sexta-feira, fevereiro 10, 2012

Para alfabetizar e avaliar





A sondagem

A sondagem é um dos recursos de que você dispõe para conhecer as hipóteses que os alunos ainda não alfabetizados possuem sobre a escrita alfabética e o sistema de escrita de uma forma geral. Ela também representa um momento no qual os alunos têm a oportunidade de refletir sobre aquilo que escrevem, com sua ajuda.
A realização periódica de sondagens é também um instrumento para seu planejamento, pois permite que você avalie e acompanhe os avanços da turma com relação à aquisição da base alfabética, além de lhe fornecer informações preciosas para o planejamento das atividades de leitura e de escrita, assim como para a definição das parcerias de trabalho entre os alunos (agrupamentos) e para que você faça boas intervenções no grupo.
Mas o que é uma sondagem? É uma atividade de escrita que envolve, num primeiro momento, a produção espontânea pelos alunos de uma lista de palavras sem apoio de outras fontes escritas. Ela pode ou não envolver a escrita de frases simples. É uma situação de escrita que deve, necessariamente, ser seguida da leitura pelo aluno daquilo que ele escreveu. Por meio da leitura, você poderá observar se o aluno estabelece ou não relações entre aquilo que ele escreveu e aquilo que ele lê em voz alta, ou seja, entre a fala e a escrita.
É importante que sejam realizadas sondagens avaliativas logo no início do ano, em fevereiro, em abril e no final de junho. Assim, ao longo do primeiro semestre letivo, será possível analisar o processo de alfabetização dos alunos em três momentos diferentes. Entretanto, para fazer uma avaliação mais global das aprendizagens da turma, é interessante recorrer a outros instrumentos – inclusive a observação diária dos alunos –, pois a atividade de sondagem representa uma espécie de retrato do processo do aluno naquele momento. E como esse processo é dinâmico e na maioria das vezes evolui muito rapidamente, pode acontecer de, apenas alguns dias depois da sondagem, os alunos terem avançado ainda mais.
Os critérios de definição das palavras que farão parte das atividades de sondagem são:

* As palavras devem fazer parte do vocabulário cotidiano dos alunos, mesmo que eles ainda não tenham tido a oportunidade de refletir sobre a representação escrita dessas palavras. Mas não devem ser palavras cuja escrita tenham memorizado.
* A lista deve contemplar palavras que variam na quantidade de letras, abrangendo palavras monossílabas, dissílabas etc.
* O ditado deve ser iniciado pela palavra polissílaba, depois pela trissílaba, pela dissílaba e, por último, pela monossílaba. Esse cuidado deve ser tomado porque, no caso de as crianças escreverem segundo a hipótese do número mínimo de letras, poderão recusar-se a escrever se tiverem de começar pelo monossílabo.
* Evite palavras que repitam as vogais, pois isso também pode fazer com que as crianças entrem em conflito – por causa da hipótese da variedade – e também se recusem a escrever.
* Após o ditado da lista, dite uma frase que envolva pelo menos uma das palavras da lista, para poder observar se os alunos voltam a escrever essa palavra de forma semelhante, ou seja, se a escrita dessa palavra permanece estável mesmo no contexto de uma frase.
* Pode ser organizada, por exemplo, uma lista de alimentos que se compram na padaria:

MORTADELA
PRESUNTO
QUEIJO
PÃO
O MENINO COMEU QUEIJO

Dicas para o encaminhamento da sondagem

* As sondagens deverão ser feitas no início das aulas (em fevereiro), início de abril, final de junho, ao final de setembro e ao final de novembro.
* Ofereça papel sem pauta para as crianças, pois assim será possível observar o alinhamento e a direção da escrita dos alunos.
* Se possível, faça a sondagem com poucos alunos por vez, deixando o restante da turma envolvido com outras atividades que não solicitem tanto sua presença (a cópia de uma cantiga, a produção de um desenho etc.). Se necessário, peça ajuda ao diretor ou a outra pessoa que possa lhe dar esse suporte.
* Dite normalmente as palavras e a frase, sem silabar.
* Observe as reações dos alunos enquanto escrevem. Anote aquilo que eles falarem em voz alta, sobretudo o que eles pronunciarem de forma espontânea (não obrigue ninguém a falar nada).
* Quando terminarem, peça para lerem aquilo que escreveram. Anote em uma folha à parte como eles fazem essa leitura, se apontam com o dedo cada uma das letras ou não, se associam aquilo que falam à escrita etc.
* Faça um registro da relação entre a leitura e a escrita. Por exemplo, o aluno escreveu k B O e associou cada uma das sílabas dessa palavra a uma das letras que escreveu. Registre:

k B O

(PRE) (SUN) (TO)

* Pode acontecer que, para PRESUNTO, outro aluno registre BNTAGYTIOAMU (ou seja, utilize muitas e variadas letras, sem que seu critério de escolha dessas letras tenha alguma relação com a palavra falada). Nesse caso, se ele ler sem se deter em cada uma das letras, anote o sentido que ele usou nessa leitura.

Por exemplo:
----------------→
BNTAGYTIOAMU


* Se algum aluno se recusar a escrever, ofereça-lhe letras móveis e proceda da mesma maneira.







Fonte: São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Ler e escrever: guia de planejamento e orientações didáticas; professor alfabetizador – 1a série / Secretaria da Educação, Fundação para o Desenvolvimento da Educação; adaptação do material original, Claudia Rosenberg Aratangy, Rosalinda Soares Ribeiro de Vasconcelos. - São Paulo: FDE, 2008.


EXEMPLO - Um modelo da minha prática pedagógica.

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Escola___________________________________________________________________
Aluno(a):_________________________________________________________________
Professora:_______________________________________________________________
Data:____/____/2012


SALA  DE APOIO PEDAGÓGICO 
 Sondagem Inicial - Nível de Escrita
2º Ano
  

1- Escreva do seu jeito, os nomes dos desenhos:


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__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________


__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________

 Agora escreva a  frase que a professora falar:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Escreva as letras do alfabeto que você lembra:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Professor(a)!
Sugestões -Escolher e ditar somente uma frase.
Importante: Ditar as palavras e as frases sem silabar. 

1- O caderno está na mochila.
2- A régua caiu do penal.
3- O menino usou a lapiseira.
4- O giz ficou pequeno.
5- A professora viu o meu caderno.

Fonte:
Professora: Rosangela Lucineia Scheuer Vali 
Sala de Apoio Pedagógico - Fevereiro de 2012

quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Cartão lindo de VIVER. Ideia Maravilhosa!

Quero agradecer a DEUS e amiga Valéria pelo presente de vida,emoção, alegria que pude proporcionar virtualmente e chegar as mãos de alguém tão especial, o nosso amigo   
LUIZ ANTÔNIO. 
Valéria
você foi o anjo que nos levou  
a esse momento de encontro...de imagens...de amor!
Que Deus possa nos iluminar sempre 
com belas iniciativas e realizações como essa!
Parabéns amiga!
Felicidades para todos! 
Um beijo especial para você Luiz  Antônio 
e todos seus amigos.
Fiquem com Deus!

O blog da amiga Valéria é
Confira todo o trabalho realizado por ela.
É lindo de viver!

terça-feira, fevereiro 07, 2012

Selinho em Corrente!

Ganhei este selinho da super amiga Karla Kairone 
e repasso para 10 amigas, parceiras de blogs:
http://paraisodoeducando.blogspot.com/
http://profkathiabazoni.blogspot.com/
http://mariareciclona.blogspot.com/
http://abcdaproerika.blogspot.com/
http://conectmar.blogspot.com/
http://amigosdaliteraturainfantil.blogspot.com/
http://atividadesdiversasclaudia.blogspot.com/
http://professoraedylene.blogspot.com/
http://rejanebruck.blogspot.com/
http://cantinhodamami.blogspot.com/

Eva Furnari - Mundo dos Trocadilhos

                                   

                                portaldoprofessor.mec.gov.br


Realizei a atividade de leitura e de escrita do texto
“Você troca?” de Eva Furnari 
com a classe de QUARTO ANO.
Todos amaram e pediram BIS!
Passos da aula:
Atividade:Hora da Leitura pela Professora
1-Inicialmente questionei se alguém já tinha conhecimeno dos textos da autora. 
2-Destaquei a capa, biografia da autora e li para os alunos.É uma biografia que faz a criança viajar no mundo da imaginação, da sua própria identidade, da  rotina  e da relação que faz com consigo mesma. 
Você Troca? (Eva Furnari)


Você troca um gato contente

Por um pato com dente?



Você troca um canguru de pijama

Por um urubu na cama?



Você troca um coelho de chinelo

Por um joelho de cogumelo?



Você troca um leão sem dente

Por um dragão obediente?



Você troca um ratinho de camisola
Por um passarinho na gaiola?

Você troca uma taturana molhada
Por uma banana descascada?

Você troca um espião com preguiça
Por um ladrão de salsicha?

Você troca um tutu de feijão
Por um tatu de calção?

Você troca um rato assustado
Por um gato amarrado?

Você troca um lobinho delicado
Por um Chapeuzinho malvado?

Você troca um pinguim fantasiado
Por um patim alucinado?

Você troca um mamão bichado
Por um bichão mimado?

Você troca um gato de bota
Por um sapo boboca?

Você troca um varal de feiticeira
Por um final de brincadeira?


Fonte do texto:

 http://vamoseducar.blogspot.com/2009/06/voce-troca-eva-furnari.html 


Registro aqui sugestões bem interessantes que encontrei para trabalhar com esse texto:


COMENTÁRIOS SOBRE A OBRA:
Com seu traço gaiato e divertido, Eva Furnari propõe as mais exóticas e hilariantes trocas, brincando com as palavras — na tradição dos trocadilhos e também com a reputação de clássicos personagens (como o lobinho delicado e o chapeuzinho malvado). O texto resulta extremamente expressivo, ainda que simples, muito adequado aos que se iniciam na leitura, pois a cada duas páginas a criança tem um texto completo que, enriquecido pelas ilustrações, diverte e satisfaz sua expectativa de leitor. Não há uma narrativa, uma trama a ser seguida, apenas quadros que estimulam a criatividade dos pequenos. Qual deles não gostará de propor sua troca também?

Áreas envolvidas: Língua Portuguesa, Educação Artística
Temas Transversais: Pluralidade cultural
Público-alvo: Leitor iniciante


Pós Leitura:

1. Observem juntos que as trocas têm por base palavras que retomam sílabas ou sons de outras. Releiam cada troca fazendo um levantamento das repetições. Uma sugestão é fazer na lousa um quadro a ser completado no curso da leitura, por exemplo:
GATO CONTENTE PATO COM DENTE

CANGURU DE PIJAMA URUBU NA CAMA

LEÃO SEM DENTE DRAGÃO OBEDIENTE
E assim por diante.

2.Observem juntos cada ilustração, o que elas e a moldura dizem. A seguir faremos sugestões apenas para alguns dos quadros, mas todos eles merecem um trabalho de observação e discussão.



3. Na primeira troca (“o gato contente” / “pato com dente”), observem juntos o que as ilustrações dizem e discuta com os alunos:

por que é que o gato está contente? O que é que ele está fazendo? Quem é que entrou “de bicão” na vida do gato? O que o Sol parece estar sentindo? E o pato? Pato tem dente mesmo? O queas molduras desenharam para o pato?

4. Proponha que imaginem e depois desenhem ou escrevam: como seria um cachorro contente? E uma galinha contente?
(Sugestão: querendo estender este assunto, apresente-lhes depois o livro O sanduíche da Maricota, de Avelino Guedes, Editora Moderna, que traz com muita graça os hábitos alimentares dos bichos.)

5. Pergunte-lhes: Vocês trocariam um “leão sem dente” por um “dragão obediente”? Qual deles vocês prefeririam como animal de estimação?

6. E o “Chapeuzinho malvado”? Como será ela? Pergunte se gostariam de trocar a história tradicional do Chapeuzinho delicado e o lobo malvado por essa outra. Como ficaria essa história? Proponha que criem um texto coletivo imaginando essa nova trama.
Importante: o registro pode ser feito por você ou revezando os“escribas” na lousa. É aconselhável que criem primeiro o texto oralmente, para evitar repetições ou incoerências.

7. E o “gato de bota”? Será que ele só tem uma bota? Onde foi parar a outra? Verifique se eles conhecem a história do Gato de Botas. Leia-a para eles ou peça que a contem, cada um um trecho. Será que um gato só com um único pé de bota consegue realizar as proezas do gato que calçava os dois pés? E esse “sapo boboca”? Será “o cururu da beira do rio” ou algum príncipe desencantado?

8.Veja se perceberam que a troca “um final de brincadeira por um varal de feiticeira” é adequada para o final da brincadeira, isto é, do livro. Proponha que desenhem outros varais. Como seria um varal de palhaços? E o de um super-herói?

9. Proponha que inventem uma troca para a ilustração da página de introdução. Observem que essa maçã já apareceu na capa tentando abocanhar a minhoca. Esperem: mas não houve uma troca? Quem corre atrás da maçã não é a minhoca? A frase poderia ficar assim:  Uma maçã devorada por uma minhoca apavorada.

10. Organize-os em duplas e proponha que um invente uma troca e o outro a ilustre. Depois, já que estamos brincando de trocas, trocam-se os papeis.

11. Proponha que troquem as palavras das trocas, compondo outras trocas absurdas. Algumas podem ficar bem engraçadas, por exemplo:

Um ratinho na gaiola por um passarinho de camisola
Um tutu no calção por um tatu no feijão
Um mamão mimado por um bichão bichado e assim por diante. Não esqueça de pedir que ilustrem as novas trocas.

12. Aproveite essa época de “trocas” e traga para a classe alguns classificados de jornais ou revistas anunciando trocas. Analisem juntos a estrutura desse tipo de texto. Depois organizem uma feira de trocas. Cada um deve trazer de casa um objeto (um brinquedo, um livro, etc.) que queira trocar e escrever seu anúncio dizendo também com o que gostaria de trocar. No dia da feira, afixem os anúncios num mural e exponham os objetos.

LEIA MAIS...

1. DA MESMA AUTORA
• O amigo da bruxinha — Editora Moderna, São Paulo
• Travadinhas — Editora Moderna, São Paulo
• Filó e Marieta — Edições Paulinas, São Paulo
• Violeta e Roxo — Quinteto Editorial, São Paulo

2. SOBRE O MESMO GÊNERO
• Não confunda — Eva Furnari, Editora Moderna, São Paulo



Arquivo de POSTAGENS:

EU em ENTREVISTA- Educadores Multiplicadores!

Mimo no BONIFRATI...



Usando a criatividade,
todo mundo pode pensar diferente.
Que 2 + 2 são dois patinhos.
E até detrás para frente.
Se permitir criar,
Tudo pode mudar.

Seja arte, escrita, música.
Receita, caminho, solução.
O que importa é pôr a mente para funcionar
e dar à luz a imaginação

Melhor ainda, se arriscar.
Tomar coragem e compartilhar.
Deixar vir ao mundo e ao mundo mostrar.

Nada que fica na gaveta,
pode trazer boas coisas para o planeta

Abra a sua caixa secreta.
E mergulhe na mente, a sua biblioteca.
Criar é concretizar ideias.

Linguagem Escrita!

"...a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínsica deve ser despertada. Nelas, a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem".
Vygotsky.

Professores!

A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.

Alegria....alegria!

ALFABETIZAÇÃO

O processo de alfabetizar é apaixonante,
antes de tudo é um ato de amor,
coragem e persistência. Pelo simples e
talvez o mais gratificante fato
de permitir ao ser pensante a liberdade
de construção da sua própria história.






CONSULTE o IDEB 2014.É só clicar no selinho ou no link.Conte comigo!

SELINHOS 2012! Obrigada!

Da amiga Leila Bambino!

Glitter Photos
Ganhei da amiga Claudia! Obrigada.
Glitter Photos
Da amiga GISELA.Obrigada!
Da amiga Viviane,Obrigada!
SELINHO A RECEBER... selo4 Glitter Photos Glitter Photos
Selinho pra você!Glitter PhotosSelinho Amigo a todos os Parceiros do Blog "Educando Com Amor"...
Selinho Compartilhado
da Parceira BIA!
Espaço para Educação
Obrigada Amiga Gracita!
Obrigada Amiga Adriana!

Torcedora FELIZ! Bom D +!

TORCEDORA APAIXONADA!

Vida Divina! Vida Cotidiana!

Kids
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Orar...refletir...imagens que dizem!

ORAÇÃO pela Saúde:
Senhor Deus de amor,Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores,sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a Terra.Amém.






Gratidão e Interação!