Apresento esta postagem Informativa sobre o Método das Boquinhas: Alfabetização e Reabilitação dos Distúrbios da Leitura e Escrita – Autora: Renata Jardini.
Convém ressaltar que há toda uma formação e material de apoio para aplicação do método. No site de Renata você encontra e tira as dúvidas. A letra empregada nos cartazes é cursiva....por isso implica no método que a escola se enquadra e aplica.
Penso que é um método próprio para sanar as dificuldades dos alunos no processo de Alfabetização. É um outro recurso, caminho para análise, avaliação e aplicação.
(Rosangela Vali)
O Método das Boquinhas foi aprovado como Tecnologia Educacional pelo MEC em dez/09, sendo atestado como eficiente para alfabetizar e recuperar a alfabetização de crianças, jovens ou adultos.
Sua fundamentação teórica é de base multissensorial, fônica-vísuo-articulatória, propiciando rapidez e segurança na associação do fonema ao grafema (som à letra) uma vez que é uma Metodologia Concreta e Sinestésica e acrescenta o diferencial do articulema (boquinha), contribuindo para o real aprendizado e recuperação da leitura e escrita. Pode ser usado na íntegra, como Metodologia adotada pela escola, ou como uma ferramenta de trabalho para a conversão fonema/grafema, sendo inserido na metodologia adotada pela escola.
O Método das Boquinhas é de fácil aplicabilidade e compreensão e tem sido utilizado em salas de aula com todas as crianças, alunos comuns e outros com trocas de letras, trazendo grande e positivo impacto sobre os resultados na aprendizagem e autoestima do professor e do aluno. Resultado semelhante tem sido observado na terapêutica clínica.
A parceria entre a Fonoaudiologia e a Pedagogia tem trazido ganhos aos estudantes e à educação em geral. O mercado atual exige educadores com capacitação para lidar pedagogicamente com os distúrbios da leitura e escrita, que são frequentes e necessitam de uma atenção especial, utilizando-se de metodologia adequada para esta recuperação, como a sugerida pelas Boquinhas.
Parabéns! Amei...
ResponderExcluirOlá! Passando para conferir as novidades, não conhecia esse alfabeto, interessante!
ResponderExcluirbjs...
Oi migas.
ResponderExcluirConhecia esse alfabeto e tenho no blog.
Imprimi e levei pra sala de aula os alunos adoraram.
bjus.
http://cantinhodatoninha.blogspot.com.br/
Achei bem legal esse alfabeto.Parabéns!
ResponderExcluirOlá Rosângela e seus leitores. Sou Renata Jardini, autora do Método das Boquinhas. Agradeço por nos auxiliar na divulgação do trabalho, mas quero ressaltar e solicitar que altere sua informação, pois as imagens que associa ao Método das Boquinhas não são de minha autoria, NEM REPRESENTAM MEU TRABALHO. É preciso mais cautela e pesquisa ao divulgar informações desse ou daquele trabalho, pois podem desrespeitar os autores, tanto de uma coisa, como de outra, gerando equívocos e prejuízos na educação e aprendizagem. Ok. Solicito aos interessados que acessem www.metododasboquinhas, ou o nosso facebook ou nosso blog, que terão as fotos e imagens autênticas de Boquinhas. Convido-a também a vir fazer um de nossos cursos. Obrigada.
ResponderExcluirObrigada Renata pelo contato.Retificação realizada.Uma braço,Rosangela.
ResponderExcluir