincar, como atividade objetiva da infância, é o instrumento que facilita o crescimento, a aprendizagem e o desenvolvimento bem equilibrado. Os tempos modernos, além de eliminarem o sentimento geral de que o brinquedo é supérfluo, estabelecem de maneira positiva o papel importante de que ele tem no desenvolvimento motor e mental da criança. 


O progresso da ciência, o desenvolvimento industrial, os novos materiais, o mundo em transformação fazem com que as crianças, além de seus brinquedos estáticos, inanimados, solicitem outros que representam uma extensão de seu sentido de integração no tempo. Surgem os brinquedos mecânicos, eletrônicos, auto-reguláveis e de controle remoto. Surgem também brinquedos com regras, como jogos, que a criança já não pode mais agir com o impulso imediato. Ela vai adquirindo autocontrole, e suas maiores vitórias são conseguidas através do brinquedo, vitórias que influenciarão suas ações reais e morais, no futuro. 


O conceito de arte transformou-se - hoje, a arte é percebida construída e não mais como expressão; o público já não é mais passivo, pode ser incorporado, ativamente, como colaborador/leitor dentro da linguagem da obra. Isso se deve a novas descobertas das linguagens técnicas: fotografia, rádio, cinema, TV, disco..., que são linguagens passíveis de serem reproduzidas. 


É essencial que a escola reafirme o compromisso de introduzir a arte em seu currículo.O ensino aprendizagem perpassado pela alegria e beleza da arte, num clima onde as relações humanas são revestidas de maior aprazabilidade, contribuirá para a realização de uma educação verdadeiramente comprometida com a cidadania.
Publicado em: 27 junho2007


Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/1623058-arte-na-alfabetiza%C3%A7%C3%A3o/#ixzz1V8JlJYww

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!Deixe seu comentário.
É muito importante e faz diferença!
Conte comigo!
Obrigada pela visita!

Parcerias Especiais!

http://www.contosearte.com/

Virginia Maria Pereira da Rocha


http://www.pedagogiadascores.com.br/

Solange Depera Gelles



EU em ENTREVISTA- Educadores Multiplicadores!

Arquivo de POSTAGENS:

Mimo no BONIFRATI...



Usando a criatividade,
todo mundo pode pensar diferente.
Que 2 + 2 são dois patinhos.
E até detrás para frente.
Se permitir criar,
Tudo pode mudar.

Seja arte, escrita, música.
Receita, caminho, solução.
O que importa é pôr a mente para funcionar
e dar à luz a imaginação

Melhor ainda, se arriscar.
Tomar coragem e compartilhar.
Deixar vir ao mundo e ao mundo mostrar.

Nada que fica na gaveta,
pode trazer boas coisas para o planeta

Abra a sua caixa secreta.
E mergulhe na mente, a sua biblioteca.
Criar é concretizar ideias.

Linguagem Escrita!

"...a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínsica deve ser despertada. Nelas, a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem".
Vygotsky.

Professores!

A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.

Alegria....alegria!

ALFABETIZAÇÃO

O processo de alfabetizar é apaixonante,
antes de tudo é um ato de amor,
coragem e persistência. Pelo simples e
talvez o mais gratificante fato
de permitir ao ser pensante a liberdade
de construção da sua própria história.






CONSULTE o IDEB 2014.É só clicar no selinho ou no link.Conte comigo!

SELINHOS 2012! Obrigada!

Da amiga Leila Bambino!

Glitter Photos
Ganhei da amiga Claudia! Obrigada.
Glitter Photos
Da amiga GISELA.Obrigada!
Da amiga Viviane,Obrigada!
SELINHO A RECEBER... selo4 Glitter Photos Glitter Photos
Selinho pra você!Glitter PhotosSelinho Amigo a todos os Parceiros do Blog "Educando Com Amor"...
Selinho Compartilhado
da Parceira BIA!
Espaço para Educação
Obrigada Amiga Gracita!
Obrigada Amiga Adriana!

Seguir por e-mail

Torcedora FELIZ! Bom D +!

TORCEDORA APAIXONADA!

Vida Divina! Vida Cotidiana!

Kids
See full size image Imagem15 300x183 A ESCOLA DE ATENÇÃO ÀS DIFFERENÇAS

Orar...refletir...imagens que dizem!

ORAÇÃO pela Saúde:
Senhor Deus de amor,Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores,sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a Terra.Amém.






Gratidão e Interação!