Atividades de Apoio para auxiliar na alfabetização quanto aCONSCIÊNCIA FONOLÓGICAA palavra é...._ Dividir a turma em grupos (alunos com níveis de aprendizagem diferenciados)._ Em cada momento um aluno será o representante do grupo, até que todostenham participado._ O grupo pode cochichar com seu representante, no sentido de ajudá-lo aelaborar a resposta._ O(a) professor (a) diz a palavra e discute com os alunos o seu significado,inclusive utilizando o dicionário)_ O representante do grupo deve acrescentar uma consoante antes da vogal queforma a primeira sílaba e formar uma outra palavra. Não se esqueça, esta éuma atividade oral._ Exemplo 1: A palavra é... ato. Possíveis palavras que podem ser formadas:fato, gato, bato, lato, mato, pato, rato, tato, chato, etc_ Exemplo 2: A palavra é...ela. Possíveis palavras que podem ser formadas:nela, vela, mela, pela, gela, bela, etcImitando o Cebolinha (turma da Mônica)_ Antes de desenvolver esta atividade a professora deve trabalhar ogênero história em quadrinhos, utilizando, inclusive, a revistinhaTurma da Mônica._ Dividir a turma em grupos (alunos com níveis de aprendizagem diferenciados)._ Em cada momento um aluno será o representante do grupo, até que todostenham participado._ O grupo pode cochichar com seu representante, no sentido de ajudá-lo aelaborar a resposta._ O(a) professor(a) propõe que falará palavras como se fosse o Cebolinha e orepresentante do grupo deve corrigi-la, pronunciando a palavra corretamente._ Cebolinha fala: glaça. O representante corrige: Cebolinha, a palavra é graça._ Outras palavras: flaca, blanca, Flança, blinca, etc_ Perguntar aos alunos qual é a letra que o Cebolinha troca.Cebolinha ao contrário (Segunda versão da brincadeira “Imitando oCebolinha”)_ O(a) professor(a) fala as palavras certas e o representante do grupo falaimitando o Cebolinha.CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA OU VALOR POSICIONAL DAS LETRASMais uma letra_ Dividir a turma em grupos (alunos com níveis de aprendizagem diferenciados)._ Em cada momento um aluno será o representante do grupo, até que todostenham participado._ O grupo pode cochichar com seu representante, no sentido de ajudá-lo aelaborar a resposta._ O(a) professor(a) diz uma palavra e o representante do grupo deve transformála,utilizando o R na primeira sílaba, independente se antes ou depois davogal.._ Exemplo 1: Professor(a): pato - Aluno: prato ou parto_ Exemplo 2: Professor: ala - Aluno: rala_ Exemplo 3: Professor: caro – Aluno: carro._ Trocar a utilização do R por L, M, N._ Em outro momento essas atividades podem ser trabalhadas utilizandoalfabeto móvel e ou escrita, para trabalhar a capacidade de relacionar ofonema com o grafema.RELAÇÃO FONEMA\GRAFEMAQual é a letra? (trabalhar sílabas não canônicas)_ Dividir a turma em grupos (alunos com níveis de aprendizagem diferenciados)._ Em cada momento um aluno será o representante do grupo, até que todostenham participado._ O grupo pode cochichar com seu representante, no sentido de ajudá-lo aelaborar a resposta._ O(a) professor(a) apresenta uma ficha com a palavra completa e a palavraincompleta para o aluno completá-la formando outra palavra._ Exemplo 1: ficha com as palavrasPATOVIRAP....ATOPACAVIRAP....ACAPOTEVIRAPO....TECOMPREENSÃO DA NATUREZA ALFABETICA DO NOSSO SISTEMA DE ESCRITASó mais duas_ Dividir a turma em grupos (alunos com níveis de aprendizagem diferenciados)._ Em cada momento um aluno será o representante do grupo, até que todostenham participado._ O grupo pode cochichar com seu representante, no sentido de ajudá-lo aelaborar a resposta._ O(a) professor(a) apresenta uma palavra no quadro e desafia os grupos aformarem mais palavras obedecendo as regras seguintes:_ A nova palavra formada deve conter todas as letras da palavra original._ Além das letras da palavra original a nova palavra deve ter mais duasletras diferentes._ Exemplo 1 :Apresentar a palavra copa. Analisar com os alunos onúmero de letras e sílabas da palavra. Os alunos, utilizando o alfabeto móvel,deverão forma outras palavras, seguindo a regra acima: capado – pecado –picado – pipoca – tapioca, etc_ Analisar com os alunos se aumentando 2 letras, aumentou o númerode sílabas ou não.Brincando de detetive_ Dividir a turma em grupos (alunos com níveis de aprendizagem diferenciados)._ Em cada momento um aluno será o representante do grupo, até que todostenham participado._ O grupo pode cochichar com seu representante, no sentido de ajudá-lo aelaborar a resposta_ A professora apresenta uma palavra “embaralhada” para o grupo descobrirqual é a palavra, obedecendo o tempo dado por ele. (comece com um tempomaior e vá diminuindo à medida que os alunos desenvolvam)._ Apresentar para o grupo A: bosmar (sombra) – grupo B: nafasamt (fantasma)Grupo C: meseten (semente), etc.LEITURASaber ler reconhecendo globalmente as palavrasQual é a frase?_ Dividir a turma em grupo (alunos com níveis de aprendizagem diferenciados)._ Em cada momento um aluno será o representante do grupo, até que todostenham participado._ O grupo pode cochichar com seu representante, no sentido de ajudá-lo aelaborar a resposta_ Colocar uma frase escrita em cartões (cada palavra num cartão) colados noquadro, virados.A menina caiu da bicicleta e quebrou a perna._ Dar a vez ao representante de cada grupo falar uma possível palavra da frase,de acordo com as dicas do(a) professor(a)._ Professora para o grupo 1:_ A frase fala de uma pessoa que ainda não cresceu._ O grupo tem 2 chances para dizer menina se não disser outro grupo podedizer, se acertar ganha o ponto_ Professor para o grupo 2:_ A frase fala de um acidente que a menina sofreu._ Professora para o grupo 3:_ A frase fala de onde ela caiu._ Professora para o grupo 4:_ A frase nos conta o que aconteceu quando a menina caiu da bicicleta.._ O grupo deve ler a frase toda. Ganha um ponto se ler corretamente._ Saber decodificar palavras e textos escritos_ Pedir ao representante de cada grupo para ler a frase._ Fazer a leitura coletiva (turma) da frase._ Formar frases menores e pedir aos representantes dos grupos que as leiam:A menina caiu. - A menina caiu da bicicleta. - A menina quebrou a perna. - Amenina quebrou a bicicleta. - A bicicleta caiu. - etcMonta\desmontaConstruir a compreensão global do texto lido, unificando e interrelacionandoinformações explícitas e implícitas, produzindo inferências._ Dividir a turma em 12 grupos (duplas de alunos com níveis de aprendizagemdiferenciados)._ O(a) professor (a) deve dizer aos alunos que trouxe um texto (gênero híbrido:história em forma de poesia) todo cortado em fichas para que pudessemdeixar exposto, enfeitando a sala, mas que quando chegava na escolaaconteceu um acidente: o vento soprou tão forte que todas as fichas voaram.Agora ela precisava da ajuda dos alunos para montá-lo novamente.Ela irá distribuir o texto xerocado e ler, na ordem certa, pelo menos 3 vezes.O(a) professor(a) deverá distribuir o texto fatiado, entre os grupos dos alunos. Pedir as partes do texto e o grupo que estiver com a ficha correspondente deve fixá-la no quadro, na ordem certa. Vale consultar o texto xerocado.1) Tragam a ficha que apresenta o personagem principal,2) a ficha que fala o que ela era antes de ser menina,3) a ficha que fala de como ela vivia,.4) a ficha que fala onde ela vivia,5) a ficha que fala do tipo do acidente ocorrido,6) a fichas que fala de quem provocou o acidente,7) a ficha que fala do lugar onde a fada Rebeca guardava a varinha mágica,8) a ficha que fala sobre o que caiu de cima do armário.9) a ficha que fala de como a varinha caiu de cima do armário10) a fichas que fala o que veio voando.11) a ficha que fala em quem a varinha de condão bateu.12) a ficha que conta que a varinha bateu muito de leve na boneca.13) a ficha que conta o que aconteceu quando a varinha bateu na boneca.14) Leitura coletiva do texto todo, utilizando as fichas e possíveis leituras individuais.15) Valendo 3 pontos: por que na última estrofe da poesia o autor chama a bonecade pobre? “Bateu na pobre boneca...”16) Valendo 3 pontos: Quem sabe dizer qual foi a transformação que aconteceu.17) Valendo 5 pontos: Cada grupo cria um título para o texto. A turma convida aespecialista da escola para escolher o melhor título. O grupo, criador do títuloescolhido ganha 5 pontos._ Quem fizer mais pontos ganha o jogo.O textoEra uma vez uma meninaQue um dia foi boneca.Vivia sozinha, esquecidaNa casa da fada Rebeca.Foi um acidente fatal.A borboleta FormosaDerrubou de cima do armárioA varinha poderosa.Veio voando no arA varinha de condão.Bateu na pobre bonecaFeito nuvem de algodãoBUM! Que transformação!Contribuição – Sala de Apoio PedagógicoProfessora Rosangela L. Scheuer Vali
quinta-feira, outubro 13, 2011
Alfabetização e Consciência Fonológica
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Mimo no BONIFRATI...
Usando a criatividade,
todo mundo pode pensar diferente.
Que 2 + 2 são dois patinhos.
E até detrás para frente.
Se permitir criar,
Tudo pode mudar.
Seja arte, escrita, música.
Receita, caminho, solução.
O que importa é pôr a mente para funcionar
e dar à luz a imaginação
Melhor ainda, se arriscar.
Tomar coragem e compartilhar.
Deixar vir ao mundo e ao mundo mostrar.
Nada que fica na gaveta,
pode trazer boas coisas para o planeta
Abra a sua caixa secreta.
E mergulhe na mente, a sua biblioteca.
Criar é concretizar ideias.
Linguagem Escrita!
"...a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínsica deve ser despertada. Nelas, a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem".
Vygotsky.
Professores!
Professores!
A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.
A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.
Alegria....alegria!
ALFABETIZAÇÃO
O processo de alfabetizar é apaixonante,
antes de tudo é um ato de amor,
coragem e persistência. Pelo simples e
talvez o mais gratificante fato
de permitir ao ser pensante a liberdade
de construção da sua própria história.
CONSULTE o IDEB 2014.É só clicar no selinho ou no link.Conte comigo!
SELINHOS 2012! Obrigada!
Vida Divina! Vida Cotidiana!
Orar...refletir...imagens que dizem!
ORAÇÃO pela Saúde:
Senhor Deus de amor,Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores,sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a Terra.Amém.
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