Educação Holística é uma filosofia de educação, dentro do pensamento holístico, que se baseia na propriedade em que cada pessoa encontra identidade, significado e propósito de vida através de conexões com a comunidade, com o mundo natural, e valores espirituais tais como a paz e compaixão.
A Educação Holística tem o objetivo de inspirar a reverência intrínseca pela vida e pela paixão de aprender. Essa é uma definição dada por Ron Miller, fundador do jornal Holistic Education Review (atualmente nomeado como Encounter: Education for Meaning and Social Justice) . O termo educação holistica é frequentemente referido como o mais democrático e humanista no campo de educação alternativa.
Robin Ann Martin (2003) descreve uma situação mais ampla, "Nos seus níveis gerais, o que difere a educação holística das outras formas de educação são seus objetivos e metas, sua atenção para o aprendizado experimental e na significância que isso se coloca nos relacionamentos e nos valores humanos nos arredores do aprendizado".
A concepção de Holismo refere-se a ideia de que toda propriedade de um dado sistema em qualquer campo de estudo não pode ser determinada ou explicada pela soma das partes dos seus componentes.
A palavra Holismo – vem do grego holon – significa inteiro, integral, totalidade, realidade, que faz referência a um universo feito de conjuntos integrados que não pode ser reduzido a simples soma de suas parte.
A palavra Holismo – vem do grego holon – significa inteiro, integral, totalidade, realidade, que faz referência a um universo feito de conjuntos integrados que não pode ser reduzido a simples soma de suas parte.
“O termo Educação Holística foi proposto pelo americano R. Miller (1997) para designar o trabalho de um conjunto heterogêneo de liberais, de humanistas e de românticos que têm em comum a convicção de que a personalidade global de cada criança deve ser considerada na educação. São consideradas todas as facetas da experiência humana, não só o intelecto racional e as responsabilidades de vocação e cidadania, mas também os aspectos físicos, emocionais, sociais, estéticos, criativos, intuitivos e espirituais inatos da natureza do ser humano”. (Yus, 2002, p.16).
A Educação Holística tomou corpo recentemente, a partir de importantes acordos internacionais entre educadores holísticos de diversos países e de diferentes tendências. O principal marco foi a Declaração de Chicago, consensuada na Oitava Conferência Internacional de Educadores Holísticos em Chicago, Illions (junho de 1990).E de acordo com a Declaração de Chicago, os processos educativos do novo milênio devem ser baseados nos fundamentos do holismo. Enfatiza o desafio de criar uma sociedade sustentável, justa e pacífica em harmonia com a terra e sua vida.
A Visão Holística da Educação é um novo modo de relação do ser humano com o mundo; uma nova visão do cosmos, da natureza, da sociedade, do outro e de si mesmo. Segundo o Relatório da Comissão Internacional de Educação para a UNESCO, intitulado “Educação: um tesouro a descobrir”,1994 (que é a base para documentos e pareceres atuais do MEC, ex : PCN’s) são quatro os pilares básicos da Educação para o século XXI:Aprender a fazer; Aprender a conhecer; Aprender a ser; Aprender a viver juntos.
Para se alcançar esses pilares, a Visão Holística traça um perfil de um ser humano com as seguintes características:
1. Ativo e Autodeterminado: autonomia para a “reconstrução do mundo”;
2. Pacífico: sensibilidade e criatividade para a criação de formas de luta;
3. Solidário: opõe-se ao acúmulo de bens como fonte de poder. Busca a justiça social;
4. Autoconsciente: busca da felicidade, bem-estar e paz, desde que atendidas as necessidades básicas de sobrevivência;
5. Intuitivo e dotado de visão holística: Intuição que alimenta hipóteses dentro de uma perspectiva interdisciplinar;
6. Pleno de amor: o amor descarta a competição, o egoísmo, a inveja, etc. Estimula a adesão, a participação e ao “compartilhar”;
7. Sensível ao belo e criativo: observar, sentir, captar, empolgar-se com detalhes do mundo;
8. Voltado ao espiritual: ser espiritualizado significa buscar internamente um encontro com a manifestação divina que existe em cada um de nós.
A Visão Holística na Educação contribui para:
a) Perceber o aluno como ser integral;
b) Aprender a viver junto com o aluno;
c) Vivências em dinâmicas de grupo; (valorizar as coisas simples da vida).
A visão holística procura ampliar a maneira como vemos e a relação que temos com o mundo, exaltando nossos potenciais humanos inatos: o intuitivo, o emotivo, o físico, o imaginativo e o criativo, assim como o racional, o lógico e o verbal.
Acredita-se que somente seres humanos saudáveis e integrais criam uma sociedade saudável.
Na contracorrente dos mais trágicos acontecimentos da realidade sócio-política nacional e internacional, o paradigma holístico vem nos dar novo alento, esperança, reacendendo as utopias adormecidas em nossas mentes.
Para compreender melhor esse processo pelo qual está passando a nossa educação e as aspirações de nossos educandos, como também de diversos educadores, entende-se que a melhor, e mais efetiva forma de abordagem seja a holística, pois é na qual, poderá acrescentar ao sistema educacional, uma visão que possibilite a valorização do educando em todos os seus aspectos. É um vislumbrar de um futuro que pode ter um horizonte positivo ou negativo que devemos tentar.
E sendo essa perspectiva teórica que possa e deva acrescentar às práticas educativas, dando contribuição para que todos os educadores que aspiram por uma educação mais integrada no universo escolar, possam se inspirar novos paradigmas, para que as habilidades e percepções mais sistêmicas e sutis possam ser contempladas no dia a dia da sala de aula.
Fontes:
Wikipédia, a enciclopédia livre.
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