segunda-feira, abril 08, 2013

Rimas-Atividades


Reuni uma pequena coletânea de atividades para leitura, escrita e trabalhar a consciência fonológica.
Bom proveito! (Rosangela Vali)





Alfabetização e Consciência Fonológica+Atividades

A alfabetização exige recursos e caminhos para nossas crianças se apropriarem e desenvolverem as habilidades de percepção, discriminação auditiva, bem como a composição gráfica de grafema=fonema.
Há algumas crianças que exigem mais tempo, mais treino, mais observação, mais contato com material de estimulação manual, visual e de letramento.
Deste modo no processo de alfabetização nos anos iniciais requer que a consciência fonológica seja trabalhada de forma lúdica para que favoreça  o desenvolvimento no indivíduo das habilidades de percepção e manipulação da estrutura sonora das palavras. Por não ser algo homogêneo, a consciência fonológica apresenta diferentes níveis, ou seja, o nível da consciência de palavras que formam a frase, o da consciência de sílabas e, posteriormente, a consciência de fonemas. Cada um deles pode contribuir para o desenvolvimento dos outros, que por sua vez irão repercutir no aprendizado da leitura e da escrita. Existem muitas maneiras de estimular a consciência fonológica, mas, se o processo for lúdico, o resultado será mais satisfatório.

Jogos com rimas

A sensibilidade às rimas surge com bastante facilidade para a maioria das crianças. Por isso, os jogos com rimas são uma excelente iniciação à criação da consciência fonológica. Por direcionar a atenção das crianças às semelhanças e diferenças entre sons das palavras, esses jogos são uma forma útil de desenvolver a percepção de que a língua não tem apenas significado e mensagem, mas também uma forma física.

Enfatizando a rima por meio do movimento
Materiais:
★ Aparelho de som e CD de músicas infantis rimadas Objetivos:
★ Concentrar a atenção das crianças na rima

O jogo multissensorial é, em geral, um meio valioso de atrair a atenção de crianças pequenas. A tradicional música infantil oferece uma base excelente para experimentar movimentos físicos no ritmo da rima. 
Confira:
1. As crianças sentam-se em círculo com as duas mãos fechadas à frente. 
2. Enquanto todas cantam a música, a pessoa que é a "escolhida" movimentase em torno do círculo e, suavemente, marca com batidas as palavras, primeiro na mão direita, depois na esquerda de cada criança. 
3. Uma criança cuja mão seja batida na última palavra, ou na palavra que rime, de cada verso (ou seja, em uma das palavras "mágicas") deve colocar essa mão nas costas. Assim que esconder ambas as mãos, a criança estará fora.
4. A última que permanecer com uma das mãos ainda à frente, torna-se "a escolhida". Por exemplo: em O sapo não lava o pé, as palavras "mágicas" estão em negrito.
O sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa
Não lava o pé
porque não quer
mas que chulé!
Variação:
Amplie o jogo com outras rimas presentes em parlendas e músicas como Uni, duni, tê, Um, dois, feijão com arroz, Cai, cai, balão, Marcha soldado, entre outras.

Este navio está levando um (a)...
Materiais:
★ Bola ou saquinho com grãos para atirar Objetivos:
★ Ensinar as crianças a responder rapidamente
1. Peça que as crianças sentem-se em círculo. 
2. Para começar o jogo, diga: "O navio está levando um melão". 
3. A seguir, jogue a bola para alguma criança do círculo. Ela deverá pensar em outra carga para o navio levar e que rime com melão, como "o navio estão levando um botão", e jogar a bola de volta para você. 
4. Repetindo sua rima original (o navio está levando um melão), jogue a bola para outra criança, a qual deverá pensar em uma terceira carga (pão, por exemplo). 
5. Continue o jogo até que as crianças não tenham mais rimas. Então recomece com uma nova rima. 
6. Quando as crianças estiverem boas nas rimas, cada uma pode atirar a bola para outra em vez de atirá-la de volta para você.

Jogos com consciência silábica
A existência e a natureza das sílabas são introduzidas pedindo-se às crianças que batam palmas e contem as pulsações de seus próprios nomes. Estendendo esse desafio a uma série de palavras diferentes, o conceito de sílaba é fortalecido e enriquecido nas crianças.

Batendo palmas para os nomes
Objetivos:
★ Apresentar às crianças a natureza das sílabas, fazendo com que batam palmas enquanto contam as sílabas de seus próprios nomes:
1. Quando introduzir essa atividade pela primeira vez, demonstre-a usando vários nomes de tamanhos contrastantes. Pronuncie o primeiro nome de uma das crianças na sala de aula, sílaba por sílaba, enquanto bate palmas, por exemplo, A-na. 
2. Convide as crianças a dizer outros nomes e a bater palmas com você. 
3. Depois de bater palmas para cada nome, pergunte: "Quantas palmas vocês ouviram para esse nome?". Quando as crianças tiverem compreendido, peça que cada uma bata as palmas para o seu próprio nome.
Dica esperta!
Essa atividade pode ser feita com um canto rítmico, como: "Tome, tome, tome / Qual é seu nome?"

A caixa das sílabas
Materiais:
★ Uma caixa com vários objetos ou figuras de vários objetos 
Objetivos:
★ Reforçar a capacidade das crianças de analisar palavras em sílabas
1. Junte uma série de objetos em uma caixa. Certifique-se de que haja objetos cujos nomes tenham diferentes números de sílabas. 
2. Convide um aluno a fechar os olhos, escolher um objeto e, de olhos abertos, nomeá-lo. Por exemplo: "Isto é um lápis". 
3. Todas as crianças deverão repetir o nome do objeto escolhido enquanto acompanham suas sílabas com palmas: lá-pis. 
4. Pergunte quantas sílabas foram ouvidas, cuidando para que ninguém fale rápido demais, antes dos outros.
Variação:
★ Depois que as crianças dominarem bem o jogo, você pode ampliá-lo: 
★ Usando a linha superior de um pequeno quadro, escreva os números 1, 2, 3, 4 e 5, da esquerda para a direita.
★ Peça que uma criança tire uma figura da caixa e, usando o mesmo procedimento dos objetos, bata palmas e conte o número de sílabas. 
★ A seguir, a criança deve colocar o cartão com a figura abaixo do número correspondente no quadro, por exemplo: o cartão com a figura do lápis deverá ser colocada na coluna com o número 2.

Papo de ogro
Materiais:
★ Aparelho de som e CD de músicas infantis rimadas Objetivos:
★ Reforçar a capacidade dos alunos de sintetizar palavras a partir de sílabas separadas

1. Convide todos a sentar em círculo e envolva-os em uma história:
Era uma vez um ogro gentil e pequenino, que adorava das presentes às pessoas. O único problema é que o ogro sempre queria que as pessoas soubessem qual era o presente antes de dá-lo. Mas o ogrozinho tinha uma maneira muito estranha de falar. Se ele fosse falar à criança que o presente era uma bicicleta, ele dizia "bi-ci-cle-ta". Só quando a criança adivinhasse qual era o presente é que ele ficava completamente feliz.
1. Agora, finja ser o ogro e caminhe pela sala, dando um "presente" a cada criança, pronunciando o nome do presente sílaba por sílaba. 
2. Quando a criança adivinhar a palavra, ela deve indicar outra criança para ganhar um presente.

Quer sugestões de jogos e mais atividades de consciência fonológica, visite o outro  blog: www.rosangelavalipsicopedagogia.blogspot.com

Clique no selinho das letrinhas:

sexta-feira, abril 05, 2013

Leitura-Feira e Incentivo

Olá!
Na  cidade das flores, dos príncipes, das bicicletas, da dança,... minha terra natal, tem incentivo à leitura também.
Irei prestigiar com certeza este evento.
Caso você esteja passando por aqui neste período sinta-se acolhido e convidado a conhecer  também!
10ª FEIRA DO LIVRO DE JOINVILLE
(Rosangela Vali)

Sintonize-se aqui!

Oficinas e palestras vão discutir o perfil dos leitores no País e a importância dos professores no universo da leitura. Ligado ao tema deste ano, “Ler é conquistar a liberdade”, será realizado o programa de capacitação “Competência leitora”, com oficinas, palestras e debates voltados a professores, bibliotecários e equipe técnica.
A organizadora do evento, Sueli Brandão, ressalta que é a primeira vez em que ocorre um programa nessa linha, voltado aos educadores. A procura foi tamanha, que a ideia é realizar outra edição em novembro deste ano, principalmente porque são os professores os responsáveis pela indução à leitura das crianças e jovens. “É um estímulo para todos nós”, afirma.

A diretora do Programa Nacional do Livro e da Leitura do Ministério da Cultura, Maria Antonieta Antunes Cunha estará presente  para a palestra “Retratos da leitura no Brasil”. Ela também é professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFGM), com mestrado em educação e doutorado em letras, e participa de diversos projetos de fomento e incentivo à cultura e leitura.

A palestra de Maria Antonieta irá abordar a falta de interesse do brasileiro pela leitura,de jornais, revistas e internet, resultados obtidos na 3ª edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, apresentada  no  ano  passado (disponível na íntegra aqui: http://www.prolivro.org.br/ipl/publier4.0/dados/anexos/2834–10.pdf), única pesquisa em âmbito nacional cujo objetivo é avaliar o comportamento do leitor brasileiro.
Para a pesquisadora, eventos como feiras de livro ajudam muito a aproximar o leitor do livro e dos escritores. “Ajuda a mostrar esse objeto que pode ser um brinquedo, ou pode ser uma abertura para o conhecimento ou para fantasia (no melhor sentido da palavra) e o prazer”, salienta.Confira a programação completa da 10ª Feira do Livro de Joinville:





domingo, março 31, 2013

Fala Multiplicador!

Olá amigos, sou Irivan, idealizador do 
Educadores Multiplicadores. 
 
Hoje, 01/04/2013, estamos dando continuidade a um novo quadro naquele espaço. Estamos nos referindo ao “Fala Multiplicador”, onde um Educador Multiplicador é convidado a participar de uma entrevista. Essa interação nos oportuniza conhecer e aproximar, cada vez mais, os Multiplicadores parceiros.
A entrevistada de hoje é a nossa amiga Rosangela Vali do blog “Rosa.Angel.Aprendizagem”. Lembramos que tem mais entrevistados no Educadores Multiplicadores,confira!

Vamos à entrevista, aproveite!


E.MFale um pouco de você. Quem é Rosangela?
Sou uma pessoa simples que ama a Deus sobre todas as coisas e que procura viver em sintonia de amor e zelo com a família, amigos, profissão e com a nossa mãe natureza.

E.MVocê atua como professora? Conte-nos um pouco do que faz como profissional.
Atualmente atuo como professora na sala de reforço escolar, denominado como Apoio Pedagógico.Atendo crianças dos anos iniciais a partir do segundo ano com dificuldades e defasagens no processo de leitura, escrita e de cálculos matemáticos simples. Faço este trabalho em conjunto com a equipe de especialistas e professores da escola.Atendo as crianças duas vezes na semana, no período de uma hora e meia a duas horas, divididos em dois grupos por dia de no máximo dez alunos em cada. Eles são atendidos no contra-turno. Tenho um dia disponível para planejar,participar de reuniões e realizar encontros com pais e professores.

E.M. Sabemos que a tecnologia é aliada da Educação. Nos últimos anos, temos visto que alguns estados/cidades estão distribuindo tabletes para alunos/professores e equipando as escolas com sala de informática com acesso a internet. Você acha que os alunos e professores estão preparados para tirar proveito destas ferramentas?
Acredito que a tecnologia já se faz presente na maioria das escolas brasileiras. Há atualmente uma grande parcela de professores resistentes a esta ferramenta, talvez por considerarem um desafio novo e com muitos recursos para se apropriarem.Por isso acredito que esta proposta de expandir cada vez mais com materiais de uso coletivo e individual entre professores e alunos requer capacitação, garantir segurança e uso de bom senso para tornar a tecnologia como uma grande aliada na produção do conhecimento.Tenho dois computadores maravilhosos, denominados mesas alfabeto-matemática.São excelentes para o processo de alfabetização e matemática.A tecnologia está aqui,aí em nosso dia a dia.Não podemos ficar alienados.

E.M. Se você não fosse Professora/Educadora, que outra profissão você exerceria?
Com certeza uma comerciante na área de livraria e papelaria.Sou encantada por estas áreas.Confesso, meus pontos fracos, no bom sentido.

E.M. Qual sua opinião sobre o piso salarial do magistério, já aprovado, e o “plano” do Senador Cristóvão Buarque de federalizar a educação básica no Brasil?
Sinceramente, uma vergonha nacional. Professor precisa estudar, se formar, se atualizar sempre e tem nesse descrédito financeiro uma grande desmotivação e consequentemente o desânimo e o afastamento de novos profissionais professores no futuro.Já estamos ficando sem professores em muitas áreas.A sociedade precisa se mobilizar.Escola sem professor não funciona.Federalizar a educação básica não resolve o problema. É só questão do ensino ser prioridade em todas as instâncias.Todos se envolverem e valorizem o ensino como uma das principais prioridades no país.

E.M. Você acha que os profissionais da educação são bem visto pela sociedade? A Sociedade sabe e reconhece o papel desses profissionais?
A sociedade como um todo valoriza e apoia muitas iniciativas na área da educação.Acredito que as famílias podem e devem estar mais próximas dos professores. Falo mais em nível público no qual trabalho há 27 anos.Os filhos na maioria dos casos são colocados sob nossas responsabilidades mais para sermos cuidadores dos mesmos, do que facilitadores e orientadores da aprendizagem acadêmica.

E.M. Você acha que o Professor tem sua parcela de culpa em deixar ou permitir que a sociedade não o valorize?
Penso que sim. Há muitas falas, tendências e divisões entre a própria classe docente.Pessoas preparadas e formadas para serem serem professores e outros não.Ainda somos muito voltados para os saberes dentro da escola.Precisamos mostrar resultados que beneficiem e a sociedade perceba a diferença que a educação faz para todos. Aposto em projetos em conjunto com as comunidades locais.Pais,professores e alunos falando a mesma linguagem e alcançando resultados positivos.Aprender com significado.

E.M. Os governos sabem o deve ser feito para melhor a educação no País: Valorizar os profissionais da educação, oferecer os recursos disponíveis e assistência pedagógica para um bom aprendizado. Em sua opinião, por que eles não fazem?
Falta de vontade política em querer um povo mais leitor, mais culto, mais preparado e exigente de seus direitos e não tão somente cumpridor de seus deveres como cidadãos.

E.M. “Comenta-se que, os professores não comungam das mesmas opiniões, principalmente, quando é para fazer greve e paralisações, disseminando a ideia de que a classe de professores é desunida”. O que você pensa a respeito?
Já fiz paralisações, greves.Atualmente não comungo mais dessas iniciativas.Respeito quem opta,mas na minha opinião os resultados e alcançados são mínimos.Falo com base na minha realidade.Penso que precisamos encontrar outros caminhos para nos valorizarem, começando por nós mesmos.Aposto no diálogo sempre.

E.M. Como você gostaria que fosse o ambiente escolar, especialmente, a sala de aula? O que ela, sala de aula, deveria ter para que o trabalho (de educar) fosse melhor aproveitado?
Um espaço aconchegante, acolhedor, com materiais de leitura, jogos e outros que deixem a criança com curiosidade e vontade de aprender.Dinamizar com trabalhos em grupos.

E.M. Em sua opinião, qual a razão para tanta violência na escola? Qual o real motivo (sua opinião) para com o desrespeito enfrentado pelos professores durante as aulas?
A estrutura familiar em crise.Muitas separações, mãe precisando trabalhar fora, os filhos a mercê de outros, que ficam carentes de valores e modelos positivos dos pais ou responsáveis. Tempo mínimo de convivência com qualidade entre eles.

E.M. Algumas escolas estão sem segurança e sem liberdade de “punir” o aluno quando necessário, de maneira rígida, porém educativa. O que você pensa sobre o projeto de lei que puni o aluno quando agredir o professor/educador? 
Já que há falta de limites, é preciso dar um basta no que está acontecendo. Nesses casos de violência, o aluno está manifestando que algo não está bem. Chamar os responsáveis e cobrar uma posição também deve fazer parte do processo.Punir só não basta. Medidas sócio-educativas também devem ser aplicadas.

E.MO que a motivou a criar um blogue? Qual a finalidade dele?
O incentivo de minha enteada,madrinha do blogue e a finalidade de torná-lo uma ferramenta de trabalho para mim e estendê-la para outros interessados na área da aprendizagem escolar e afins.

E.M. O que você mais gosta na arte de blogar? Qual a parte mais difícil?
Gosto do aprendizado,da pesquisa de conteúdos e atividades na minha área de atuação, da interatividade com pessoas iluminadas e de diferentes áreas.
A parte mais difícil é conciliar tempo real com o virtual e interagir mais com todos que visitam e seguem o blogue.

E.M. Seu blogue proporciona parcerias entre blogs, certo? Qual a forma de divulgação que mais gosta de usar para divulgar seu blogue?
Visitando os blogues conhecidos, conhecendo outros, divulgando e participando de blogues que divulgam blogues.

E.MO que você acha das boas parcerias entre blogues?
Positivo e de muita valia para fazer amizades e trocas de experiências.

E.MOnde você busca inspiração para elaborar suas postagens? Que fontes você costuma pesquisar para embasar suas postagens?
A inspiração está no trabalho como professora alfabetizadora e os desafios com os alunos que precisam de mais estratégias e compreensão de suas dificuldades para se superarem e poderem aprender. Fontes são leituras variadas na NET, em acervo próprio de livros e nas minhas próprias experiências pedagógicas.

E.MSe você puder nos contar, quais são seus projetos profissionais para 2013?
Aprender sempre e criar um espaço pedagógico particular para atender crianças que precisam de reforço e acompanhamento pedagógico especializado.

E.M. Quais são os projetos para o seu blogue? Você tem outros blogues, quais?
Torná-lo mais interativo, multiplicador de informações e fonte de pesquisa. Eu tenho o blogue Psicopedagogia em Ação (www.rosangelavalipsicopedagogia.blogspot.com) e o mais recente MAGIArte Encantos (www.rosangelamagiarte.blogspot.com), o qual aproveito para que fosse divulgado aqui no Educadores Multiplicadores, no tema Artes.Fico na expectativa e no aguardo.

E.MDeixe dicas para os Multiplicadores de como um(a) blogueiro(a) deve fazer e do que não deve fazer para ter um bom blogue.
Um blogueiro deve construir um blogue sobre um tema que goste e torná-lo mais significativo para si e para outras pessoas que estejam afim.Seguir outros blogues e participar dos mesmos.O que não se deve fazer é não ter tempo e um tema definido.Só pedir amigos seguidores e não seguí-los. Postar temas de outros, sem dar os devidos créditos.

E.M. Deixe seus agradecimentos aos seus leitores e seguidores.
A Deus sou grata pela oportunidade de fazer parte deste mundo virtual que torna o real tão mais significativo e feliz.
Obrigada professores e educadores!
Obrigada seguidores!
Obrigada visitantes!
Contem sempre comigo!
Rosangela L. S. Vali

Queremos agradecer a você, Multiplicadora Rosangela, pela entrevista. Dizer que desde o início das atividades no E.M., você tem sido uma das parceira mais atuante e que tem contribuído bastante para o crescimento e divulgação do Educadores Multiplicadores.
Deixo também convites aos professores e profissionais da educação, que tenham blog com conteúdos voltado para a educação, a fazerem parte da família Educadores Multiplicadores.

Muito obrigado a você e aos seus leitores

Arquivo de POSTAGENS:

EU em ENTREVISTA- Educadores Multiplicadores!

Mimo no BONIFRATI...



Usando a criatividade,
todo mundo pode pensar diferente.
Que 2 + 2 são dois patinhos.
E até detrás para frente.
Se permitir criar,
Tudo pode mudar.

Seja arte, escrita, música.
Receita, caminho, solução.
O que importa é pôr a mente para funcionar
e dar à luz a imaginação

Melhor ainda, se arriscar.
Tomar coragem e compartilhar.
Deixar vir ao mundo e ao mundo mostrar.

Nada que fica na gaveta,
pode trazer boas coisas para o planeta

Abra a sua caixa secreta.
E mergulhe na mente, a sua biblioteca.
Criar é concretizar ideias.

Linguagem Escrita!

"...a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínsica deve ser despertada. Nelas, a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem".
Vygotsky.

Professores!

A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.

Alegria....alegria!

ALFABETIZAÇÃO

O processo de alfabetizar é apaixonante,
antes de tudo é um ato de amor,
coragem e persistência. Pelo simples e
talvez o mais gratificante fato
de permitir ao ser pensante a liberdade
de construção da sua própria história.






CONSULTE o IDEB 2014.É só clicar no selinho ou no link.Conte comigo!

SELINHOS 2012! Obrigada!

Da amiga Leila Bambino!

Glitter Photos
Ganhei da amiga Claudia! Obrigada.
Glitter Photos
Da amiga GISELA.Obrigada!
Da amiga Viviane,Obrigada!
SELINHO A RECEBER... selo4 Glitter Photos Glitter Photos
Selinho pra você!Glitter PhotosSelinho Amigo a todos os Parceiros do Blog "Educando Com Amor"...
Selinho Compartilhado
da Parceira BIA!
Espaço para Educação
Obrigada Amiga Gracita!
Obrigada Amiga Adriana!

Torcedora FELIZ! Bom D +!

TORCEDORA APAIXONADA!

Vida Divina! Vida Cotidiana!

Kids
See full size image Imagem15 300x183 A ESCOLA DE ATENÇÃO ÀS DIFFERENÇAS

Orar...refletir...imagens que dizem!

ORAÇÃO pela Saúde:
Senhor Deus de amor,Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores,sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a Terra.Amém.






Gratidão e Interação!