quinta-feira, fevereiro 07, 2013

DICAS:PROFESSORES/GESTORES em SALA DE AULA

Professores, ao iniciar o ano letivo com nossas crianças e nossos adolescentes, espera-se muitos resultados positivos e com certeza desafios novos surgem ao longo do trabalho.
Para facilitar, aprimorar, fortalecer, dinamizar e fazer a prática com excelência, trabalhe com:
*acolhimento;
*escuta;
*afeto;
*paciência;
*planejamento;
*observação;
*registro;
*estudo;
*parceria com pais e outros profissionais ao seu entorno;
*uso de métodos ou recursos diferenciados que exijam adaptações para alguns aprendizes;
*levantamento de histórico familiar e escolar quando convir;
*elaboração de combinados para as aulas quanto à disciplina de comportamento, horários, materiais, atividades em sala e tarefas para casa;
*criação  de estratégias para aguçar a curiosidade para cada conteúdo;
*motivação às aulas com emprego de  dinâmicas de grupo para estudo, apresentação e elaboração de  atividades de registro com  possíveis ou não apresentações;
*identificação dos estilos de aprendizagem na classe;
*respeito ao ritmo e potencialização da classe quanto aos seus pontos positivos;
*modelo de autorespeito como liderança positiva e facilitador de aprendizagem;
*conteúdos significativos para a vida;
*avaliação e reavaliação dos resultados de sondagens e verificações(avaliações escritas e orais) para plano de intervenção e recuperação quando necessário.
Professores por isso enfatizo a importância da aproximação, de chamar cada aprendiz pelo nome, de vincular positivamente com cada um e principalmente  ouvir e deixar todos aprendizes se tornarem parte ativa na aprendizagem com o melhor de cada um.
Para complementar deixo aqui um recado especial de aprendiz para professor.
É a poesia do biólogo chileno Humberto Maturana, feita para um professor do seu filho, que inibia o desabrochar da criatividade da criança querendo impor-lhe um modelo rígido.
Vale a reflexão! 
(Rosangela Vali -Pedagoga e Psicopedagoga)
PRECE DE UM ESTUDANTE

Não me imponha o que você sabe; 
quero explorar o desconhecido, 
e ser a origem das minhas próprias descobertas.
Que o seu saber seja minha liberdade, não minha escravidão. 
O mundo de sua verdade pode ser minha limitação; 
sua sabedoria, minha negação. 
Não me instrua; vamos caminhar juntos.
Deixe que minha riqueza comece onde a sua termina. 
Mostre-se a mim, de maneira que eu possa
subir em cima dos seus ombros, e ver mais longe.
Revele-se para que eu possa ser
alguma coisa diferente.
Você crê que todo ser humano
pode amar e criar; 
Compreendo, por isso, seu medo,
quando lhe peço que deixe-me viver de acordo com minha sabedoria. 
Você nunca saberá quem eu sou,
se escutar apenas a si mesmo.
Não me instrua; deixe-me ser;
seu fracasso é que eu seja idêntico a você.


(Humberto Maturana)

2 comentários:

  1. Oi Rosangela. Parabéns pela postagem! Muito oportuna e interessante para este início de ano letivo.
    Beijo. Fique com Deus.

    espacoalfaletrar.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá!Deixe seu comentário.
É muito importante e faz diferença!
Conte comigo!
Obrigada pela visita!

Arquivo de POSTAGENS:

EU em ENTREVISTA- Educadores Multiplicadores!

Mimo no BONIFRATI...



Usando a criatividade,
todo mundo pode pensar diferente.
Que 2 + 2 são dois patinhos.
E até detrás para frente.
Se permitir criar,
Tudo pode mudar.

Seja arte, escrita, música.
Receita, caminho, solução.
O que importa é pôr a mente para funcionar
e dar à luz a imaginação

Melhor ainda, se arriscar.
Tomar coragem e compartilhar.
Deixar vir ao mundo e ao mundo mostrar.

Nada que fica na gaveta,
pode trazer boas coisas para o planeta

Abra a sua caixa secreta.
E mergulhe na mente, a sua biblioteca.
Criar é concretizar ideias.

Linguagem Escrita!

"...a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínsica deve ser despertada. Nelas, a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem".
Vygotsky.

Professores!

A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.

Alegria....alegria!

ALFABETIZAÇÃO

O processo de alfabetizar é apaixonante,
antes de tudo é um ato de amor,
coragem e persistência. Pelo simples e
talvez o mais gratificante fato
de permitir ao ser pensante a liberdade
de construção da sua própria história.






CONSULTE o IDEB 2014.É só clicar no selinho ou no link.Conte comigo!

SELINHOS 2012! Obrigada!

Da amiga Leila Bambino!

Glitter Photos
Ganhei da amiga Claudia! Obrigada.
Glitter Photos
Da amiga GISELA.Obrigada!
Da amiga Viviane,Obrigada!
SELINHO A RECEBER... selo4 Glitter Photos Glitter Photos
Selinho pra você!Glitter PhotosSelinho Amigo a todos os Parceiros do Blog "Educando Com Amor"...
Selinho Compartilhado
da Parceira BIA!
Espaço para Educação
Obrigada Amiga Gracita!
Obrigada Amiga Adriana!

Torcedora FELIZ! Bom D +!

TORCEDORA APAIXONADA!

Vida Divina! Vida Cotidiana!

Kids
See full size image Imagem15 300x183 A ESCOLA DE ATENÇÃO ÀS DIFFERENÇAS

Orar...refletir...imagens que dizem!

ORAÇÃO pela Saúde:
Senhor Deus de amor,Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores,sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a Terra.Amém.






Gratidão e Interação!