Na natureza existem algumas plantas que vivem em solos pobres em nutrientes. Por esse motivo, elas precisam complementar a alimentação capturando alguns seres vivos e absorvendo os nutrientes dele. É o caso das plantas carnívoras.
Cada espécie de planta carnívora tem a sua maneira de capturar um ser vivo. A espécie Dioneia, por exemplo, possui folhas diferentes que exalam um cheiro que atrai suas presas. Quando a presa pisa em suas folhas, automaticamente a planta as fecha não deixando o animalzinho sair.
Dioneia, uma das espécies de plantas carnívoras
Outra espécie de planta carnívora é a Nepenthes, muito conhecida como jarrinha, por ter a forma de um jarro. Essa planta tem cores vivas e um líquido açucarado em seu interior que atrai muitos insetos. Quando os insetos entram nesse jarro, caem dentro da planta e são transformados em nutrientes.
Nepenthes, outra espécie de planta carnívora
Muito boa a explicação ,e de um entendimento muito simples para que as crianças entendam esse processo da fotossíntese.Parabêns
ResponderExcluirOi rosangela!
ExcluirTambém gostei e usei parte deste material ano passado quando lecionei para o quarto ano.Que bom possa aproveitar. fico feliz.Abraço!