sábado, abril 18, 2015

Dia do Livro Infantil Brasileiro-18 de abril

Um país se faz com HOMENS e LIVROS,
premissa maior de um escritor brasileiro, 
que passa por gerações,
 e a essência de sua obra infantil 
Sitio do Picapau Amarelo, 
se perpetua até hoje.
Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, em 1882, e criou diversos personagens em seus livros infantis. Sítio do Pica pau Amarelo e as aventuras de Emília, junto com Jeca Tatu, foram os principais feitos do escritor. Mesmo naquela época, temas como sustentabilidade, preservação do meio ambiente e seus recursos naturais sempre estiveram em pauta com o escritor.
    
    Que tenhamos mais e mais escritores brasileiros para nos encantar com suas obras infantis.
Obrigada a todos em especial:

Ana Maria Machado
Nasceu no Rio de Janeiro, em 1941, foi uma das fundadoras da primeira livraria infantil no Brasil, a Malasartes. Ganhadora do Prêmio Jabuti em 1978 e do Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio da Literatura Infantil, em 2000. Até hoje, vendeu em torno de 19 milhões de exemplares de suas obras e, além de ser a atual presidenta da Academia Brasileira de Letras (Biênio 2012/2013).

Cecília Meireles
Nasceu no Rio de Janeiro em 1901 e faleceu em 1963. Porém, muitas de suas obras como “Ou isto ou aquilo”, são lembradas até os dias de hoje. Entre os diversos prêmios que conquistou, destaca-se o Jabuti de tradução da obra literária, pelo livro “Poemas de Israel”.
Elias José 
Publicou 114 livros e recebeu diversos prêmios dedicados à Literatura Infantil. Entre eles, o Jabuti, Fernando Chinaglia e Adolfo Aizen.
Eva Furnari
Nasceu em Roma, Itália, em 1948, e veio para o Brasil com dois anos de idade. Eva, além de escritora é ilustradora e, conquistou seis Prêmios Jabuti de ilustração (1986, 1991, 1993, 1995, 1998 e 2006). Colaborando com o encarte “Folinha”, Eva criou uma de suas maiores personagens: A Bruxinha.
Ganymédes José
Foi um dos mais influentes escritores da literatura infantil Brasileira nos anos 70 e 80. Além de escritor, era ilustrador de seus livros e entre suas principais obras estão: “Amarelinho”, “Vivi Pimenta” e “Galinha Manduca”, ganhou o prêmio Jabuti em 1985.
Lygia Bojunga Nunes
Vencedora do Prêmio Jabuti em 1973, com o livro “Os Colegas” e conquistou, também o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio da Literatura Infantil, em 1982, com o livro “A Bolsa Amarela.”

Mary e Eliardo França
O casal é um dos grandes fenômenos do mercado editorial brasileiro. Autores de livros para crianças. Juntos, tem mais de 140 títulos publicados, entre eles: “Cacho de histórias”, “Cavalinho de vento” e “Alegria, alegria”, além de ganharem diversos prêmios da Literatura Brasileira.
Maurício de Souza
Nasceu em Santa Izabel, SP, em 1935 e é o criador da Turma da Mônica. Com suas ilustrações, Maurício de Souza conseguiu passar inúmeras mensagens positivas e aprendizados para crianças do Brasil.
Ruth Rocha
Nasceu em 1931 na cidade de São Paulo e começou a escrever em 1967 – Tem mais de 130 títulos publicados, entre livros de ficção, didáticos, paradidáticos e em dicionário. Entre eles estão: “Declaração Universal dos Direitos Humanos” e “Azul e lindo – Planeta Terra Nossa casa” e “Marcelo, Marmelo, Martelo”. Ganhou cinco vezes o Prêmio Jabuti e suas histórias estão traduzidas em mais de 25 idiomas.
Sylvia Orthof
Nasceu em Petrópolis em 1932 e faleceu em 1977 – Ganhou o prêmio Jabuti com os livros “A Vaca mimosa” e “A Mosca Zenilda”, em 1977.
Tatiana Belinky
Mesmo nascendo em São Petesburgo, na Rússia, ganhou diversos prêmios literários, inclusive o Jabuti de personalidade literária. A escritora, que nasceu em 1919, adaptou a primeira versão do Sitio do Pica pau Amarelo.
Ziraldo
Nasceu em Caratinga, MG, em 1932 e tornou-se um dos mais conhecidos e aclamados escritores brasileiros, Ziraldo é o “Pai” do Menino Maluquinho. Além desta primordial obra, ele criou: “O Menino do Rio Doce”, “A Supermãe”, “O joelho Juvenal”, “Uma professora muito maluquinha”, “Rolim”, entre muitos outros.

(Fonte:http://www.colegioecologia.com.br/noticias/confira-aqui-os-principais-nomes-da-literatura-infantil-brasileira/)


Viva a literatura infantil!
  Ilustração especial que me leva à infância divertida e colorida.
Foi muito encantador. Rosangela Vali

Um comentário:

  1. Uma data tão importante e só é lembrada pelos educadores desse país que não valoriza a cultura literária e seus renomados escritores.
    Parabéns Rosangela pela belíssima postagem alusiva à comemoração
    Beijos e um domingo maravilhos

    ResponderExcluir

Olá!Deixe seu comentário.
É muito importante e faz diferença!
Conte comigo!
Obrigada pela visita!

Parcerias Especiais!

http://www.contosearte.com/

Virginia Maria Pereira da Rocha


http://www.pedagogiadascores.com.br/

Solange Depera Gelles



EU em ENTREVISTA- Educadores Multiplicadores!

Arquivo de POSTAGENS:

Mimo no BONIFRATI...



Usando a criatividade,
todo mundo pode pensar diferente.
Que 2 + 2 são dois patinhos.
E até detrás para frente.
Se permitir criar,
Tudo pode mudar.

Seja arte, escrita, música.
Receita, caminho, solução.
O que importa é pôr a mente para funcionar
e dar à luz a imaginação

Melhor ainda, se arriscar.
Tomar coragem e compartilhar.
Deixar vir ao mundo e ao mundo mostrar.

Nada que fica na gaveta,
pode trazer boas coisas para o planeta

Abra a sua caixa secreta.
E mergulhe na mente, a sua biblioteca.
Criar é concretizar ideias.

Linguagem Escrita!

"...a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínsica deve ser despertada. Nelas, a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem".
Vygotsky.

Professores!

A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.

Alegria....alegria!

ALFABETIZAÇÃO

O processo de alfabetizar é apaixonante,
antes de tudo é um ato de amor,
coragem e persistência. Pelo simples e
talvez o mais gratificante fato
de permitir ao ser pensante a liberdade
de construção da sua própria história.






CONSULTE o IDEB 2014.É só clicar no selinho ou no link.Conte comigo!

SELINHOS 2012! Obrigada!

Da amiga Leila Bambino!

Glitter Photos
Ganhei da amiga Claudia! Obrigada.
Glitter Photos
Da amiga GISELA.Obrigada!
Da amiga Viviane,Obrigada!
SELINHO A RECEBER... selo4 Glitter Photos Glitter Photos
Selinho pra você!Glitter PhotosSelinho Amigo a todos os Parceiros do Blog "Educando Com Amor"...
Selinho Compartilhado
da Parceira BIA!
Espaço para Educação
Obrigada Amiga Gracita!
Obrigada Amiga Adriana!

Seguir por e-mail

Torcedora FELIZ! Bom D +!

TORCEDORA APAIXONADA!

Vida Divina! Vida Cotidiana!

Kids
See full size image Imagem15 300x183 A ESCOLA DE ATENÇÃO ÀS DIFFERENÇAS

Orar...refletir...imagens que dizem!

ORAÇÃO pela Saúde:
Senhor Deus de amor,Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores,sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a Terra.Amém.






Gratidão e Interação!