domingo, maio 17, 2015

Produção Textual nos Anos Iniciais

Iniciar a escrita de textos em diversos gêneros com os nossos aprendizes nos anos iniciais exige mais do que escritas e reescritas. Vale a questão de pontuar as formas e sinais gráficos que dão e fazem a diferença na composição das frases e parágrafos.
Levar ao encantamento, à reflexão, à função da escrita de cada texto é primordial também.A cada registro, uma nova ideia e uma nova forma de compor.
Falo preferencialmente dos parágrafos... e buscando sobre o tema, encontrei essas informações a baixo que muito contribui para o planejamento e trabalho em sala de aula.
Compartilho, pois sei que exige de nós professores muita dedicação, criatividade, paciência, correção, avaliação e reavaliação quando o assunto é  PRODUÇÃO  TEXTUAL. 
Façamos nossa parte para o êxito acadêmico e profissional dos mesmos.Que tenhamos bons leitores e bons escritores.
Bom proveito e boas produções!
*Rosangela Vali*




2º ANO 

A criança recém-saída da alfabetização escreve todo o texto em um único parágrafo. Aos poucos, pode dividí-lo em duas ou três partes.
Nessa fase, o trabalho com parágrafo deve ter o objetivo de levar a criança a perceber a existência de espaços no texto e investigar a sua função. Por isso, são interessantes exercícios que trabalhem com o significado do espaço na escrita. 
• Apresente textos curtos – parlendas, adivinhas e provérbios em que não há espaço entre as palavras. Peça aos alunos que separem as palavras com barrinhas. Em seguida, solicite a cópia de um trecho no caderno. Discuta sobre a necessidade do espaço, destacando as impressões ao ler o texto inicial.
• Peça para as crianças escreverem bilhetes, sem deixar espaço entre as palavras, e trocá-los com os amigos. Depois, comente sobre a dificuldade para decifrar as mensagens. 

Outros espaços 
Depois de trabalhar com os espaços entre as palavras, podemos passar para os parágrafos propriamente ditos. Veja algumas sugestões de atividades:
•Solicite que as crianças pintem, em pequenos textos, as áreas dos parágrafos. Levante hipóteses sobre o motivo de se usar essas divisões. 

Sem sistematização 
No 2ºano, não deve haver preocupação com uma sistematização mais intensa com relação ao uso do parágrafo. O objetivo principal deve ser chamar a atenção da criançada para a existência do espaço utilizado para marcá-lo, para a necessidade da letra maiúscula e para a mudança de linha que deve ser feita junto à margem. A prioridade, nesse momento, deve ser o incentivo à criação e ao desenvolvimento das ideias, sem tanta preocupação com os aspectos mais formais do texto. 

3º ANO: 
A maioria das crianças inicia essa fase produzindo textos nos quais alternam grandes blocos com alguns parágrafos simples. 

Quando utilizar 
No 3º ano do Ensino Fundamental, as crianças já estão mais atentas ao aspecto espacial do parágrafo. Por isso, as estratégias, agora, devem oferecer elementos para que os alunos descubram quando devem utilizá-lo. 
• Faça uma atividade de simulação de filmagem. Mostre uma gravura grande e diga que, a partir dela, você irá inventar uma história. As crianças devem imaginar que estão “filmando” a história em suas mentes. O mesmo pode ser feito com a leitura de um texto em voz alta. 
• Peça às crianças que relatem as imagens filmadas em cada parte da história. Ao final da atividade, discuta com elas o que aconteceu. A câmera não fica parada, vai mudando o foco para diferentes imagens e situações do texto. Estabeleça uma relação dessas mudanças de imagens com o parágrafo na escrita, utilizado para marcar passagens de cenas da história. 

Atividades de sistematização
Depois da proposta inicial, é possível planejar algumas atividades de sistematização, com base em textos de interesse da classe. 
• Ofereça um texto que está parte com parágrafos e parte sem.
• Discuta sobre a diferença entre elas. Peça para copiarem o trecho sem parágrafos, organizando-o. 
• Numere os parágrafos. Depois discuta com a classe se seria possível montar o texto de outra forma, seguindo outra sequência de parágrafos. 

Momento lúdico 
Você pode, também, planejar uma atividade de caráter mais lúdico. Transformar um texto em quebra-cabeça, por exemplo, ajuda a perceber a sequência da história e a levar em conta marcas como letras maiúsculas e espaços da margem. 
• Forme grupos e dê tiras com trechos de uma história para que as crianças montem o texto organizado. Ao final, devem copiá-lo no caderno. 
• Depois que os textos estiverem prontos, converse sobre as pistas que foram consideradas para realização da tarefa. 

4º e 5º ANOS:
Agora as crianças já são capazes de produzir textos com parágrafos simples – e até mesmo alguns mais complexos.

Regra formal
As crianças chegam ao 4º ano do Ensino Fundamental produzindo textos com parágrafos simples, com duas ou três frases. Algumas vezes são capazes até de organizar parágrafos mais complexos, com um número maior de informações. 
Por isso, daqui para frente atenção deve ser dada no sentido de adequar o parágrafo à regra formal. As atividades sugeridas para o 3ºano devem ser repetidas para que as crianças possam refletir sobre a noção de parágrafo a cada novo texto. 

Quebra-cabeças 
Como atividade de aquecimento, é interessante repetir a atividade do texto recortado. Divida um texto por seus parágrafos e entregue as tiras de papel para que as crianças, organizadas em grupos, montem novamente a história original. 
Antes de fazer uma correção coletiva, proponha a troca dos textos entre os grupos. Peça para que copiem os dois ou três primeiros parágrafos do texto no caderno e digam o que pensaram ao ordená-los. Este exercício é muito importante para fazer com que as crianças pensem em suas ações. 
Não se preocupe se as respostas estão certas ou erradas. O mais importante é incentivar os alunos a pensarem sobre os motivos que os levaram a organizar o texto de determinada forma, bem como socializar as diferentes soluções. 

Produção de efeitos 
Nesta fase, deve-se destacar o fato de que não existe apenas uma maneira correta de organizar um texto. Mostre que diferentes alternativas produzem efeitos diversos, sendo, portanto, um meio do autor transmitir sensações ao leitor. 
Naturalmente o trabalho não se encerra no 5º ano. Aprender a organizar ideias, pontuar e paragrafar um texto é tarefa para muitos anos ainda e praticamente nunca termina. À medida que a criança vai se tornando um leitor mais autônomo, novas descobertas vão sendo feitas e incorporadas ao conhecimento anterior.

Fonte:
,

8 comentários:

  1. Boa tarde amiga Rosângela!!!
    Dicas valiosas tanto para nós professores, como para pais de crianças nessa faixa etária.
    Obrigada por compartilhar!!!
    Tenha uma semana super abençoada!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Beatriz!Obrigada pela visita!
    Conte comigo! refletir e aprimorar nossa prática é preciso!
    Abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rosângela
    Excelentes dicas !
    muito bem apresentáveis. Se no meu tempo de professora eu te conhecesse
    iria aproveitar muito!
    dei aula poucos anos.
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi Zizi!
    Obrigada pelo carinho.Volte sempre para curtir as novidades.Aqui no blog, todo dia é dia de aprender, e assim vou seguindo essa vida de professora.Beijos e até mais!

    ResponderExcluir
  5. Ótimas sugestões. Obrigada por dividir tanto conosco. Bj♥

    ResponderExcluir
  6. OI Rosângela!Pelo que vejo aqui você é um a professora muito dedicada.Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Visitando seu blog e amei já estou seguindo
    visite o meu ...http://amoreluz10.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isildinha!
      )brigada pela visita!
      Volte sempre.Conte comigo.Beijo!

      Excluir

Olá!Deixe seu comentário.
É muito importante e faz diferença!
Conte comigo!
Obrigada pela visita!

Arquivo de POSTAGENS:

EU em ENTREVISTA- Educadores Multiplicadores!

Mimo no BONIFRATI...



Usando a criatividade,
todo mundo pode pensar diferente.
Que 2 + 2 são dois patinhos.
E até detrás para frente.
Se permitir criar,
Tudo pode mudar.

Seja arte, escrita, música.
Receita, caminho, solução.
O que importa é pôr a mente para funcionar
e dar à luz a imaginação

Melhor ainda, se arriscar.
Tomar coragem e compartilhar.
Deixar vir ao mundo e ao mundo mostrar.

Nada que fica na gaveta,
pode trazer boas coisas para o planeta

Abra a sua caixa secreta.
E mergulhe na mente, a sua biblioteca.
Criar é concretizar ideias.

Linguagem Escrita!

"...a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínsica deve ser despertada. Nelas, a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem".
Vygotsky.

Professores!

A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.

Alegria....alegria!

ALFABETIZAÇÃO

O processo de alfabetizar é apaixonante,
antes de tudo é um ato de amor,
coragem e persistência. Pelo simples e
talvez o mais gratificante fato
de permitir ao ser pensante a liberdade
de construção da sua própria história.






CONSULTE o IDEB 2014.É só clicar no selinho ou no link.Conte comigo!

SELINHOS 2012! Obrigada!

Da amiga Leila Bambino!

Glitter Photos
Ganhei da amiga Claudia! Obrigada.
Glitter Photos
Da amiga GISELA.Obrigada!
Da amiga Viviane,Obrigada!
SELINHO A RECEBER... selo4 Glitter Photos Glitter Photos
Selinho pra você!Glitter PhotosSelinho Amigo a todos os Parceiros do Blog "Educando Com Amor"...
Selinho Compartilhado
da Parceira BIA!
Espaço para Educação
Obrigada Amiga Gracita!
Obrigada Amiga Adriana!

Torcedora FELIZ! Bom D +!

TORCEDORA APAIXONADA!

Vida Divina! Vida Cotidiana!

Kids
See full size image Imagem15 300x183 A ESCOLA DE ATENÇÃO ÀS DIFFERENÇAS

Orar...refletir...imagens que dizem!

ORAÇÃO pela Saúde:
Senhor Deus de amor,Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores,sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a Terra.Amém.






Gratidão e Interação!