Consiste em:
-incentivar a busca por caminhos para resolver dúvidas ortográficas, recorrendo a regras.
Podemos ditar palavras e frases, porém devemos cuidar a quantidade. O importante é a qualidade da exploração.
Algumas formas de DITADO INTERATIVO
DITADO 1 – Frase
A professora dita a frase: Uma menina caiu no pátio da escola. Intervenção: quantas palavras há na frase que eu ditei? Indicar no quadro as lacunas de acordo com o número de palavras da frase. Explorar palavra por palavra, inclusive letra maiúscula inicial e pontuação. Como escrevo a palavra “menina”? Se alguém errasse, como poderia ser essa escrita? E assim sucessivamente com cada palavra. Obs.: Usar palavras significativas dos textos trabalhados.
DITADO 2: Mudo com letra
Mostrar uma letra e os aluno deverá escrever uma palavra com a letra indicada Mudo com objetos Pequenos objetos retirados de um saco, caixa ou baú. Escrever as palavras correspondentes aos objetos.
DITADO 3: Autoditado
A partir de campos semânticos variados (um campo escolhido de cada vez). Exemplo: Palavras: tristes; alegres; quentes; frias; que lembram futebol, escola, bairro, cidade, mar, Verão, Inverno... Ditado de frutas, de peças do vestuário, de partes do corpo... Obs.: Interessante mostrar a eles a diversidade de idéias após a escrita. A professora pode escolher algumas para explorar a grafia no quadro. Após dar um tempo (1min) suspender a escrita com palmas.
DITADO 4:Apagão
A professora escreve a palavra no quadro e, em seguida, apaga para os alunos escreverem a palavra retirada cuja grafia ficou na memória.
DITADO 5: Imagens interessantes
Os alunos escrevem palavras que inferiram da imagem apresentada. Podem incluir sensações, sentimentos. Poderá ser entregue uma imagem para cada aluno.
DITADO 6: De sílabas
Mostrar uma sílaba em cartela. Os alunos deverão escrever uma palavra que contenha essa sílaba. Poderá ser utilizada uma cartela na qual falta apenas uma sílaba da palavra.
DITADO 7: Palavras inventadas
Mostrar cartelas com as palavras com as sílabas ou letras fora de ordem. Conter uma regularidade trabalhada antes (letra R, por exemplo): ripote; micarrapo; tarpidaco; Henropato; cranolito.
DITADO 8: Focalizado
Escrever letras ou dígrafos no quadro. Avisar que nas palavras ditadas sempre vai aparecer a letra ou dígrafo indicado no quadro: palavras com “gu”, “ch”, “rr”, ‘qu”, “lh”, “nh”, “ss,” “ç”, m/p e m/b, etc. Ex. guerra, guitarra, Guilherme, seguir, conseguir, esguichar, guia, preguiça, gueto. *Analisar por que motivo é necessário o dígrafo.
DITADO 9: Números
Mostrar a palavra por extenso e os alunos escreverão o numeral correspondente. E vice-versa.
(*) Retirado do material didático recebido na Oficina de Linguagem FACED/UFRGS. Prof. Maria Izabel Dalla Zen.
Ditado Recortado para o processo de alfabetização, recomendo e utilizo pois é um ótimo exercício de leitura para o desenvolvimento de estratégias iniciais de escrita. Ao visualizar as figuras/imagens, o aprendiz deve buscar o nome correspondente, recortá-lo e colar abaixo do quadro.
(Rosangela Vali)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!Deixe seu comentário.
É muito importante e faz diferença!
Conte comigo!
Obrigada pela visita!