sexta-feira, maio 13, 2022

Pedagogia - Ação/Reflexão

Pedagogia Contemporânea!
Acordos e Valores!
(Viviane Mosé)


Assisti o vídeo e li a reportagem de Viviane Mosé e retirei falas de reflexão que todo educador-professor precisa se dar conta. 

Refletir e se resolver.

Buscar, contestar, reavaliar e caminhar pedagogicamente para uma prática de mais acordos e valores com a real comunidade familiar-discente.

Viviane Mosé, psicóloga, psicanalista, escritora e apresentadora do programa Liberdade de Expressão, da Rádio CBN, nos apresenta a leitura e releitura  sobre quais são os caminhos que nossa sociedade está tomando e sobre como podemos mudar estes caminhos.
“O humano que somos hoje é complicado, difícil e vive uma crise gravíssima de valores. Temos a obrigação de criar um novo ser humano mais amplo, mais aberto, que aceita e valoriza as diferenças”. 
"O que nos diferencia dos demais animais é que somos seres que não apenas vivem, mas que sabem que estão vivendo, e que o homem é uma espécie que, além de material, é moral. Não aquela moral estabelecida, mas o que ela chamou de capacidade moral". “A moral é um conceito que muda de acordo com a época, mas a capacidade moral é eterna”. “Capacidade moral é criar ‘leis’ para si mesmo, criar contornos e valores, e a liberdade humana é justamente essa capacidade de estabelecer ‘leis’ e limites para si mesmo.”
Segundo Viviane, a tecnologia teve um impacto muito positivo nas nossas vidas, mas não resolveu nossos problemas morais. “A tecnologia juntou as pessoas virtualmente e objetivamente, mas não reuniu moralmente”. 
"Hoje o mundo virtual não é mais apenas um lugar de troca, mas a casa de muitas pessoas, onde elas vivem suas próprias fantasias, e essa perda da noção da realidade é perigosa. “Será que, que o rapaz que matou 12 crianças numa escola do Rio de Janeiro tivesse uma noção mínima de realidade, isso teria acontecido? Nossa cultura e o modo como nós vivemos criaram esse rapaz e, como ele, muitos outros podem surgir”.
Segundo ela, é a instituição mais problemática do mundo: a escola. 
Para Viviane, a escola – que surgiu como um espaço de alegria, de pensamento e, principalmente, de formação humana e estímulo da criação de valores – transformou-se numa instituição que só visa a formação para o mercado de trabalho.
Ela explicou que este modelo surgiu em decorrência da industrialização – que gerou uma urgência por mão de obra – e do regime militar, quando as matérias reflexivas, como filosofia e sociologia, foram retiradas da educação por medo do comunismo. “Há 40 anos, fomos proibidos de pensar. Só que o regime militar não existe mais, nossa sociedade não é mais industrial, mas a escola continua igual: não permitindo pensar, não permitindo viver, e repleta de conteúdos abstratos.”
Viviane faz um convite em forma de provocação: que todos assumam a responsabilidade de transformar a escola em um lugar vivo e alegre, para que as crianças entendam que a educação é um presente, e não uma imposição. 
“A escola, que deveria dar tempo para o aluno pensar, ocupa esse aluno com conteúdos inúteis; a escola, que deveria objetivar o aprendizado, abstrai. 
Precisamos abandonar essa escola abstrata, submetida à disciplina, ao medo e ao mercado de trabalho, e abraçar uma educação submetida à vida, à formação humana e à alegria. E isso não quer dizer abrir mão do conteúdo, mas trabalhar o conteúdo a partir da vida”.

Fontes:
Resultado de imagem para youtube


Para a filósofa Viviane Mosé, a escola contemporânea precisa saber ensinar o aluno do século 21 a aprender a aprender por Davi Lira - 9 de setembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!Deixe seu comentário.
É muito importante e faz diferença!
Conte comigo!
Obrigada pela visita!

Arquivo de POSTAGENS:

EU em ENTREVISTA- Educadores Multiplicadores!

Mimo no BONIFRATI...



Usando a criatividade,
todo mundo pode pensar diferente.
Que 2 + 2 são dois patinhos.
E até detrás para frente.
Se permitir criar,
Tudo pode mudar.

Seja arte, escrita, música.
Receita, caminho, solução.
O que importa é pôr a mente para funcionar
e dar à luz a imaginação

Melhor ainda, se arriscar.
Tomar coragem e compartilhar.
Deixar vir ao mundo e ao mundo mostrar.

Nada que fica na gaveta,
pode trazer boas coisas para o planeta

Abra a sua caixa secreta.
E mergulhe na mente, a sua biblioteca.
Criar é concretizar ideias.

Linguagem Escrita!

"...a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínsica deve ser despertada. Nelas, a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem".
Vygotsky.

Professores!

A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.

Alegria....alegria!

ALFABETIZAÇÃO

O processo de alfabetizar é apaixonante,
antes de tudo é um ato de amor,
coragem e persistência. Pelo simples e
talvez o mais gratificante fato
de permitir ao ser pensante a liberdade
de construção da sua própria história.






CONSULTE o IDEB 2014.É só clicar no selinho ou no link.Conte comigo!

SELINHOS 2012! Obrigada!

Da amiga Leila Bambino!

Glitter Photos
Ganhei da amiga Claudia! Obrigada.
Glitter Photos
Da amiga GISELA.Obrigada!
Da amiga Viviane,Obrigada!
SELINHO A RECEBER... selo4 Glitter Photos Glitter Photos
Selinho pra você!Glitter PhotosSelinho Amigo a todos os Parceiros do Blog "Educando Com Amor"...
Selinho Compartilhado
da Parceira BIA!
Espaço para Educação
Obrigada Amiga Gracita!
Obrigada Amiga Adriana!

Torcedora FELIZ! Bom D +!

TORCEDORA APAIXONADA!

Vida Divina! Vida Cotidiana!

Kids
See full size image Imagem15 300x183 A ESCOLA DE ATENÇÃO ÀS DIFFERENÇAS

Orar...refletir...imagens que dizem!

ORAÇÃO pela Saúde:
Senhor Deus de amor,Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores,sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a Terra.Amém.






Gratidão e Interação!