quinta-feira, agosto 30, 2012

Aprender com ARTE!


Artes para favorecer a Aprendizagem!

"Arte é a expressão mais pura que há para
 a demonstração do inconsciente de cada um. 
É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida" 
(Jung, 1920).


A Arteterapia é um campo de conhecimento interdisciplinar. Assim pode ser aplicado e oferecido a profissionais que trabalhem em diferentes contextos, principalmente o escolar, a fim de que possam adicionar à sua prática o uso de recursos criativos para o desenvolvimento do sujeito, sejam plásticos, poéticos, musicais, de expressão corporal ou dramáticos, entre outros. As atividades desenvolvidas na Arteterapia Escolar visam estimular o autoconhecimento, a desinibição e a criatividade, levando os participantes à possibilidade de se integrarem com o mundo, impulsionando-o à resolução de conflitos pessoais, à melhoria do relacionamento social, desenvolvimento harmônico da personalidade e das habilidades cognitivas.


A arte devolve a liberdade, por isso, os sentimentos negativos são trabalhados e liberados nas concretizações das obras como música, teatro, dança, artes plásticas , entre outras. Essas atividades propõem ao indivíduo um processo criativo que permite refletir e elaborar a experiência vivida, tendo a partir desta experiência que resgatar em cada um a sua capacidade de integrar seus sentimentos em busca da transformação.
Arteterapia pode ser considerada como a utilização de recursos artísticos em contextos terapêuticos, baseando-se na percepção de que o processo criativo envolvido na atividade artística é terapêutico e enriquecedor da qualidade de vidas das pessoas.(ARCURI, pág.: 21, 2006)
O momento da produção da arte é extremamente magnífico, sendo esse momento, um verdadeiro encontro com a criatividade, pois toca a sensibilidade do ser devido a facilidade que a arte permite ao indivíduo de ampliar seus significados internos que passam a ter um sentido maior, além de proporcionar um novo conhecimento da consciência.
Criar produções é dar forma a algo novo, pois o ato de criar faz com que o indivíduo compreenda, relacione e ordene suas idéias de forma imaginária ao concreto. Quando criamos esse algo novo passa a ter vida e forma e torna-se um processo interativo ao nosso meio.
Deste modo, a Arteterapia é um instrumento que funciona como formas de expressões diversas que exterioriza os sentimentos e as emoções, possibilitando a reconstrução de situações internas num resgate das energias num processo de transformação psíquica mais saudável.
Nas produções artísticas os indivíduos expõem suas idéias internas e deixam transparecer ao mundo externo, ou seja, suas percepções sobre si que são expostas nas imagens num movimento que permite ser vivenciado por ele, uma vez que as imagens permitem ao indivíduo um diálogo construtivo.
A arte faz parte do convívio humano como necessidade, além de contribuir para o desenvolvimento global. O indivíduo que desenvolve formas de se expressar está registrando a sua marca pessoal, o seu estilo e o seu modo de estar no mundo.(CHIESA, pág.: 31, 2004.)

Arteterapia na Prática


1) Recorte e Colagem:
Uma técnica que oferece a concentração e atenção conforme o tema proposto, além da noção de espaço. Essa atividade possibilita a exploração, bem como a estruturação através da organização de detalhes e estimula a percepção de formas, cores e textura.

Também possibilita trabalhar com a psicomotricidade, pois favorece os movimentos das articulações e a organização de pensamento que funciona como uma análise da construção de uma nova forma.

A função desta técnica é desenvolver a criação das imagens e fazer recorte e colagem é compor formas variadas e texturas como um caminho, onde aos poucos, as imagens vão surgindo por agrupamentos das peças, dando forma e possibilitando uma comunicação com as imagens.

As técnicas que norteiam essa prática são: recorte e colagem com revistas, mosaico em papéis, recorte e colagem com diversos tipos de papéis, montagem com figuras fragmentadas, montagem com barbante com tiras e relevo, montagem com tecido, colagem com matérias recicláveis como: caixa, quadrinhos, garrafas e, entre outras.

2) Pintura:
A pintura como técnica utilizada em Arteterapia, traz a sensação de experimentar a liberdade diante de uma folha em branco e o conjunto das tintas convida a traçar curvas, linhas e formas.

As cores estão relacionadas com as emoções do indivíduo conforme as tonalidades escolhidas e trabalhadas o indivíduo evoca as cores que estão mais presente em sua vida.

A pintura também desperta a sensação de liberdade ao experimentar um conjunto de cores diante de várias tintas e pincéis que propõem um caminho que irá construir e que estão presentes como estimuladores as formas, as linhas, os volumes, as cores e as tonalidades.

Essa atividade tem o papel de relaxar, já que o indivíduo é livre para experimentar as cores juntamente com suas emoções e sensações.

Materiais utilizados são: cola colorida, giz de cera, lápis de cor, aquarela, tinta acrílica, pigmento líquido colorido, giz pastel, tinta látex, entre outras.

As técnicas podem ser orientadas com tema livre ou direcionada, tais como: pintura a dedo, pintura com pincel, pintura com rolo, montagem de tintas naturais com terra, impressão com moldes, entre outras.

3) Modelagem:
A modelagem é uma atividade basicamente sensorial, uma vez que trabalha com as mãos. Ela proporciona a idéia desde estruturação da desordem a organização quando concretiza-se o trabalho.

Também trabalha com a psicomotricidade, já que requer as articulações excessiva das mãos, além da sensação tátil que fornece um diálogo com a imagem que virá a tona. Essa atividade é recomendada para pessoas muito rígidas, já que o contato muscular das mãos contrai e aos poucos leva ao relaxamento.

No diálogo entre as mãos e a massa que começa a troca de energia, bem como as sensações de quente e frio e a medida deste experimento tomam forma para poder encontrar um novo caminho.

As sensações experimentas com a modelagem ampliam a percepção e auxilia o indivíduo a compreender a sua forma de ser e descarregar o excesso de energia acumulada durante a sua forma de viver como no trabalho, na família e na sociedade, dentre outras.

As atividades aplicadas com modelagem são: argila, massa artesanal, papel machê, gesso, entre outras.

4) Desenho:
O desenho é uma atividade relacionada aos sentimentos mais profundos, pois existe uma relação direta ou indiretamente com a identidade do indivíduo quando ele expressa a sua forma de ser no mundo.

Verifica-se que os sentimentos e conflitos dos indivíduos são freqüentemente expostos involuntariamente, ou seja, o inconsciente que fala por meio de imagens, principalmente por meio de desenhos.

O desenho estimula a criatividade, pois requer a expressão de idéia, atenção, imaginação e concentração. Desenhar é criar, então relacionar o ato da criação com a comunicação interna é exteriorizar as formas criativas de ser e buscar sempre o estímulo do potencial criativo.

Desenhar possibilita observar formas, linhas, cores, luzes e volume, sendo assim, estimula a psicomotricidade e favorece o desenvolvimento da coordenação motora e espacial.

As técnicas com desenho são infinitas, porém algumas possibilidades são destacadas: o desenho pode ser com tema livre ou direcionado, onde temos: desenho com aquarela, lápis de cor, giz de cera na vela, com carvão, pastel oleoso, canetinha, desenvolver a pintura com diversos papéis com diferentes texturas: carbono, manteiga, camurça, canson, cartolina, lixa e, entre outras.

5) Trabalhos com sucatas/ recicláveis:
Ao produzir algum trabalho com sucatas, esta favorece a construção investigadora de criar perante a idéia de propor um novo olhar diante de velho (sucatas/ recicláveis) Esse olhar proporciona ao indivíduo a construção e o estudo das diversas possibilidades no ato da criação.

A construção tem a característica própria da liberdade de criar sem ter o receio de errar, pois permite ao indivíduo perceber a idéia de desorganização e organização perante os materiais usados que serão apresentados a ele, onde essa construção significa trabalhar com a concentração e atenção, além da paciência.

Essa atividade favorece o equilíbrio do bem-estar devido ao resgate de algo que pode ser reconstruído e transformado, bem como a percepção interna desta transformação que proporciona a auto-estima.

Importante ressaltar que a busca de uma solução ao meio ambiente cabe à própria humanidade e os trabalhos com sucatas/ recicláveis provocam uma reflexão que resulta na utilização destas obras como recurso no desenvolvimento de novos trabalhos com o objetivo de propiciar conhecimentos da conscientização do meio ambiente e possibilita a conscientização que ao cuidar da terra é cuidar também de nós.

Apresento técnicas como: a confecção do papel reciclado e os produtos derivados deste papel como: cartões, envelopes, porta-retrato, porta-caneta, trabalho de decoração com garrafas usadas, caixa de leite, caixa de sapato e latas que proporciona a confecção de embalagens e enfeites, confecção de produtos como vaso e flores com a garrafa descartáveis, entre outros.

6) Histórias:
Os contos de histórias estão relacionados ao um mundo mágico onde é possível imaginar e sonhar. A arte da literatura e de ouvir histórias é uma grande e poderosa fonte de instrumento criativo, pois desafia o indivíduo nos dias de hoje a buscar leitura que expressam a mergulhar na magia, no mistério e na sabedoria do ser.

O uso da arte na história em um contexto terapêutico vem ocupar um espaço de criação, pois facilita o contato com as emoções devido o seu universo de imaginar. As histórias propiciam a construção do desenvolvimento cognitivo da criança e do adulto, além de restabelecer a compreensão entre tempo, espaço x real e o imaginário.

Fontes essenciais para a interação do ser no mundo que confronta com diversos caminhos para resolver situações reais, mas visualizar como tal coisa seria desta ou daquela forma, a história oferecem esses caminhos de navegar e compreender diferentes culturas, classes sociais, raças e costumes. Uma capacidade de compreender a vida e tomar posições mais criativas diante delas.

As histórias funcionam como elementos essenciais para viver, baseado no auto- conhecimento que ela proporciona diante da vida e construir recursos capazes de associar um questão de comportamento a um fato.

Temos infinitos livros para utilização desta técnica, tais como: livros com histórias de valores morais e éticos, romântico, ação, suspense, contos de fadas, exemplos: Branca de Neve, Gata Borralheira, João e Maria, aventuras como: bruxas, fadas e príncipes (contos conhecidos como de encantamentos); e histórias com a mitologia grega, egípcia, lendas, folclore, fábulas e, entre outras.

A exposição das histórias podem ser em um ato propriamente de contar história com o recurso do livro e o contador, ou leitura e utilizar cenários como: em forma de cinema dentro de uma caixa com folhas que retratam a história ou gravuras que seguem as seqüências de um quadro ilustrativo, fantoches, marionetes (bonecos comandados por fios presos), cenários de feltro ou sulfitões, máscaras e, entre outros. 

7) Teatro/ Dramatização:
O teatro trabalha com a reflexão de atitudes com situações relacionadas ao cotidiano do indivíduo, além de levar a conscientização de ação da vida interna da imaginação a vida externa do real, ela imita a vida e, por isso, o teatro funciona como um espelho da vida. O teatro também funciona como um laboratório de vida, pois no palco o indivíduo pode experimentar diferentes formas de viver e de ser e convida a criar e recriar novas formas de expressão e relação com o mundo.

Fazer teatro dentro do aspecto terapêutico é levar algo a mais que mera atuações de papéis, pois ele permite insights profundos por parte da pessoa e/ ou grupo a respeito do significado dos papéis, pelo fato de promover a criatividade espontânea que cada indivíduo possui e compreender a si mesmo e ao outro na diferente formas de ser ao assumir diferentes papéis.

O teatro proporciona a vivenciar situações que possibilitam o desenvolvimento de uma expressão ampla, verbal, gestual e criadora. Esse desenvolve uma atitude saudável diante de comportamentos como timidez, agressividade , tristeza, dentre outros. Uma reflexão sobre as possibilidades de ser e de agir diante a cada realidade.

Os instrumentos para a dramatização são diversos e temos como técnica: o ator/ atores e o público e conforme a dramatização proporcionar as mudanças de papéis, essa técnica é conhecida como psicodrama (teatro da espontaneidade), bonecos manipulados pelo ator, teatro de fantoches e teatro de máscaras ( esses materiais são muitas vezes, confeccionados pelo ator que elaborará seu personagem), teatro gestual (conhecido como mímica), entre outras.

8) Música:
Como suporte terapêutico é conhecido como musicoterapia e a sua estruturação facilita a comunicação e a expressão das emoções. Ela também promove a harmonia da respiração por ser capaz de estimular reações que provocam respostas motoras para a expressão corporal e que automaticamente relaxam os músculos e reduz o stress.

A musicoterapia melhora a comunicação, além de trabalhar com a memória, atenção e pensamento, ela proporciona o auto-conhecimento e o seu objetivo é despertar a fantasia de sonhar e refletir sobre as mensagens transmitidas e criadas.

A música está relacionada diretamente no movimento do ser humano, pois ela expressa a vida do indivíduo em diferentes contextos do cotidiano, além de cada cultura, sendo uma forma de expressar a vida humana.

Seus sons e ritmos estabelecem uma melodia harmoniosa que facilitam a expressão dos sentimentos e permite expressar os estados emocionais tanto no mundo sonoro, através do cântico, bem como no nível instrumental.

As técnicas aplicadas variam conforme a proposta, onde temos: trabalhos com instrumentos musicais (que trabalha a coordenação motora), aprendizado do ritmo com a voz, cânticos folclóricos e populares, trabalho de cântico com grupo (conhecido como coral), o ato de ouvir música (vária a técnica como simplesmente ouvir ou interpretar a mensagem transmitida), compor música (estimula a escrita e o raciocínio do pensamento). Importante ressaltar que cada ritmo de música provoca um tipo de reação, tais como: relaxamento, alegria, tristeza, melancolia, etc. Cada música deve guiar conforme as necessidades de cada indivíduo e promover atitudes positivas físicas, mentais, sociais, culturais e cognitivas.

9) Poesias:
A poesia tem uma importância de extrema relevância, uma vez que ela transmite conhecimento, através da fantasia e realidade. Quando o indivíduo faz a leitura da poesia ele se depara com uma fantasia e começa a imaginar e sonhar, ao mesmo tempo em que se depara com a realidade.

Ela favorece a expressão criadora, através do contanto direto com textos poéticos, ou do próprio ato de criar, inventar uma poesia é um linguagem que propicia um intercâmbio cultural e a compreensão da vida como ela pode ser representada de modo poética diante de situações amorosas e conflituosas.

A poesia propicia condições para identificar e expressar por meio da criação literária e os estímulos Arteterapêuticos e sensoriais podem ser utilizados para promover a expressão e elaboração de seus próprios personagens manifestadas nos medos, desejos, alegrias e sonhos, facilitando assim, a comunicação interna. Trabalhar com a poesia é fazer com que o indivíduo, pense, conteste, interrogue, explique, construa, corrija, imagine, reinvente e sonhe.

As técnicas de poesia diferenciam a partir dos estilos e da escrita de pessoa à pessoa e não importa como um poema é escrito, o objetivo é despertar as emoções. Apresento algumas técnicas, tais como: construir poemas a partir de um tema direcionado com uma história, um filme ou uma letra de música, escrever poesia num lugar que desperte boas sensações, como por exemplo, numa galeria, praça, locais com uma bela paisagem, etc; rimar frases ou palavras, ouvir poemas e interpretar a mensagem transmitida, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!Deixe seu comentário.
É muito importante e faz diferença!
Conte comigo!
Obrigada pela visita!

Parcerias Especiais!

http://www.contosearte.com/

Virginia Maria Pereira da Rocha


http://www.pedagogiadascores.com.br/

Solange Depera Gelles



EU em ENTREVISTA- Educadores Multiplicadores!

Arquivo de POSTAGENS:

Mimo no BONIFRATI...



Usando a criatividade,
todo mundo pode pensar diferente.
Que 2 + 2 são dois patinhos.
E até detrás para frente.
Se permitir criar,
Tudo pode mudar.

Seja arte, escrita, música.
Receita, caminho, solução.
O que importa é pôr a mente para funcionar
e dar à luz a imaginação

Melhor ainda, se arriscar.
Tomar coragem e compartilhar.
Deixar vir ao mundo e ao mundo mostrar.

Nada que fica na gaveta,
pode trazer boas coisas para o planeta

Abra a sua caixa secreta.
E mergulhe na mente, a sua biblioteca.
Criar é concretizar ideias.

Linguagem Escrita!

"...a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínsica deve ser despertada. Nelas, a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem".
Vygotsky.

Professores!

A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.

Alegria....alegria!

ALFABETIZAÇÃO

O processo de alfabetizar é apaixonante,
antes de tudo é um ato de amor,
coragem e persistência. Pelo simples e
talvez o mais gratificante fato
de permitir ao ser pensante a liberdade
de construção da sua própria história.






CONSULTE o IDEB 2014.É só clicar no selinho ou no link.Conte comigo!

SELINHOS 2012! Obrigada!

Da amiga Leila Bambino!

Glitter Photos
Ganhei da amiga Claudia! Obrigada.
Glitter Photos
Da amiga GISELA.Obrigada!
Da amiga Viviane,Obrigada!
SELINHO A RECEBER... selo4 Glitter Photos Glitter Photos
Selinho pra você!Glitter PhotosSelinho Amigo a todos os Parceiros do Blog "Educando Com Amor"...
Selinho Compartilhado
da Parceira BIA!
Espaço para Educação
Obrigada Amiga Gracita!
Obrigada Amiga Adriana!

Seguir por e-mail

Torcedora FELIZ! Bom D +!

TORCEDORA APAIXONADA!

Vida Divina! Vida Cotidiana!

Kids
See full size image Imagem15 300x183 A ESCOLA DE ATENÇÃO ÀS DIFFERENÇAS

Orar...refletir...imagens que dizem!

ORAÇÃO pela Saúde:
Senhor Deus de amor,Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores,sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a Terra.Amém.






Gratidão e Interação!