segunda-feira, agosto 15, 2011

Alfabetizar com Ecologia


Alfabetização Ecológica, 

o desafio para o próximo século  

Fritjof Capra, 1999

Desde sua introdução, no começo dos anos 80, o conceito de sustentabilidade tem sido distorcido, cooptado e mesmo banalizado quando usado sem o contexto ecológico que lhe dá o sentido adequado. Portanto, acredito ser importante refletir por um instante sobre o que sustentabilidade realmente significa.
O que é sustentável, em uma comunidade sustentável não é o crescimento econômico, o desenvolvimento, a fatia de mercado ou a vantagem competitiva, mas toda a teia da vida, da qual todos nós dependemos. Em outras palavras, uma comunidade sustentável estaria desenhada de uma forma que a sua vida, negócios, economia, estruturas físicas e tecnologias não interferissem na habilidade que a natureza tem de sustentar a vida.
O primeiro passo nessa caminhada, naturalmente, é compreender os princípios de organização que os ecossistemas desenvolveram para sustentar a teia da vida. Essa compreensão é o que eu chamo alfabetização ecológica.
Os ecossistemas do mundo natural são comunidades sustentáveis de plantas, animais e microorganismos. Não há lixo nestas comunidades ecológicas: o resíduo de uma espécie é o alimento da outra. Assim, a matéria percorre um ciclo contínuo na teia da vida. A energia que alimenta os ciclos ecológicos vem do sol, e a diversidade e a cooperação entre os membros das cadeias é a fonte da resistência da comunidade.
O Centro de Alfabetização ecológica em Berkley dedica-se a adotar a experiência da compreensão do mundo natural na educação fundamental. Ser ecoalfabetizado significa, no nosso ponto de vista, compreender os princípios básicos da ecologia e ser capaz de aplicá-los na vida cotidiana das comunidades humanas. Particularmente, nós acreditamos que os princípios da ecologia devem nos guiar para a criação de comunidades sustentáveis. Em outras palavras a alfabetização ecológica oferece um sistema de conhecimento ecológico para a reforma educacional.
A palavra ecologia, como vocês sabem, veio do grego oikos (casa). Ecologia é o estudo de como a casa Terra funciona. Mais precisamente, é o estudo das relações que interligam todos membros da casa Terra.


Sistemas Vivos
A teoria mais apropriada para a ecologia é a teoria dos sistemas vivos. Esta teoria que hoje está em grande evidência, tem suas raízes em diversos campos científicos que se desenvolveram durante a primeira metade do século - biologia organísmica, psicologia gestalt, ecologia, teoria geral dos sistemas e cibernética.
Em todos estes campos cientistas exploraram sistemas vivos, o que significa integrar partes cujas propriedades não podem ser reduzidas em pequenas partes. Embora nós possamos perceber partes em cada sistema vivo, a natureza do todo é sempre diferente da mera soma das partes.
A teoria dos sistemas envolve uma nova maneira de ver o mundo e uma nova maneira de pensar, conhecida como pensamento sistêmico. Significa pensar em termos de relações, conexões e contextos.
O pensamento sistêmico alcançou um outro nível nos últimos vinte anos com o desenvolvimento de uma nova ciência da complexidade, incluindo toda uma nova linguagem matemática e um novo conjunto de conceitos para descrever a complexidade dos sistemas vivos.
Exemplos destes sistemas são abundantes na natureza. Cada organismo - animal, planta, microorganismo ou ser humano - é um todo integrado, um sistema vivo. Partes de organismos - folhas ou células - são também sistemas vivos. No mundo vivo vemos sistemas abrigando outros sistemas. E sistemas vivos incluem comunidades de organismos. Estes podem ser sistemas sociais - uma família, uma escola, uma cidade - ou ecossistemas.
Os sistemas vivos são todos cujas estruturas específicas surgem das interações e interdependências entre as suas partes. A teoria dos sistemas nos diz que todo sistema vivo divide um conjunto de propriedades comuns e princípios de organização. Isto significa que o pensamento sistêmico pode ser utilizado para integrar disciplinas acadêmicas e descobrir similaridades entre fenômenos de diferentes escalas: a criança, a classe, a escola, o bairro e as comunidades e ecossistemas vizinhos.
Os princípios da ecologia são os princípios de organização que são comuns a todo sistema vivo. Isso poderia ser dito assim: existem diferentes padrões de vida. E de fato, em comunidades humanas eles podem ser chamados princípios de comunidade.

É claro que há muitas diferenças entre ecossistemas naturais e comunidades humanas. Não há cultura nos ecossistemas, não há consciência, justiça nem equidade. Então não podemos aprender algo sobre estes valores humanos estudando os ecossistemas naturais. O que nós podemos aprender é como viver de forma sustentável. Em mais de três bilhões de anos de evolução os ecossistemas se organizaram para maximizar a sustentabilidade. Esta sabedoria da natureza é a essência da alfabetização ecológica.



A teia da vida
Então, como os ecossistemas se auto-organizam? Bem, a primeira coisa que percebemos quando observamos um ecossistema é que não se trata de um simples conjunto de espécies, e sim uma comunidade, o que significa que os seus membros dependem uns dos outros. Eles estão todos interconectados em uma vasta rede de relações, a teia da vida.
Compreender ecossistemas nos leva ao estudo de relações. Este é um aspecto-chave do pensamento sistêmico. Implica uma mudança no foco, do objeto para a relação. Uma comunidade vibrante é plena de múltiplas relações entre seus membros. Nutrir a comunidade significa nutrir essas relações.
Agora, entender relações não é fácil para nós, porque é algo que vai contra a ciência tradicional da cultura ocidental. A ciência mede e pesa coisas. Mas relações não podem ser pesadas nem medidas, devem ser mapeadas. Você pode desenhar um mapa de relações, interconectando diferentes membros e diferentes membros da comunidade. Quando faz isto, descobre certas configurações de relações que se repetem. A estas configurações damos o nome de padrões. O estudo das relações nos leva ao estudo de padrões.


Matéria e Forma
E aqui nós descobrimos uma tensão que é bem característica da ciência e filosofia ocidentais, através dos anos. É uma tensão entre duas maneiras de compreender a natureza, o estudo da matéria e o estudo da forma. Essas duas maneiras são bastante diferentes. O estudo da matéria começa com a questão: "do que é feito". Isto leva para uma noção de elementos fundamentais, blocos de construção que são medidos e quantificados. O estudo da forma pergunta: "qual é o padrão?". E este leva a uma noção de ordem, organização e relações. Em vez de quantidade, envolve qualidade, em vez de medida, envolve mapeamento.
Então, essas são duas linhas de pesquisa muito diferentes, que competiram entre si na tradição científica e filosófica. Na maior parte do tempo, o estudo da matéria - de quantidades e constituição - foi dominante. Mas nas últimas décadas a ascensão do pensamento sistêmico trouxe o estudo da forma - dos padrões e das relações - para a discussão novamente. A principal ênfase na teoria do caos e da complexidade está nos padrões. Os estranhos atratores da teoria do caos, os fractais da geometria fractal - todos esses são padrões visuais. Toda essa nova matemática da complexidade é essencialmente uma matemática de padrões.


Arte e Educação
Como disse anteriormente, quando você estuda um padrão necessita mapear um conjunto de relações, enquanto estudar a matéria é estudar as quantidades que podem ser medidas. Compreender padrões requer visualização e mapeamento. Esta é a razão pela qual sempre o estudo dos padrões esteve na vanguarda, os artistas contribuíram significativamente para o avanço da ciência. Talvez os dois exemplos mais célebres são Leonardo da Vinci, que dedicou sua vida a estudar padrões, e o poeta alemão Goethe, que no século XVIII, fez contribuições significativas para a biologia ao estudar padrões.
O estudo dos padrões, portanto, é central para a ecologia. Para educadores, esta percepção deve ser também importante porque ela abre a porta para integrar as artes ao currículo. Dificilmente existe algo mais eficiente que as artes - artes visuais, música ou artes performáticas - para desenvolver e refinar as habilidades naturais das crianças para reconhecer e expressar padrões. Assim as artes podem ser uma poderosa ferramenta para ensinar o pensamento sistêmico, além de realçar a dimensão emocional que é cada vez mais reconhecida como um componente essencial do processo de aprendizagem.


Os princípios da ecologia
Quando o pensamento sistêmico é aplicado ao estudo dos múltiplos relações que interligam os membros da casa-Terra, alguns princípios básicos podem ser reconhecidos. Eles podem ser chamados de princípios da ecologia, princípios de sustentabilidade, ou princípios de comunidade, ou você poderia chamá-los de princípios básicos da vida. Nós necessitamos de um currículo que ensine às nossas crianças esses princípios fundamentais da vida:
· que um ecossistema não produz lixo, o lixo de uma espécie é o alimento da outra;
· que a matéria cicla continuamente através da teia da vida;
· que a energia que alimenta os ciclos ecológicos vem do sol;
· que a diversidade assegura a sobrevivência;
· que a vida, desde o seu começo há mais de três bilhões de anos atrás, não expandiu-se pelo planeta através da competição, mas através da cooperação, parceria e trabalho em rede.
Ensinar conhecimento ecológico, que é também sabedoria ancestral, será o papel mais importante da educação no próximo século.


Reforma do sistema escolar
Como tem sua base intelectual no pensamento sistêmico, a alfabetização ecológica oferece uma poderosa ferramenta para sistematizar a reforma da ensino discutida entre educadores. Uma reforma "sistêmica" da escola é baseada, essencialmente em duas idéias: uma nova visão do processo de aprendizagem e uma nova visão da liderança.
Recentes pesquisas em neurociência e ciências da cognição resultaram em uma nova compreensão do processo de aprendizagem, baseada na visão de que o nosso cérebro é um sistema complexo, fortemente adaptativo e auto-poiético. A nova compreensão reconhece uma construção ativa do conhecimento, na qual toda nova informação é reportada a experiências passadas em uma busca constante por padrões e significado; assim vemos a importância de uma aprendizagem a partir da experiência onde diversas aprendizagens envolvem múltiplas inteligências; e os contextos emocional e social, que é onde começa o conhecimento.
Uma nova compreensão do processo de aprendizagem necessita estratégias institucionais. Particularmente, é necessário redesenhar e integrar o currículo, enfatizando conhecimentos contextuais, para que cada disciplina seja percebida como recursos que servem a um foco central.
Uma maneira ideal de conseguir esta integração é o método de aprendizagem por projetos que consiste a facilitação de experiências de aprendizagem que coloquem o estudante dentro de um mundo complexo, projetos que estejam no universo cotidiano dos estudantes, através dos quais eles desenvolvam ações e apliquem seus conhecimentos e habilidades.


O jardim escolar


No centro para a alfabetização ecológica, nós vivenciamos que cultivar um jardim escolar e usá-lo como um recurso para conseguir alimentos para a merenda é um projeto perfeito para experimentar o pensamento sistêmico e os princípios da ecologia na prática, e integrar o currículo. A jardinagem reconecta as crianças aos princípios da alimentação - e portanto, para os princípios da vida - enquanto integra e enriquece qualquer atividade da escola.
No jardim, nós aprendemos sobre os ciclos naturais da comida e os integramos com outros ciclos como o da plantação, colheita, compostagem e reciclagem. Dentro desta prática nós também aprendemos que o jardim é um todo envolvido em sistemas maiores que são redes vivas com seus próprios ciclos. O ciclo alimentar está interconectado com estes ciclos maiores - o ciclo da água, o ciclo das estações, e assim por diante - todos eles ligados à rede planetária da vida.
Através da jardinagem nós também nos tornamos conscientes de como somos parte da teia da vida, e a experiência ecológica nos permite sentir um sentido de lugar. Nós nos conscientizamos de como estamos envolvidos em um ecossistema, em uma paisagem com fauna e flora particulares ou em um sistema social e cultural. "Lugares", escreve David W. Orr, "são laboratórios de diversidade e complexidade, combinando funções sociais e um processo natural... O estudo do lugar
nos permite ampliar nosso foco para examinar as interrelações entre as disciplinas e aumentar nossa percepção do tempo."
Para as crianças, estar no jardim é algo mágico. Como um dos nossos professores relatou "uma das coisas mais empolgantes do jardim é que criamos um local mágico para crianças que não teriam esse contato em nenhuma outra parte, que não sentiriam a Terra nem as plantas que crescem. Você pode ensinar o que quiser, e estar ali, vendo crescer, cozinhando e comendo, essa é a ecologia que toca o coração deles e que fará diferença..."


Crescimento e Desenvolvimento
No jardim, nós observamos e vivenciamos o ciclo da vida de um organismo - o ciclo de nascimento, crescimento, maturidade, morte e nascimento da próxima geração. No jardim nós experimentamos crescimento e desenvolvimento diariamente, e a compreensão de crescimento e desenvolvimento é essencial, não somente para a jardinagem, mas sobretudo para a educação. Enquanto as crianças aprendem que aquele trabalho no jardim da escola muda com o desenvolvimento e maturação das plantas, os métodos pedagógicos dos professores e seu discurso mudam com o desenvolvimento e a maturidade dos estudantes.


Desde o trabalho pioneiro de Jean Piaget, Rudolf Steiner e Maria Montessori um amplo consenso emergiu entre cientistas e educadores sobre a revelação das funções cognitivas no crescimento infantil. Parte deste consenso é o reconhecimento que um rico e multisensorial ambiente de aprendizagem - as formas e as texturas, as cores, os aromas, e os sons do mundo real - é essencial para o completo desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.
Aprender no jardim da escola é aprender no mundo real no que há de melhor. Isto é benéfico para o desenvolvimento individual do estudante e da comunidade escolar, e esta é uma das melhores formas das crianças se tornarem ecologicamente alfabetizadas e portanto capazes de contribuir na construção de um futuro sustentável.


Liderança Compartilhada

É obvio que a integração do currículo escolar a partir de um trabalho de horta ou qualquer outro projeto ambiental só será possível se a escola se tornar uma verdadeira comunidade de aprendizagem. As relações entre as várias disciplinas só ficam claras se houver relações humanas correspondentes entre professores e administradores escolares.

Em uma comunidade de aprendizagem professores, estudantes, administradores e família estão interconectados em uma rede de relações, trabalhando juntos para facilitar a aprendizagem. O conhecimento não flui de cima para baixo, mas há um intercâmbio cíclico de informações. O foco é no aprendizado e qualquer um do sistema é, ao mesmo tempo, professor e aluno. Feedbacks são intrínsecos ao processo de aprendizagem, como uma chave para avaliar o processo. O pensamento sistêmico é crucial para entender o funcionamento das comunidades de aprendizagem. De fato, como eu já mencionei, os princípios da ecologia podem também ser vistos como princípios das comunidades.
Finalmente, a compreensão sistêmica da aprendizagem, um novo desenho do currículo e novos padrões de qualidade só serão possíveis com uma nova prática de liderança. Essa nova maneira de liderança é inspirada na compreensão de uma importante propriedade dos sistemas vivos, que só recentemente foi identificada e explorada. Todo sistema vivo ocasionalmente atravessa fases de instabilidade, na qual algumas de suas estruturas quebram enquanto novas estruturas emergem. Este estabelecimento espontâneo de ordem - de novas estruturas e novas formas de comportamento - é uma das características da vida. Em outras palavras, criatividade - a geração de formas que são sempre novas - é uma propriedade de todos sistemas vivos.
Liderança, portanto, consiste em uma grande escala contínua de facilidades para emergir novas estruturas e incorporá-las no que elas têm de melhor para o desenho da organização. Este tipo de "liderança sistêmica" não é limitado a indivíduos sozinhos, mas pode ser compartilhado e a responsabilidade então torna-se uma capacidade do conjunto de indivíduos


Componentes da alfabetização ecológica
Isto me leva a concluir minha fala. Eu tenho tentado mostrar para você como é a forma do pensamento sistêmico intelectual essencial da alfabetização ecológica, a estrutura conceitual que nos permite integrar vários componentes. Vou resumir estes componentes:
· entender os princípios da ecologia, experenciando-os na natureza e deste modo adquirindo o senso de lugar;
· incorporar as inspirações vindas do novo aprendizado que enfatiza a pesquisa das crianças em padrões e significados;
· implementar os princípios da ecologia que alimentam o aprendizado comunitário, facilitar a emergência e compartilhar lideranças;
· integrar o currículo através de projetos de aprendizagem.



Como nosso século está acabando e nós vamos na direção do início do novo milênio, a sobrevivência da humanidade depende de nossa habilidade para entender os princípios da ecologia e viver de acordo com eles. Esta é a iniciativa que transcende todas as diferenças de raça, cultura ou classe. A Terra é nossa casa comum e criar um mundo sustentável para nossas crianças e para as futuras gerações é nossa tarefa comum.



Texto extraído do site /www.harmonianaterra.org.br/textos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!Deixe seu comentário.
É muito importante e faz diferença!
Conte comigo!
Obrigada pela visita!

Arquivo de POSTAGENS:

EU em ENTREVISTA- Educadores Multiplicadores!

Mimo no BONIFRATI...



Usando a criatividade,
todo mundo pode pensar diferente.
Que 2 + 2 são dois patinhos.
E até detrás para frente.
Se permitir criar,
Tudo pode mudar.

Seja arte, escrita, música.
Receita, caminho, solução.
O que importa é pôr a mente para funcionar
e dar à luz a imaginação

Melhor ainda, se arriscar.
Tomar coragem e compartilhar.
Deixar vir ao mundo e ao mundo mostrar.

Nada que fica na gaveta,
pode trazer boas coisas para o planeta

Abra a sua caixa secreta.
E mergulhe na mente, a sua biblioteca.
Criar é concretizar ideias.

Linguagem Escrita!

"...a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínsica deve ser despertada. Nelas, a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem".
Vygotsky.

Professores!

A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.

Alegria....alegria!

ALFABETIZAÇÃO

O processo de alfabetizar é apaixonante,
antes de tudo é um ato de amor,
coragem e persistência. Pelo simples e
talvez o mais gratificante fato
de permitir ao ser pensante a liberdade
de construção da sua própria história.






CONSULTE o IDEB 2014.É só clicar no selinho ou no link.Conte comigo!

SELINHOS 2012! Obrigada!

Da amiga Leila Bambino!

Glitter Photos
Ganhei da amiga Claudia! Obrigada.
Glitter Photos
Da amiga GISELA.Obrigada!
Da amiga Viviane,Obrigada!
SELINHO A RECEBER... selo4 Glitter Photos Glitter Photos
Selinho pra você!Glitter PhotosSelinho Amigo a todos os Parceiros do Blog "Educando Com Amor"...
Selinho Compartilhado
da Parceira BIA!
Espaço para Educação
Obrigada Amiga Gracita!
Obrigada Amiga Adriana!

Torcedora FELIZ! Bom D +!

TORCEDORA APAIXONADA!

Vida Divina! Vida Cotidiana!

Kids
See full size image Imagem15 300x183 A ESCOLA DE ATENÇÃO ÀS DIFFERENÇAS

Orar...refletir...imagens que dizem!

ORAÇÃO pela Saúde:
Senhor Deus de amor,Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores,sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a Terra.Amém.






Gratidão e Interação!