sábado, março 03, 2012

Atendimento/Contraturno-Apoio(Reforço)Pedagógico

Escola_________________________________________________
Sala de Apoio Pedagógico (Reforço Escolar):
Professor(a):____________________________________________
 


Sequência Didatica – 2º Ano e 3º Ano
Período:_______ de __________ a _________de / 201__
 
Roda de Conversa:
-Acolhida e Interação com autoapresentações – Professora e alunos
-Confecção de crachás. Cada criança faz o seu com auxilio da professora, se necessário. Letra caixa alta (2º Ano) e cursiva (3º Ano)
-Colocar no cartaz da chamada. Após o término das atividades, o crachá ficará com a professora.
-Apresentar as atividades do dia – ROTINA -
- Reconhecimento da sala (partes e materias) – Primeiro Dia
- Conscientização da proposta de trabalho na sala de Apoio Pedagógico de forma positiva e motivadora.
Obs.: Primeiramente ouvir o que as crianças sabem e imaginam sobre as aulas de Apoio. Em seguida solicitar que pensem e digam o que elas mais gostariam de fazer e aprender. Registrar em cartaz único com o titulo:


Nós queremos nas aulas de Apoio:

(Quando repetir alguma ação ou palavra, assinalar ao lado com uma estrelinha).


Momento do autoretrato:
- Hora de conversar a respeito de cada um (idade, com que mora, quem faz parte da família) e compartilhar suas preferências conforme consigna em ficha.                                                                                                                                                                                 

UM BRINQUEDO:______________________
UMA COR:__________________________
UMA COMIDA:______________________

UMA ROUPA:______________________
UM ESPORTE:_____________________
UMA MÚSICA:______________________


UM AMIGO:_______________________

UMA BRINCADEIRA:_________________
UM NÚMERO:______________________
UM NOME:________________________
UMA FLOR:_________________________


Obs.: Observar em cada aluno sua leitura de mundo (conhecimento prévio).


Atividade de escrita:
Sondagem Inicial - Anexo
. Anexar na pasta de evolução da escrita.
Observação: Os alunos de 3º ano escreverão sobre suas preferências e sobre a casa e com quem moram.


Atividade de Desenho:
Sondagem - Fazer duas ilustrações com os titulos:
* Eu aprendendo (objeto do conhecimento) e 0 (a)... me ensinando. (pessoa da família).
* Eu aprendendo na sala de aula.
Objetivo: Verificar como está o vinculo com a aprendizagem e registrar quem pode estar auxiliando no processo.
Atividade com o Alfabeto Móvel:
- Compreender, reconhecer (cartazes da sala) e compor a ordem alfabética utilizando a bandeja e caixa com alfabeto móvel.
- Manusear e reconhecer o que está escrito nos blocos da mesa alfabeto. Sacolas vermelhas e amarelas.
Obs. Deixar as crianças curiosas para explorar o material e criar expectativa prazerosa para usar o computador no próximo encontro.


Atividade com sacola surpresa:
-Verificar e retirar de uma sacola surpresa, vários brinquedos em miniatura e reconhecer o nome do brinquedo e a letra inicial e final. Trabalhar a contagem de silabas com palmas, contagem de dedos, pintando e ou recortando em quadradinhos.
- Adaptar a atividade com a escrita (quadro branco) dos brinquedos identificados.
- Explorar e separar os brinquedos por gênero, cor, tamanho, etc.
- Observar se houve brinquedo para cada letra. Verificar e comentar.


Atividade com Jogos:
Hora de aprender jogando!
- Interagir em grupo para identificar as letras iniciais de cada palavra no jogo Lince – Alfabeto da Turma da Mônica – 2º e 3º Ano.
*Obs. Os alunos dos 3 Anos poderão classificar as palavras do jogo por grupos – separar - e registrar em caderno ou folha a escrita de nome dos animais, alimentos, objetos, lugares e outros. Aproveitar o momento para observar a grafia dominante do aluno.
* Os alunos com dificuldade deverão ser orientados para observar em livros e tabelas o traçado da letra cursiva e treinar. Relacionar letras minúsculas com maiúsculas. Treinar a coordenação motora com tinta em folha, contorno da letra em cima de ficha, escrever com giz no chão, sempre orientando o movimento...direita, esquerda, pra cima, pra baixo, abrindo, fechando, etc.


Leitura pela professora:
Página 25 do livro 3 da Mesa Alfabeto– show de televisao - A chamada - Titulo da carta – O Amigo do Espaço
Obs.: Solicitar que desenhem como cada um imagina que seja o PG, Patrulheiro das Galáxias e no próximo encontro trazer a figura do PG (cartaz). Correlacionar o desenho da criança para identificar o que ficou semelhante e diferente da imagem do personagem.


Leitura pelos alunos:
-Realizar leitura prazerosa com escolha de algum livro da caixa encantada. O aluno lê um pedacinho para a professora. Avaliar no momento, registrando em ficha especifica.
Obs.: Observar e acompanhar a leitura individualmente.



Atividade na Mesa Alfabeto ( Computador):
2º Ano: Interagir com o personagem no computador e realizar as atividades de: Registro dos grupos (cada aluno digita seu nome aluno), SALA de AULA (pré-silábicos,) e da O JARDIM DA CASA de DOCE (silábicos-alfabéticos sem e com valor sonoro).
3º Ano: Interagir com o personagem no computador e realizar as atividades A CASA DE DOCES
Observação e Avaliação durante as atividades:
Registrar em ficha especifica de acompanhamento o que for relevante da criança quanto ao seu desempenho durante as atividades. O que for mais positivo e o que precisa ser trabalhado mais quanto aos aspectos físicos,cognitivos e sócio-afetivos. Ao longo do processo fazer parceria com a professora da sala, e das áreas de Educação Física e Artes.
clip_image002

Ser professor

é professar a fé

e a certeza de que 

tudo terá valido a pena

se o aluno sentir-se feliz

pelo que aprender com você

e pelo que ele lhe ensinou...

2 comentários:

  1. MUITO BOA SUA POSTAGEM! DE GRANDE AJUDA ,PRINCIPALMENTE PRA QUEM TRABALHA COM REFORÇO. PARABÉNS!
    bOM FIM DE SEMANA .
    bJPS.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosângela!
    Amei essas atividades,é de muita ajuda.
    Obrigada pela sua amizade.
    O meu carinho por você é muito real.
    Beijo no coração.
    Valdete Cantu.

    ResponderExcluir

Olá!Deixe seu comentário.
É muito importante e faz diferença!
Conte comigo!
Obrigada pela visita!

Arquivo de POSTAGENS:

EU em ENTREVISTA- Educadores Multiplicadores!

Mimo no BONIFRATI...



Usando a criatividade,
todo mundo pode pensar diferente.
Que 2 + 2 são dois patinhos.
E até detrás para frente.
Se permitir criar,
Tudo pode mudar.

Seja arte, escrita, música.
Receita, caminho, solução.
O que importa é pôr a mente para funcionar
e dar à luz a imaginação

Melhor ainda, se arriscar.
Tomar coragem e compartilhar.
Deixar vir ao mundo e ao mundo mostrar.

Nada que fica na gaveta,
pode trazer boas coisas para o planeta

Abra a sua caixa secreta.
E mergulhe na mente, a sua biblioteca.
Criar é concretizar ideias.

Linguagem Escrita!

"...a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínsica deve ser despertada. Nelas, a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem".
Vygotsky.

Professores!

A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.

Alegria....alegria!

ALFABETIZAÇÃO

O processo de alfabetizar é apaixonante,
antes de tudo é um ato de amor,
coragem e persistência. Pelo simples e
talvez o mais gratificante fato
de permitir ao ser pensante a liberdade
de construção da sua própria história.






CONSULTE o IDEB 2014.É só clicar no selinho ou no link.Conte comigo!

SELINHOS 2012! Obrigada!

Da amiga Leila Bambino!

Glitter Photos
Ganhei da amiga Claudia! Obrigada.
Glitter Photos
Da amiga GISELA.Obrigada!
Da amiga Viviane,Obrigada!
SELINHO A RECEBER... selo4 Glitter Photos Glitter Photos
Selinho pra você!Glitter PhotosSelinho Amigo a todos os Parceiros do Blog "Educando Com Amor"...
Selinho Compartilhado
da Parceira BIA!
Espaço para Educação
Obrigada Amiga Gracita!
Obrigada Amiga Adriana!

Torcedora FELIZ! Bom D +!

TORCEDORA APAIXONADA!

Vida Divina! Vida Cotidiana!

Kids
See full size image Imagem15 300x183 A ESCOLA DE ATENÇÃO ÀS DIFFERENÇAS

Orar...refletir...imagens que dizem!

ORAÇÃO pela Saúde:
Senhor Deus de amor,Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores,sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a Terra.Amém.






Gratidão e Interação!