Algumas perguntas inquietam os desavisados:
O que é pátria?
O que é civismo?
O que é cidadania?
País, sem sombra de dúvida, carregado pela sublime condição de potencialidade. Afora as críticas sérias e contundentes com relação aos acontecimentos políticos desastrosos dos últimos anos, o Brasil é um país que merece respeito.
Respeito pelo povo que trabalha, sol a sol, na esperança de melhorar de vida. Respeito pelos alunos de nossas escolas e de tantas outras que dedicam seu tempo para adquirir conhecimento e fazer um país e um mundo melhor, onde todos tenham vida. Respeito por um país que, aos poucos, deixa de lado a cultura do “jeitinho” brasileiro e passa a respeitar os valores da paz e da justiça para todas as pessoas.
Cada um de nós, em nossas unidades escolares, sejam pais, alunos, funcionários ou professores, fazemos nosso dia a dia em terras brasileiras, com nossas cores, ritmos e formas, com as músicas que temos, com as diversas bandeiras que erguemos, com a fé que move nossos corações.
A cada dia que acordamos, deveríamos lembrar em nossas orações que vivemos num país bonito, que tem seus problemas, que enfrenta violências e preconceitos de toda ordem, mas que, apesar dos problemas, revela pessoas que sabem agradecer a Deus pela oportunidade de viver aqui e que ajudam, pouco a pouco, a transformar este país num país justo e solidário. A Semana da Pátria é um tempo precioso para lembrar fatos importantes de nossa política; mas é também um tempo importante para que a sala de aula seja espaço de discussão, debates, críticas ao sistema que ainda deixa milhões de brasileiros e brasileiras à margem de uma vida digna, ao contrário de alguns poucos que têm condições de viver e aproveitar a enormidade dos recursos naturais de nosso independente Brasil.
Esta semana, por fim, é tempo também para encorajar nossas crianças e adolescentes ao amor pela sua terra, pelas suas riquezas, pela garra de seu povo. É espaço para que a ecologia esteja em pauta. Precisamos cuidar deste chão, para nós mesmos e para as futuras gerações. A Semana da Pátria abre oportunidades de encontros com nosso chão. O chão que pisamos tem nome, marcas, tem conflitos e conquistas, mas acima de tudo, tem oportunidades para crescimento e para a justiça por todos e para todos.
Que nossos alunos e nós aprendamos a cada dia o valor de nossa gente que batalha, que se esforça, que luta não para ser um país melhor que outros países, mas para ser um país digno e com espaço para acolher os seus próprios filhos e filhas, para que possamos viver nosso cotidiano com a esperança de dias cada vez melhores.
Autor:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!Deixe seu comentário.
É muito importante e faz diferença!
Conte comigo!
Obrigada pela visita!