domingo, julho 08, 2012

Participe da Promoção!Encerra em 9 de julho(segunda-feira)

Obrigada a você que já participou e está na expectativa.
Quarta-feira será divulgado o resultado via Blog.

Veja as regrinhas para Participar:

Podem participar professores, especialistas na área da educação, saúde, pais e outros que se envolvem e convivem com essa prática.

Todas as respostas serão avaliadas e a melhor receberá em seu endereço, um KIT com cinco livros iguais aos da ilustração, com conteúdos encantadores, via Fundação BUNGE.

O Kit contém:

1-A Árvore Generosa, de Shel Silverstein
2-Flora, de Bartolomeu Campos de Queirós
3-Lendas e Mitos dos Índios Brasileiros, de Walde-Mar de Andrade e Silva
4-Obax, de André Neves
5-Um Pé de Vento, de André Neves

Para participar você precisa seguir todas as regras abaixo:

1º)Ser ou tornar-se seguidor(a) do Blog:




2º)Enviar UMA RESPOSTA(POSTAGEM) com seu nome completo para o 
e-mail: rosangelavali@hotmail.com, respondendo a pergunta:

-De que forma você estimula a criança ou o jovem a desenvolver o gosto pela leitura?

3º)O prazo para enviar sua resposta inicia hoje,dia 25 de Junho e se encerra no dia 09 de Julho,do corrente ano.

4º)Dia 11 de julho, anunciaremos o(a) ganhador(a) no Blog ROSA.ANGEL.Aprendiz e entraremos em contato com o(a) mesmo(a).

A resposta vencedora, terá publicação no Blog.

5º)Caso sua resposta for a escolhida, entraremos em contato para solicitar e enviar os livros para seu endereço.
Ei você...aproveite a oportunidade e Participe...

Poderá ser contemplado(a)....
...quem não arrisca, não petisca.










sábado, julho 07, 2012

Agressividade:Manifestação/Compreensão e Ação!

A família exerce um papel importante na formação da criança, mas o professor também tem função importante quanto a essa questão Por isso, a forma com que o professor lida com os conflitos, apresentando, por exemplo, comportamentos agressivos, poderá levar o aluno a repeti-los. A escola por sua vez, sendo um lugar que instrui, não deve tolerar a agressividade excessiva.   É relativamente fácil identificar o padrão comportamental destas crianças: batem, empurram, resmungam, fazem birras, recusam-se a cooperar e dificilmente controlam as suas reações. Independentemente de o seu alvo ser outra criança ou um adulto, o resultado é o mesmo: frustração, irritação e punição. Como estas crianças tendem a provocar o medo entre o grupo de pares, são normalmente postas de parte, pelo que lhes é mais difícil criarem amizades, gerando-se ciclos viciosos preocupantes.
Quando as brigas são frequentes, isso pode ser um sinal de que a criança tem outros problemas. Por exemplo, pode estar triste ou alterada, ter problemas para controlar a coragem, ter sido testemunha de violência ou ter sido vítima de abuso no cuidado diurno, na escola ou em casa. As pesquisas têm demonstrado que as crianças que são fisicamente agressivas em idade muito pequena, têm tendência a continuar com este comportamento quando maiores. Os estudos também demonstraram que as crianças que são expostas à violência e à agressão repetidamente através da televisão, vídeos e filmes, agem de forma mais agressiva.

Mas isto não significa que não haja nada a fazer. Pelo contrário, existem maneiras de lidar com o comportamento agressivo e desafiador das crianças. Em primeiro lugar, importa fazer a distinção entre mau comportamento e criança má. Mesmo quando a criança é agressiva, ou provoca o adulto, é importante aceitar que estamos perante um mau comportamento, em vez de rotularmos a criança.Uma postura positiva que o professor poderá adotar diante da conduta agressiva do aluno é a de se aproximar dele, assim estará oferecendo-o a possibilidade de falar sobre seus sentimentos e até mesmo sobre seus atos. Outra “arma” importante para lidar com estas crianças é a capacidade para manter a calma. Trata-se de uma tarefa difícil, às vezes hercúlea, mas frutífera. A ideia de vermos uma criança a desafiar as regras, desobedecendo a tudo o que lhe é proposto fará, quase de certeza, com que a tensão arterial do adulto responsável suba vertiginosamente. Mas é importante reconhecermos que estamos perante uma criança que não é capaz de controlar as suas próprias emoções, pelo que, se o adulto perder as estribeiras, acabará por reforçar positivamente a agressividade da criança. Às vezes, o melhor é “sair de cena” e tentarmos acalmar-nos antes de reagir, mesmo que tenhamos que dizer à criança “O teu comportamento está a enervar-me tanto que eu preciso de me acalmar primeiro”. Mas depois é preciso voltar e atuar com a firmeza que a situação exige. Isto mostrará à criança que os adultos, tal como ela, também sentem raiva e ficam chateados.




Outra medida que também funciona é o teatro de bonecos, representando conflitos do cotidiano da criança.

A relação escola-família é de suma importância. Ao conversar com os pais, o professor pode iniciar destacando primeiramente as qualidades do aluno.  De resto, importa lembrar que os colegas serão os primeiros a fazê-lo – se a criança mostra sistematicamente maus comportamentos, acaba por ser rotulada. Mas a verdade é que estes maus comportamentos não são mais do que formas disfuncionais que a criança encontra para mostrar que está assustada, que se sente frustrada, chateada ou magoada. Acontece que, por algum motivo, não é capaz de mostrar estas emoções de modo ajustado.

Depois, importa reconhecer que, mesmo as crianças mais agressivas, não são sempre assim. Existem momentos em que o seu comportamento é adequado e compete aos adultos que a rodeiam reconhecer e elogiar esse esforço – seja quando a criança é capaz de trabalhar sossegada, seja quando coopera com os colegas. O elogio sincero é uma ferramenta eficaz na promoção dos bons comportamentos.
Sendo a raiva a emoção mais fácil de sentir, muitas crianças acabam por usar o comportamento agressivo ou desafiador para mascarar outros sentimentos, como a tristeza profunda. É importante ajudá-las a usar as palavras para expressar a sua dor e/ou para falar sobre as situações adversas.
CONCLUSÃO:
Considerando-se que a agressividade, como assinala Winnicott (1939/1987a, 1956/1987b), é uma reivindicação ao ambiente visando ao reconhecimento e retorno a um período de privação crítica para a retomada do desenvolvimento emocional, a escola não poderia deixar de vivenciar manifestações de comportamento agressivo. Ao oferecer um ambiente relativamente estável, com regras claras, a escola configura um espaço de confiabilidade, constância e segurança, muitas vezes ausente da história de vida de algumas crianças. Assim, elas depositam suas necessidades de atenção, afeto e firmeza nos educadores, esperançosas de contarem com parâmetros e limites que, geralmente, não foram estabelecidos pela família.


Os professores não se mostram indiferentes a essa demanda; ao contrário, cumprem papel ativo perante as crianças mais agressivas, alimentando-lhes a esperança de alcançar uma estabilidade interna. Evidências dessa postura podem ser encontradas na fala dos docentes, que assumem, apesar do desgaste, providências para o manejo da agressividade em sala de aula.

Além disso, sustentam a crença em um modelo de relação professor-aluno ideal, cujos valores estão pautados na tolerância, compreensão, respeito e disponibilidade, anseios que devem ser transmitidos, de algum modo, na relação com as crianças.

Sempre acreditar que é possível acertar e avançar positivamente com a criança em estado agressivo.Fazer uso de estratégias  para trabalhar o bom convívio do grupo são muito importantes e necessários, entre elas recomenda-se: 


-Orientar os alunos a informar quanto à ocorrência de qualquer comportamento agressivo.
-Jamais estimular a criança a revidar atitudes agressivas com atos violentos. 

-Dialogar com as crianças sobre as noções de certo e errado e combinar regras de boa convivência.

-Proporcionar brincadeiras e atividades pedagógicas onde há contato físico, como as rodas.


-Contar histórias sobre amizade, amor e relações tranquilas.
-Programar atividades físicas e lúdicas em que os alunos gastem bastante energia.
-Levar a garotada para brincar ao ar livre.

Planejar aulas com vídeos ou filmes que possibilitem a reflexão e o registro sobre as consequências de bom e mau comportamento.Quem sai ganhando nas relações com os outros?Criar momentos de conscientização e autoavaliação individual e coletiva do grupo.

-Aplicar técnicas de relaxamento.

sexta-feira, julho 06, 2012

Leitura caminho de descobertas...

Incentivo à Leitura.Como você faz?
Veja a promoção em parceria com a Fundação Bunge.

Termina em 09 de julho, próxima segunda-feira!

As participações estão aumentando e ficamos muito felizes.

Participe e concorra também!


Vale a pena conferir e participar!






"O simples ato da leitura, transforma a nossa forma de pensar e enriquece o nosso conhecimento, gerando uma capacidade imensurável de criar o inimaginável."
(Tiago H. Miranda)



"Quem não lê só vê uma parte das coisas do mundo. E não consegue conhecer tudo." (Ministério da Educação)


terça-feira, julho 03, 2012

Kit de Livros/Estímulo à Leitura!

Paulo Freire diz... 
"é preciso que a leitura seja um ato de amor".
Venho aqui convidar e lembrar você da promoção Incentivo à Leitura/Ganhe um KIT de LIVROS!
O Kit contém:

1-A Árvore Generosa, de Shel Silverstein
2-Flora, de Bartolomeu Campos de Queirós
3-Lendas e Mitos dos Índios Brasileiros, de Walde-Mar de Andrade e Silva
4-Obax, de André Neves 
5-Um Pé de Vento, de André Neves

 
Conheça ou lembre um pouquinho de duas obras em destaque do KIT, 
os quais você poderá ser o(a) ganhador(a)!
Confira e veja como participar:
Sheldon Allan “Shel” Silverstein,

É o autor do livro A árvore generosa, traduzido no Brasil por Fernando Sabino, com mais de cinco milhões e meio de exemplares vendidos, sendo um dos best sellers perenes.

   FLORA: UMA PAIXÃO PELAS SEMENTES
Autor: Bartolomeu Campos de Querós, 

Ilustradora: Ellen Pestili Editora: Global

Para participar você siga as seguintes regras:

1º)Ser ou tornar-se seguidor(a) do Blog:
http://rosangelaprendizagem.blogspot.com.br/

2º)Enviar UMA RESPOSTA(POSTAGEM) com seu nome completo para o
e-mail: rosangelavali@hotmail.com, respondendo a pergunta:

-De que forma você estimula a criança ou o jovem a desenvolver o gosto pela leitura?

3º)O prazo para enviar sua resposta inicia hoje,dia 25 de Junho e se encerra
no dia 09 de Julho,do corrente ano.

4º)Dia 11 de julho, anunciaremos o(a) ganhador(a) no Blog ROSA.ANGEL.Aprendiz e entraremos em contato com o(a) mesmo(a).
A resposta vencedora, terá publicação no Blog.

5º)Caso sua resposta for a escolhida, entraremos em contato para solicitar e enviar os livros para seu endereço.

Aguardamos sua participação e desejamos BOA SORTE!



e-mail: rosangelavali@hotmail.com




Quero que conheçam um pouco o programa da Comunidade Educativa da Fundação Bunge (http://www.fundacaobunge.org.br), a idealizadora desta promoção com nossa parceria.

Veja em anexo um pouquinho do belo trabalho  que realizam!

www.fundacaobunge.org.br/semear-leitores/

Comunidade Educativa
Um programa de escola sustentável

O Comunidade Educativa é o programa de voluntariado corporativo da Bunge que tem por objetivo estimular a leitura em escolas e espaços comunitários, visando contribuir para a formação de cidadãos aptos em leitura e conscientes de seu papel no presente, porém comprometidos com o futuro.Pilares de Atuação da Escola Sustentável:

Relação do homem com a natureza e sua preservação

Relação com a comunidade e sua cultura

Formação de mediadores de leitura
Frentes de atuação:
Formação de Mediadores de Leitura
Criação e revitalização de espaços de leitura
Eventos de mobilização

Pé de Livro
O Pé de Livro é um kit – composto por livros de literatura infantojuvenil, tapete, almofadas e um painel em formato de árvore – instalado em escolas e espaços comunitários com o objetivo de promover novas oportunidades de leitura.
Ele integra uma proposta de trabalho que contempla não só a criação e revitalização de espaços de leitura, mas também a formação de mediadores de leitura e eventos de mobilização da comunidade.
Todo o trabalho conta com o suporte do blog - Semear Leitores, que permite a troca de experiências e a formação do grupo de trabalho do Comunidade Educativa.
Comunidade Educativa pelo Brasil
Presente em 09 Estados brasileiros - RS, SC, PR, SP, MG, BA, PI, PE e MT
34 escolas atendidas
9.211 alunos
511 professores
520 voluntários
FONTE:http://www.fundacaobunge.org.br/projetos/comunidade-educativa/

Arquivo de POSTAGENS:

EU em ENTREVISTA- Educadores Multiplicadores!

Mimo no BONIFRATI...



Usando a criatividade,
todo mundo pode pensar diferente.
Que 2 + 2 são dois patinhos.
E até detrás para frente.
Se permitir criar,
Tudo pode mudar.

Seja arte, escrita, música.
Receita, caminho, solução.
O que importa é pôr a mente para funcionar
e dar à luz a imaginação

Melhor ainda, se arriscar.
Tomar coragem e compartilhar.
Deixar vir ao mundo e ao mundo mostrar.

Nada que fica na gaveta,
pode trazer boas coisas para o planeta

Abra a sua caixa secreta.
E mergulhe na mente, a sua biblioteca.
Criar é concretizar ideias.

Linguagem Escrita!

"...a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínsica deve ser despertada. Nelas, a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem".
Vygotsky.

Professores!

A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.

Alegria....alegria!

ALFABETIZAÇÃO

O processo de alfabetizar é apaixonante,
antes de tudo é um ato de amor,
coragem e persistência. Pelo simples e
talvez o mais gratificante fato
de permitir ao ser pensante a liberdade
de construção da sua própria história.






CONSULTE o IDEB 2014.É só clicar no selinho ou no link.Conte comigo!

SELINHOS 2012! Obrigada!

Da amiga Leila Bambino!

Glitter Photos
Ganhei da amiga Claudia! Obrigada.
Glitter Photos
Da amiga GISELA.Obrigada!
Da amiga Viviane,Obrigada!
SELINHO A RECEBER... selo4 Glitter Photos Glitter Photos
Selinho pra você!Glitter PhotosSelinho Amigo a todos os Parceiros do Blog "Educando Com Amor"...
Selinho Compartilhado
da Parceira BIA!
Espaço para Educação
Obrigada Amiga Gracita!
Obrigada Amiga Adriana!

Torcedora FELIZ! Bom D +!

TORCEDORA APAIXONADA!

Vida Divina! Vida Cotidiana!

Kids
See full size image Imagem15 300x183 A ESCOLA DE ATENÇÃO ÀS DIFFERENÇAS

Orar...refletir...imagens que dizem!

ORAÇÃO pela Saúde:
Senhor Deus de amor,Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores,sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a Terra.Amém.






Gratidão e Interação!