quinta-feira, março 22, 2012

Literatura Infantil - Pedro e Tina - Alfabetização/Apoio Pedagógico

http://wwwanapaulaoliveira-artes.blogspot.com.br 

Com o intuito de se trabalhar permanentemente a construção da escrita e da leitura pelos alunos de 2o/3o/4o/5o ANO e o respeito às características individuais de cada um, visando conhecer melhor os colegas da sala e para fazer novos amigos,irei desenvolver  uma sequência didática que contempla a evolução  no processo de alfabetização e toda uma magia em volta da amizade para tornar o aprendizado mais significativo e feliz. 

O  LIVRO - PEDRO E TINA  contempla a história de  Pedro que era diferente de Tina e esta, obviamente, diferente de Pedro; ele era disléxico e ela era perfeita na maneira de fazer as coisas. Assim pode-se trabalhar as diferenças e aceitação de cada um em sua particularidade. Juntos, Pedro e Tina aprenderam muito a amar-se, a tolerar-se, a aceitar-se. 



Sequência Didática:


Temas: AMIZADE e Nomes Próprios

Conteúdos:   - Leitura e escrita de nomes próprios
                       -Valor da amizade 
                       - Organização Espacial (lateralidade)
                       -Coordenação Motora Fina (grafia em cursivo)

Objetivos:
.Identificar e reconhecer seu nome e dos amigos do seu grupo;
.Reconhecer a função da escrita dos nomes para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula...
.Realizar a escrita do próprio nome e do nome de alguns colegas;
Obs.:A partir da referência estável (nome) refletir como a escrita funciona. 


Conteúdo:  Leitura e escrita de nomes próprios e amizade.
 - Descobrir com as crianças o conforto e a aceitação de si mesmas e dos outros.
 - Aprender a trabalhar em grupo, saber dividir os materiais na Sala de Apoio e respeitar o jeito de cada um.



Tempo Estimado: 8 a 10 encontros


Material Necessário: Livro Pedro e Tina,lápis, borracha, lápis de cor, craft, papel cartão,  papel oficio, papel dupla face, fotos do grupo, Mesa Educacional Alfabeto, alfabeto móvel, revistas, jornais, cola, tesoura, pincel, tinta guache, sucata(caixas, rolinhos), canetões, máquina fotográfica, boliche do alfabeto.


1a Etapa - Propor que cada criança desenhe seu melhor amigo, fazendo um lindo trabalho para apresentá-lo.




2a Etapa - Linguagem oral: 
· Explorar a capa do livro. O que aparece nesta capa? Que nome vocês dariam para este livro? 
· Além de Tina, Pedro tem um outro amigo, que sempre está pertinho dele. Quem será esse amigo? 



3a Etapa: Leitura da professora - Pedro e Tina e após leitura, descrever as características físicas e comportamentais de cada um.
Explorar que cada aluno fale sobre suas qualidades e sobre o que pensa que precisa e pode melhorar consigo mesmo e para com os outros.



4ª Etapa – Cada amigo do grupo ganhará uma folha sulfite para desenhar o que mais gostou da história. No término das produções será questionado aos alunos de como fazer para que se saiba a quem pertence cada material desenhado na aula do dia(melhor amigo e parte da história). As crianças darão sugestões. Solicitar na sequência que cada um escreva seu nome e chamar a atenção para as letras usadas, a direção da escrita, a quantidade de letras, a contagem das sílabas, o registro do pensamento em frases, histórias, etc.
Obs.: Com os alunos dos 3os Anos, será trabalhado a grafia em  cursivo.



5ª Etapa –Confeccionar uma lista coletiva com os nomes do nosso grupo, a partir dos nomes de Pedro e Tina. Classificar quanto ao gênero Feminino e Masculino.



6ª Etapa – No caderno ilustrar com desenhos ou recortes nomes de objetos, animais, alimentos que comecem com a mesma letra do seu nome.



7ª Etapa - Caça-palavras com nomes do grupo sem o apoio da lista de nomes.



8ª Etapa – Bingo de nomes do grupo e registro do nome marcado em cartela paralela.  



9ª Etapa – Mesa Educacional Alfabeto - Escrita dos nomes - letra inicial - escrever nomes de objetos, alimentos, etc, e trabalhar a escrita dos sons onomatopaicos a partir da seguinte introdução aos alunos:  
As coisas têm sons! Os objetos têm sons?  
Olhe só! Olhe só! Olhe, o Pedro da nossa história na poça d'água ! (mostrar no livro)
O barulho, o som dos objetos e das coisas, chama-se onomatopeia.



Qual é o som do cachorro? Au-au...





Do gato? Miau-miau...






O som do relógio? Clock ... clock ... clock... ou tique-taque - tique-taque...


O som do sapato? Plac... plac...plac... ou ploc...ploc...ploc...

                
                  
Explorar outros sons do dia a dia  que os alunos lembrarem.


10a Etapa: assitir o vídeo (YOUTUBE) -PEDRO E TINA - Imagens e narração da história.
.Dramatizar a história  no pátio da escola. Definir quem será o narrador, os personagens e o cenário.
.Fazer um cartaz  com os 2os Anos contemplando o assunto(Onomatopeias) com figuras e sons correspondentes. Os alunos dos 3os/4os e 5os  farão a reescrita da história Pedro e Tina para exposição e propaganda do livro no quadro mural da escola. 




11ª Etapa – Acróstico a  partir dos nomes PEDRO e TINA.



12ª Etapa – Recorte e colagem. 
Disponibilizar revistas para que cada aluno  procure, recorte e cole no caderno palavras que comecem com a mesma letra ou primeira sílaba do seu nome. Tentar elaborar cruzadinhas



13ª Etapa – Roda Cutia. Vamos formar num círculo(roda) no pátio.
·Explorar os conceitos em cima/embaixo, frente/costas, para baixo/para cima, direito/esquerdo a partir do livro Pedro e Tina. Relembrar, perceber e identificar  a partir do(a) colega que estiver mais próximo, conforme a professora der o comando.
Na sequencia cantar a cantiga RODA CUTIA.
Enquanto cantarmos um amigo  deverá pegar uma ficha na pilha dos nomes. Terá que ler o nome do amigo, colocar a ficha atrás do mesmo que sairá correndo tentando pegá-lo. Se for pego fica no centro da roda e se não for senta no lugar do amigo que agora escolherá uma ficha dos nomes também. Enquanto o amigo contorna de pé a roda todos cantam:
Roda Cutia,
de noite e de dia.
O galo cantou e
 a casa caia!
Obs.:Com os alunos dos 3os Anos, trabalharei com  BOLICHE do ALFABETO, onde cada pino não derrubado, deverá ser anotado um nome próprio com a letra correspondente. Vence quem marcar menos nomes. 



14a Etapa: Palavra puxa palavra com alfabeto móvel - A partir do nome da professora ROSANGELA, criar novas palavras: rosa, ANA, gela, gelo,ANGELA,ROSA, rola, nela, ROSANA, ROSANE, SOLANGE, ela, olá,sala, rala,galo, gola, sol, sal, SARA, sara, sola, ralo, 
*Primeiro fazer com os alunos, depois cada um fará individualmente ou em dupla as palavras que conseguir(em). Observar cada aluno:comportamento e escrita.
*Entregar uma lista das palavras impressas para leitura; pintar os nomes próprios; circular palavras que possuem mais de três letras; traçar as palavras com três letras, etc.
*Entregar fichas com quadradinhos impressos com sílabas  dos nomes próprios trabalhados, recortar e colar no caderno.
 Marcar:Número de letras-Número de  sílabas, letra inicial, letra final.

Ex.: RO/SA/NE -                    Letras - Silabas- 1a Letra - Última letra:
        RO-SA-NE                          6              3             R                  E
        SO/LAN/GE                       7              3             S                  E (etc).



15a Etapa: Escrever as palavras do puxa palavra a partir da tabela. Abaixar as letras que formem palavras  em sequência:
                    R  O S  A  N  G  E  L  A
                  _R_0_S A___________
                  _____S_A_______L_A
                  _____S_A_______L___
                  _R_O___________L_A
                  _R_O_S_A_N______A
                  _R_O_S_A_N_E_____ (etc)

Observação: Durante as etapas serão realizadas atividades de registro(porta-atividades) em forma de caça-palavras, cruzadinhas, frases lacunadas, cartas enigmáticas correspondente a: brincadeiras de meninos e meninas, sentimentos, vestuário, animais, tendo como tema gerador e relacional, a história de Pedro e Tina.







4 comentários:

  1. Sabe que sou sua fã, não sabe? Admiro mt seu trabalho!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Q projeto interessante, parabéns e agradeço as sugestões q são muitas. Bjs

    ResponderExcluir
  3. OLá...obrigada pela visita ao linguagem e pelas palavras de incentivo. Copiando a Kathia:Sou sua fã, admiro seu entusiamo e alegria. Continue firme e forte!...bjs. Adorei os coelhinhos , colei alguns. Muito boa a sequência didática tb.

    ResponderExcluir
  4. Olá Rosângela!
    Gostei do trabalho e gostaria muito de ter a história.
    Será que encontro o texto da história na net?
    Abraço!
    http://educacaoinfantilnaescola.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!Deixe seu comentário.
É muito importante e faz diferença!
Conte comigo!
Obrigada pela visita!

Parcerias Especiais!

http://www.contosearte.com/

Virginia Maria Pereira da Rocha


http://www.pedagogiadascores.com.br/

Solange Depera Gelles



EU em ENTREVISTA- Educadores Multiplicadores!

Arquivo de POSTAGENS:

Mimo no BONIFRATI...



Usando a criatividade,
todo mundo pode pensar diferente.
Que 2 + 2 são dois patinhos.
E até detrás para frente.
Se permitir criar,
Tudo pode mudar.

Seja arte, escrita, música.
Receita, caminho, solução.
O que importa é pôr a mente para funcionar
e dar à luz a imaginação

Melhor ainda, se arriscar.
Tomar coragem e compartilhar.
Deixar vir ao mundo e ao mundo mostrar.

Nada que fica na gaveta,
pode trazer boas coisas para o planeta

Abra a sua caixa secreta.
E mergulhe na mente, a sua biblioteca.
Criar é concretizar ideias.

Linguagem Escrita!

"...a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínsica deve ser despertada. Nelas, a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem".
Vygotsky.

Professores!

A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.

Alegria....alegria!

ALFABETIZAÇÃO

O processo de alfabetizar é apaixonante,
antes de tudo é um ato de amor,
coragem e persistência. Pelo simples e
talvez o mais gratificante fato
de permitir ao ser pensante a liberdade
de construção da sua própria história.






CONSULTE o IDEB 2014.É só clicar no selinho ou no link.Conte comigo!

SELINHOS 2012! Obrigada!

Da amiga Leila Bambino!

Glitter Photos
Ganhei da amiga Claudia! Obrigada.
Glitter Photos
Da amiga GISELA.Obrigada!
Da amiga Viviane,Obrigada!
SELINHO A RECEBER... selo4 Glitter Photos Glitter Photos
Selinho pra você!Glitter PhotosSelinho Amigo a todos os Parceiros do Blog "Educando Com Amor"...
Selinho Compartilhado
da Parceira BIA!
Espaço para Educação
Obrigada Amiga Gracita!
Obrigada Amiga Adriana!

Seguir por e-mail

Torcedora FELIZ! Bom D +!

TORCEDORA APAIXONADA!

Vida Divina! Vida Cotidiana!

Kids
See full size image Imagem15 300x183 A ESCOLA DE ATENÇÃO ÀS DIFFERENÇAS

Orar...refletir...imagens que dizem!

ORAÇÃO pela Saúde:
Senhor Deus de amor,Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores,sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a Terra.Amém.






Gratidão e Interação!