quinta-feira, outubro 13, 2011

Alfabetização e Consciência Fonológica

Atividades de Apoio para auxiliar na alfabetização quanto a
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

A palavra é....
_ Dividir a turma em grupos (alunos com níveis de aprendizagem diferenciados).
_ Em cada momento um aluno será o representante do grupo, até que todos
tenham participado.
_ O grupo pode cochichar com seu representante, no sentido de ajudá-lo a
elaborar a resposta.
_ O(a) professor (a) diz a palavra e discute com os alunos o seu significado,
inclusive utilizando o dicionário)
_ O representante do grupo deve acrescentar uma consoante antes da vogal que
forma a primeira sílaba e formar uma outra palavra. Não se esqueça, esta é
uma atividade oral.
_ Exemplo 1: A palavra é... ato. Possíveis palavras que podem ser formadas:
fato, gato, bato, lato, mato, pato, rato, tato, chato, etc
_ Exemplo 2: A palavra é...ela. Possíveis palavras que podem ser formadas:
nela, vela, mela, pela, gela, bela, etc


Imitando o Cebolinha (turma da Mônica)
_ Antes de desenvolver esta atividade a professora deve trabalhar o
gênero história em quadrinhos, utilizando, inclusive, a revistinha
Turma da Mônica.
_ Dividir a turma em grupos (alunos com níveis de aprendizagem diferenciados).
_ Em cada momento um aluno será o representante do grupo, até que todos
tenham participado.
_ O grupo pode cochichar com seu representante, no sentido de ajudá-lo a
elaborar a resposta.
_ O(a) professor(a) propõe que falará palavras como se fosse o Cebolinha e o
representante do grupo deve corrigi-la, pronunciando a palavra corretamente.
_ Cebolinha fala: glaça. O representante corrige: Cebolinha, a palavra é graça.
_ Outras palavras: flaca, blanca, Flança, blinca, etc
_ Perguntar aos alunos qual é a letra que o Cebolinha troca.

Cebolinha ao contrário (Segunda versão da brincadeira “Imitando o
Cebolinha”)
_ O(a) professor(a) fala as palavras certas e o representante do grupo fala
imitando o Cebolinha.

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA OU VALOR POSICIONAL DAS LETRAS
Mais uma letra
_ Dividir a turma em grupos (alunos com níveis de aprendizagem diferenciados).
_ Em cada momento um aluno será o representante do grupo, até que todos
tenham participado.
_ O grupo pode cochichar com seu representante, no sentido de ajudá-lo a
elaborar a resposta.
_ O(a) professor(a) diz uma palavra e o representante do grupo deve transformála,
utilizando o R na primeira sílaba, independente se antes ou depois da
vogal..
_ Exemplo 1: Professor(a): pato - Aluno: prato ou parto
_ Exemplo 2: Professor: ala - Aluno: rala
_ Exemplo 3: Professor: caro – Aluno: carro.
_ Trocar a utilização do R por L, M, N.
_ Em outro momento essas atividades podem ser trabalhadas utilizando
alfabeto móvel e ou escrita, para trabalhar a capacidade de relacionar o
fonema com o grafema.


RELAÇÃO FONEMA\GRAFEMA
Qual é a letra? (trabalhar sílabas não canônicas)
_ Dividir a turma em grupos (alunos com níveis de aprendizagem diferenciados).
_ Em cada momento um aluno será o representante do grupo, até que todos
tenham participado.
_ O grupo pode cochichar com seu representante, no sentido de ajudá-lo a
elaborar a resposta.
_ O(a) professor(a) apresenta uma ficha com a palavra completa e a palavra
incompleta para o aluno completá-la formando outra palavra.
_ Exemplo 1: ficha com as palavras
PATO
VIRA
P....ATO
PACA
VIRA
P....ACA
POTE
VIRA
PO....TE


COMPREENSÃO DA NATUREZA ALFABETICA DO NOSSO SISTEMA DE ESCRITA
Só mais duas
_ Dividir a turma em grupos (alunos com níveis de aprendizagem diferenciados).
_ Em cada momento um aluno será o representante do grupo, até que todos
tenham participado.
_ O grupo pode cochichar com seu representante, no sentido de ajudá-lo a
elaborar a resposta.
_ O(a) professor(a) apresenta uma palavra no quadro e desafia os grupos a
formarem mais palavras obedecendo as regras seguintes:
_ A nova palavra formada deve conter todas as letras da palavra original.
_ Além das letras da palavra original a nova palavra deve ter mais duas
letras diferentes.
_ Exemplo 1 :Apresentar a palavra copa. Analisar com os alunos o
número de letras e sílabas da palavra. Os alunos, utilizando o alfabeto móvel,
deverão forma outras palavras, seguindo a regra acima: capado – pecado –
picado – pipoca – tapioca, etc
_ Analisar com os alunos se aumentando 2 letras, aumentou o número
de sílabas ou não.


Brincando de detetive
_ Dividir a turma em grupos (alunos com níveis de aprendizagem diferenciados).
_ Em cada momento um aluno será o representante do grupo, até que todos
tenham participado.
_ O grupo pode cochichar com seu representante, no sentido de ajudá-lo a
elaborar a resposta
_ A professora apresenta uma palavra “embaralhada” para o grupo descobrir
qual é a palavra, obedecendo o tempo dado por ele. (comece com um tempo
maior e vá diminuindo à medida que os alunos desenvolvam).
_ Apresentar para o grupo A: bosmar (sombra) – grupo B: nafasamt (fantasma)
Grupo C: meseten (semente), etc.







LEITURA
Saber ler reconhecendo globalmente as palavras

Qual é a frase?
_ Dividir a turma em grupo (alunos com níveis de aprendizagem diferenciados).
_ Em cada momento um aluno será o representante do grupo, até que todos
tenham participado.
_ O grupo pode cochichar com seu representante, no sentido de ajudá-lo a
elaborar a resposta
_ Colocar uma frase escrita em cartões (cada palavra num cartão) colados no
quadro, virados.

A menina caiu da bicicleta e quebrou a perna.

_ Dar a vez ao representante de cada grupo falar uma possível palavra da frase,
de acordo com as dicas do(a) professor(a).

_ Professora para o grupo 1:
_ A frase fala de uma pessoa que ainda não cresceu.

_ O grupo tem 2 chances para dizer menina se não disser outro grupo pode
dizer, se acertar ganha o ponto

_ Professor para o grupo 2:
_ A frase fala de um acidente que a menina sofreu.

_ Professora para o grupo 3:
_ A frase fala de onde ela caiu.

_ Professora para o grupo 4:
_ A frase nos conta o que  aconteceu quando a menina caiu da bicicleta..
_ O grupo deve ler a frase toda. Ganha um ponto se ler corretamente.
_ Saber decodificar palavras e textos escritos
_ Pedir ao representante de cada grupo para ler a frase.
_ Fazer a leitura coletiva (turma) da frase.
_ Formar frases menores e pedir aos representantes dos grupos que as leiam:
A menina caiu. - A menina caiu da bicicleta. - A menina quebrou a perna. - A
menina quebrou a bicicleta. - A bicicleta caiu. - etc

Monta\desmonta
Construir a compreensão global do texto lido, unificando e interrelacionando
informações explícitas e implícitas, produzindo inferências.
_ Dividir a turma em 12 grupos (duplas de alunos com níveis de aprendizagem
diferenciados).
_ O(a) professor (a) deve dizer aos alunos que trouxe um texto (gênero híbrido:
história em forma de poesia) todo cortado em fichas para que pudessem
deixar exposto, enfeitando a sala, mas que quando chegava na escola
aconteceu um acidente: o vento soprou tão forte que todas as fichas voaram.
Agora ela precisava da ajuda dos alunos para montá-lo novamente.
Ela irá distribuir o texto xerocado e ler, na ordem certa, pelo menos 3 vezes.
O(a) professor(a) deverá distribuir o texto fatiado, entre os grupos dos alunos. Pedir as partes do texto e o grupo que estiver com a ficha correspondente deve fixá-la no quadro, na ordem certa. Vale consultar o texto xerocado.
1) Tragam a ficha que apresenta o personagem principal,
2) a ficha que fala o que ela era antes de ser menina,
3) a ficha que fala de como ela vivia,.
4) a ficha que fala onde ela vivia,


5) a ficha que fala do tipo do acidente ocorrido,
6) a fichas que fala de quem provocou o acidente,
7) a ficha que fala do lugar onde a fada Rebeca guardava a varinha mágica,
8) a ficha que fala sobre o que caiu de cima do armário.
9) a ficha que fala de como a varinha caiu de cima do armário
10) a fichas que fala o que veio voando.
11) a ficha que fala em quem a varinha de condão bateu.
12) a ficha que conta que a varinha bateu muito de leve na boneca.
13) a ficha que conta o que aconteceu quando a varinha bateu na boneca.
14) Leitura coletiva do texto todo, utilizando as fichas e possíveis leituras individuais.
15) Valendo 3 pontos: por que na última estrofe da poesia o autor chama a boneca
de pobre? “Bateu na pobre boneca...”
16) Valendo 3 pontos: Quem sabe dizer qual foi a transformação que aconteceu.
17) Valendo 5 pontos: Cada grupo cria um título para o texto. A turma convida a
especialista da escola para escolher o melhor título. O grupo, criador do título
escolhido ganha 5 pontos.
_ Quem fizer mais pontos ganha o jogo.

O texto

Era uma vez uma menina
Que um dia foi boneca.
Vivia sozinha, esquecida
Na casa da fada Rebeca.

Foi um acidente fatal.
A borboleta Formosa
Derrubou de cima do armário
A varinha poderosa.

Veio voando no ar
A varinha de condão.
Bateu na pobre boneca
Feito nuvem de algodão

BUM! Que transformação!



Contribuição – Sala de Apoio Pedagógico
Professora Rosangela L. Scheuer Vali

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Usando a criatividade,
todo mundo pode pensar diferente.
Que 2 + 2 são dois patinhos.
E até detrás para frente.
Se permitir criar,
Tudo pode mudar.

Seja arte, escrita, música.
Receita, caminho, solução.
O que importa é pôr a mente para funcionar
e dar à luz a imaginação

Melhor ainda, se arriscar.
Tomar coragem e compartilhar.
Deixar vir ao mundo e ao mundo mostrar.

Nada que fica na gaveta,
pode trazer boas coisas para o planeta

Abra a sua caixa secreta.
E mergulhe na mente, a sua biblioteca.
Criar é concretizar ideias.

Linguagem Escrita!

"...a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínsica deve ser despertada. Nelas, a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem".
Vygotsky.

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A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.

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