sábado, outubro 29, 2011

Quando gira o mundo...


RODA DA IMAGINAÇÃO
Laura Monte Serrat Barbosa

Roda movimenta a água,
Gera energia, faz o alimento;
Gira, leva o homem, deixa a mágoa
Na mulher em sofrimento.
Roda ciranda pessoas,
Enlaça as mãos pela canção,
Fabrica memórias boas,
Amansa a alma, traz emoção.
Movimento circular espiralado,
Roda leitura, roda conversa;
Aro na mão do namorado,
Roda a poesia e o verso.
Roda que abre e fecha,
Que diminui e aumenta,
Alvo que recebe a flecha,
Roda do vento que venta,
Roda, tortura, agonia,
Roda que move a bicicleta,
Sem óleo, range a melodia,
Roda no pé do atleta.
Roda da sorte, roda da vida,
Roleta da morte, juventude perdida.
Roda que roda a criança,
Na escola ou para adoção.
Roda, movimenta a lembrança
E dá asas à imaginação.

sexta-feira, outubro 28, 2011

Cérebro-mente-vida!


A MENTE APAGA REGISTROS DUPLICADOS 
Por Airton Luiz Mendonça 
(Artigo do jornal O Estado de São Paulo) 
O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos. 

Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio.... você começará a perder a noção do tempo.. 

Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea. 

Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol. 

Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar: 

Nosso cérebro é extremamente otimizado.
 

Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho.
 

Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia.
 

Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade.
 

Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo. 

É quando você se sente mais vivo.
 

Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e 'apagando' as experiências duplicadas. 

Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente. 

Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo.

Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo. 

Como acontece?
 
Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente); O cérebro já sabe qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa , no lugar de repetir realmente a experiência). 

Ou seja, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa são apagados de sua noção
 de passagem do tempo. 

Quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida. 

Conforme envelhecemos as coisas começam a se repetir - as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações, -.... enfim... as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo. 

Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década. 

Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a...
 

ROTINA
 

A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos. 

Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M (Mude e Marque).
 

Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou
 registros com fotos. 

Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire férias sempre e, preferencialmente, para um lugar quente, um ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas.


Tenha filhos (eles destroem a rotina) e sempre faça festas de aniversário para eles, e para você (marcando o evento e diferenciando o dia). 

Use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais. 


Faça festas de noivado, casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-foras, participe do aniversário de formatura de sua turma, visite parentes distantes, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo, deixe a barba, tire a barba, compre enfeites diferentes no Natal, vá a shows, cozinhe uma receita nova, tirada de um livro novo. 

Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor, faça diferente.
 

Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes. 

Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes. 

Seja diferente.
 

Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu marido, esposa ou amigos para outras cidades ou países, veja outras culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos... em outras palavras... V-I-V-A. !!!
 

Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo. 

E se tiver a sorte de estar casado(a) com alguém disposto(a) a viver e buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e muito mais v-i-v-o... do que a maioria dos livros da vida que existem por aí. 

Cerque-se de amigos.
 

Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes, com religiões diferentes e que gostam de comidas diferentes. 

Enfim, acho que você já entendeu o recado,
 não é? 

Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção, rituais e vida. 



E
 S CR EVA em tAmaNhosdiFeRenTes em CorES di fE rEntEs ! 

CRIE, RECORTE, PINTE, RASGUE, MOLHE, DOBRE, PICOTE, INVENTE, REINVENTE.... 

V I V A !!!

quinta-feira, outubro 27, 2011

Tabuadas-Múltiplos-Fatos Básicos da Multiplicação

    

Tabuada de multiplicação











 STOP DA MATEMÁTICA

Essa é uma ótima sugestão para realizar com os alunos e incentivá-los a estudar tabuada...

Pode ser feita em grupo e cada grupo terá um vencedor, assim os vencedores cuidam para que os outros não continuem escrevendo e isso estimulará o estudo da tabuada, já que os alunos querem vencer.




Atendendo a pedidos, aí vai como vc pode jogar com seus alunos:

Vc provavelmente conhece o JOGO STOP que fazemos com letras. Na parte de cima, onde especificamos os temas, está colocada a tabuada, e separamos em colunas.


Depois, a cada nova rodada, um número é sorteado, por exemplo o número 8. A partir desse momento, você terá um tempo determinado paramultiplicar esse número por cada um da coluna .

O primeiro que preencher as colunas, deverá pedir STOP! e todos os outros não poderão escrever mais nada. Quem preencheu, preencheu.

Agora vamos corrigir as contas com as dos demais jogadores.Nesse caso não se perde ponto já que todos os resultados devem ser iguais, então todos ganham 10 pontos. Se errar perde 5 pontos do que já ganhou!

Somam-se os pontos de cada um na rodada e esses pontos vão para o ranking do STOP!.

Vence quem fizer o maior número de pontos!. Esse jogo estimula estudar e conhecer a tabuada.

Com os menores pode ser feitos com os fatos da Adição.

Tabuada de Parede

















Agora, é você que vai completar:

a) 1 vezes 2 é igual a f) 6 vezes 2 é igual a 
b) 2 vezes 2 é igual a g) 7 vezes 2 é igual a
c) 3 vezes 2 é igual a h) 8 vezes 2 é igual a 
d) 4 vezes 2 é igual a i) 9 vezes 2 é igual a 
e) 5 vezes 2 é igual a j) 10 vezes 2 é igual a 

gora, é você que vai completar:

a) 1 vezes 2 é igual a f) 6 vezes 2 é igual a 
b) 2 vezes 2 é igual a g) 7 vezes 2 é igual a
c) 3 vezes 2 é igual a h) 8 vezes 2 é igual a 
d) 4 vezes 2 é igual a i) 9 vezes 2 é igual a 
e) 5 vezes 2 é igual a j) 10 vezes 2 é igual a 


2) Vamos completar ? 

a)   x 2 = 0f)    x 2 = 18 
b)   x 2 = 8g)   x 2 = 20 
c)   x 2 = 14h)   x 2 = 2 
d)   x 2 = 16 i)    x 2 = 10 
e)   x 2 = 12 j)    x 2 = 4 


3) Vamos colocar o sinal de + ou de x, de acordo com o resultado

a)2  1 = 2 g) 2  5= 7 
b) 2 5 = 10  h) 2  1= 3 
c) 2 9= 11i) 2    4= 8 
d) 2  6= 8 j) 2  3= 6
e) 2 7= 9 l) 2  8= 10
f) 2  7= 14  m) 2  3= 5 


4) Você tem as seguintes fichas numeradas:

  2   

  4   

   6  

   8  

  10 

  12 

  14 

  16 

  18 

Quais delas você usaria para dar o resultado correto das multiplicações a seguir?

a) 3 x 2  
b) 2 x 2  
c) 8 x 2  
d) 5 x 2  
e) 1 x 2  
f) 9 x 2  



Arquivo de POSTAGENS:

EU em ENTREVISTA- Educadores Multiplicadores!

Mimo no BONIFRATI...



Usando a criatividade,
todo mundo pode pensar diferente.
Que 2 + 2 são dois patinhos.
E até detrás para frente.
Se permitir criar,
Tudo pode mudar.

Seja arte, escrita, música.
Receita, caminho, solução.
O que importa é pôr a mente para funcionar
e dar à luz a imaginação

Melhor ainda, se arriscar.
Tomar coragem e compartilhar.
Deixar vir ao mundo e ao mundo mostrar.

Nada que fica na gaveta,
pode trazer boas coisas para o planeta

Abra a sua caixa secreta.
E mergulhe na mente, a sua biblioteca.
Criar é concretizar ideias.

Linguagem Escrita!

"...a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínsica deve ser despertada. Nelas, a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem".
Vygotsky.

Professores!

A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.

Alegria....alegria!

ALFABETIZAÇÃO

O processo de alfabetizar é apaixonante,
antes de tudo é um ato de amor,
coragem e persistência. Pelo simples e
talvez o mais gratificante fato
de permitir ao ser pensante a liberdade
de construção da sua própria história.






CONSULTE o IDEB 2014.É só clicar no selinho ou no link.Conte comigo!

SELINHOS 2012! Obrigada!

Da amiga Leila Bambino!

Glitter Photos
Ganhei da amiga Claudia! Obrigada.
Glitter Photos
Da amiga GISELA.Obrigada!
Da amiga Viviane,Obrigada!
SELINHO A RECEBER... selo4 Glitter Photos Glitter Photos
Selinho pra você!Glitter PhotosSelinho Amigo a todos os Parceiros do Blog "Educando Com Amor"...
Selinho Compartilhado
da Parceira BIA!
Espaço para Educação
Obrigada Amiga Gracita!
Obrigada Amiga Adriana!

Torcedora FELIZ! Bom D +!

TORCEDORA APAIXONADA!

Vida Divina! Vida Cotidiana!

Kids
See full size image Imagem15 300x183 A ESCOLA DE ATENÇÃO ÀS DIFFERENÇAS

Orar...refletir...imagens que dizem!

ORAÇÃO pela Saúde:
Senhor Deus de amor,Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores,sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a Terra.Amém.






Gratidão e Interação!