Escola_________________________________________________
Sala de Apoio Pedagógico (Reforço Escolar):
Professor(a):____________________________________________
Sequência Didatica – 2º Ano e 3º Ano
Período:_______ de __________ a _________de / 201__
Roda de Conversa:
-Acolhida e Interação com autoapresentações – Professora e alunos
-Confecção de crachás. Cada criança faz o seu com auxilio da professora, se necessário. Letra caixa alta (2º Ano) e cursiva (3º Ano)
-Colocar no cartaz da chamada. Após o término das atividades, o crachá ficará com a professora.
-Apresentar as atividades do dia – ROTINA -
- Reconhecimento da sala (partes e materias) – Primeiro Dia
- Conscientização da proposta de trabalho na sala de Apoio Pedagógico de forma positiva e motivadora.
Obs.: Primeiramente ouvir o que as crianças sabem e imaginam sobre as aulas de Apoio. Em seguida solicitar que pensem e digam o que elas mais gostariam de fazer e aprender. Registrar em cartaz único com o titulo:
(Quando repetir alguma ação ou palavra, assinalar ao lado com uma estrelinha).
Momento do autoretrato:
Obs.: Observar em cada aluno sua leitura de mundo (conhecimento prévio).
Atividade de escrita:
Sondagem Inicial - Anexo
. Anexar na pasta de evolução da escrita.
Observação: Os alunos de 3º ano escreverão sobre suas preferências e sobre a casa e com quem moram.
Atividade de Desenho:
Sondagem - Fazer duas ilustrações com os titulos:
* Eu aprendendo (objeto do conhecimento) e 0 (a)... me ensinando. (pessoa da família).
* Eu aprendendo na sala de aula.
Objetivo: Verificar como está o vinculo com a aprendizagem e registrar quem pode estar auxiliando no processo.
Atividade com o Alfabeto Móvel:
- Compreender, reconhecer (cartazes da sala) e compor a ordem alfabética utilizando a bandeja e caixa com alfabeto móvel.
- Manusear e reconhecer o que está escrito nos blocos da mesa alfabeto. Sacolas vermelhas e amarelas.
Obs. Deixar as crianças curiosas para explorar o material e criar expectativa prazerosa para usar o computador no próximo encontro.
Atividade com sacola surpresa:
-Verificar e retirar de uma sacola surpresa, vários brinquedos em miniatura e reconhecer o nome do brinquedo e a letra inicial e final. Trabalhar a contagem de silabas com palmas, contagem de dedos, pintando e ou recortando em quadradinhos.
- Adaptar a atividade com a escrita (quadro branco) dos brinquedos identificados.
- Explorar e separar os brinquedos por gênero, cor, tamanho, etc.
- Observar se houve brinquedo para cada letra. Verificar e comentar.
Atividade com Jogos:
Hora de aprender jogando!
- Interagir em grupo para identificar as letras iniciais de cada palavra no jogo Lince – Alfabeto da Turma da Mônica – 2º e 3º Ano.
*Obs. Os alunos dos 3 Anos poderão classificar as palavras do jogo por grupos – separar - e registrar em caderno ou folha a escrita de nome dos animais, alimentos, objetos, lugares e outros. Aproveitar o momento para observar a grafia dominante do aluno.
* Os alunos com dificuldade deverão ser orientados para observar em livros e tabelas o traçado da letra cursiva e treinar. Relacionar letras minúsculas com maiúsculas. Treinar a coordenação motora com tinta em folha, contorno da letra em cima de ficha, escrever com giz no chão, sempre orientando o movimento...direita, esquerda, pra cima, pra baixo, abrindo, fechando, etc.
Leitura pela professora:
Página 25 do livro 3 da Mesa Alfabeto– show de televisao - A chamada - Titulo da carta – O Amigo do Espaço
Obs.: Solicitar que desenhem como cada um imagina que seja o PG, Patrulheiro das Galáxias e no próximo encontro trazer a figura do PG (cartaz). Correlacionar o desenho da criança para identificar o que ficou semelhante e diferente da imagem do personagem.
Leitura pelos alunos:
-Realizar leitura prazerosa com escolha de algum livro da caixa encantada. O aluno lê um pedacinho para a professora. Avaliar no momento, registrando em ficha especifica.
Obs.: Observar e acompanhar a leitura individualmente.
Atividade na Mesa Alfabeto ( Computador):
2º Ano: Interagir com o personagem no computador e realizar as atividades de: Registro dos grupos (cada aluno digita seu nome aluno), SALA de AULA (pré-silábicos,) e da O JARDIM DA CASA de DOCE (silábicos-alfabéticos sem e com valor sonoro).
3º Ano: Interagir com o personagem no computador e realizar as atividades A CASA DE DOCES
Observação e Avaliação durante as atividades:
Registrar em ficha especifica de acompanhamento o que for relevante da criança quanto ao seu desempenho durante as atividades. O que for mais positivo e o que precisa ser trabalhado mais quanto aos aspectos físicos,cognitivos e sócio-afetivos. Ao longo do processo fazer parceria com a professora da sala, e das áreas de Educação Física e Artes.
Sala de Apoio Pedagógico (Reforço Escolar):
Professor(a):____________________________________________
Sequência Didatica – 2º Ano e 3º Ano
Período:_______ de __________ a _________de / 201__
Roda de Conversa:
-Acolhida e Interação com autoapresentações – Professora e alunos
-Confecção de crachás. Cada criança faz o seu com auxilio da professora, se necessário. Letra caixa alta (2º Ano) e cursiva (3º Ano)
-Colocar no cartaz da chamada. Após o término das atividades, o crachá ficará com a professora.
-Apresentar as atividades do dia – ROTINA -
- Reconhecimento da sala (partes e materias) – Primeiro Dia
- Conscientização da proposta de trabalho na sala de Apoio Pedagógico de forma positiva e motivadora.
Obs.: Primeiramente ouvir o que as crianças sabem e imaginam sobre as aulas de Apoio. Em seguida solicitar que pensem e digam o que elas mais gostariam de fazer e aprender. Registrar em cartaz único com o titulo:
Nós queremos nas aulas de Apoio:
Momento do autoretrato:
- Hora de conversar a respeito de cada um (idade, com que mora, quem faz parte da família) e compartilhar suas preferências conforme consigna em ficha.
UM BRINQUEDO:______________________
UMA COR:__________________________
UMA COMIDA:______________________
UMA ROUPA:______________________
UM ESPORTE:_____________________
UMA MÚSICA:______________________
UM AMIGO:_______________________
UMA BRINCADEIRA:_________________
UM NÚMERO:______________________
UM NOME:________________________
UMA FLOR:_________________________
Obs.: Observar em cada aluno sua leitura de mundo (conhecimento prévio).
Atividade de escrita:
Sondagem Inicial - Anexo
. Anexar na pasta de evolução da escrita.
Observação: Os alunos de 3º ano escreverão sobre suas preferências e sobre a casa e com quem moram.
Atividade de Desenho:
Sondagem - Fazer duas ilustrações com os titulos:
* Eu aprendendo (objeto do conhecimento) e 0 (a)... me ensinando. (pessoa da família).
* Eu aprendendo na sala de aula.
Objetivo: Verificar como está o vinculo com a aprendizagem e registrar quem pode estar auxiliando no processo.
Atividade com o Alfabeto Móvel:
- Compreender, reconhecer (cartazes da sala) e compor a ordem alfabética utilizando a bandeja e caixa com alfabeto móvel.
- Manusear e reconhecer o que está escrito nos blocos da mesa alfabeto. Sacolas vermelhas e amarelas.
Obs. Deixar as crianças curiosas para explorar o material e criar expectativa prazerosa para usar o computador no próximo encontro.
Atividade com sacola surpresa:
-Verificar e retirar de uma sacola surpresa, vários brinquedos em miniatura e reconhecer o nome do brinquedo e a letra inicial e final. Trabalhar a contagem de silabas com palmas, contagem de dedos, pintando e ou recortando em quadradinhos.
- Adaptar a atividade com a escrita (quadro branco) dos brinquedos identificados.
- Explorar e separar os brinquedos por gênero, cor, tamanho, etc.
- Observar se houve brinquedo para cada letra. Verificar e comentar.
Atividade com Jogos:
Hora de aprender jogando!
- Interagir em grupo para identificar as letras iniciais de cada palavra no jogo Lince – Alfabeto da Turma da Mônica – 2º e 3º Ano.
*Obs. Os alunos dos 3 Anos poderão classificar as palavras do jogo por grupos – separar - e registrar em caderno ou folha a escrita de nome dos animais, alimentos, objetos, lugares e outros. Aproveitar o momento para observar a grafia dominante do aluno.
* Os alunos com dificuldade deverão ser orientados para observar em livros e tabelas o traçado da letra cursiva e treinar. Relacionar letras minúsculas com maiúsculas. Treinar a coordenação motora com tinta em folha, contorno da letra em cima de ficha, escrever com giz no chão, sempre orientando o movimento...direita, esquerda, pra cima, pra baixo, abrindo, fechando, etc.
Leitura pela professora:
Página 25 do livro 3 da Mesa Alfabeto– show de televisao - A chamada - Titulo da carta – O Amigo do Espaço
Obs.: Solicitar que desenhem como cada um imagina que seja o PG, Patrulheiro das Galáxias e no próximo encontro trazer a figura do PG (cartaz). Correlacionar o desenho da criança para identificar o que ficou semelhante e diferente da imagem do personagem.
Leitura pelos alunos:
-Realizar leitura prazerosa com escolha de algum livro da caixa encantada. O aluno lê um pedacinho para a professora. Avaliar no momento, registrando em ficha especifica.
Obs.: Observar e acompanhar a leitura individualmente.
Atividade na Mesa Alfabeto ( Computador):
2º Ano: Interagir com o personagem no computador e realizar as atividades de: Registro dos grupos (cada aluno digita seu nome aluno), SALA de AULA (pré-silábicos,) e da O JARDIM DA CASA de DOCE (silábicos-alfabéticos sem e com valor sonoro).
3º Ano: Interagir com o personagem no computador e realizar as atividades A CASA DE DOCES
Observação e Avaliação durante as atividades:
Registrar em ficha especifica de acompanhamento o que for relevante da criança quanto ao seu desempenho durante as atividades. O que for mais positivo e o que precisa ser trabalhado mais quanto aos aspectos físicos,cognitivos e sócio-afetivos. Ao longo do processo fazer parceria com a professora da sala, e das áreas de Educação Física e Artes.
MUITO BOA SUA POSTAGEM! DE GRANDE AJUDA ,PRINCIPALMENTE PRA QUEM TRABALHA COM REFORÇO. PARABÉNS!
ResponderExcluirbOM FIM DE SEMANA .
bJPS.
Olá Rosângela!
ResponderExcluirAmei essas atividades,é de muita ajuda.
Obrigada pela sua amizade.
O meu carinho por você é muito real.
Beijo no coração.
Valdete Cantu.