Iniciando o ano letivo, estou me deparando com aprendizes que estão no segundo ano e ainda não automatizaram a sequência, escrita e leitura do alfabeto.
A escrita e leitura passam por hipóteses e tempo de descobertas e construções.
Por isso fiz uma coletânea de atividades escritas com exemplificação desta fase do nível pré-silábico.
Jogos e registro são ótimas ferramentas para auxiliar os aprendizes na alfabetização.
Emília Ferreiro nos dá algumas orientações.Confira!
(Rosangela Vali)
Subdividida em dois níveis, nessa fase, a criança não traça o papel com a intenção de realizar o registro sonoro do que foi proposto para a escrita:
a) Nível 1 - Ela apresenta baixa diferenciação entre a grafia de uma palavra e outra, por isso costuma escrever palavras de acordo com o tamanho do que está representando. Seus traços são semelhantes entre si e, muitas vezes, nem ela consegue identificar o que escreveu - leitura instável. Algumas vezes, usa como estratégia o pareamento de desenhos com as palavras - para poder ler com mais segurança -, o que também pode caracterizar certa insegurança ao decidir que letras usar. Essa dificuldade acontece porque ela ainda não compreendeu a função da escrita e ainda confunde a escrita com desenhos.
b) Nível 2 - Embora já saiba que há uma quantidade mínima de caracteres e que seu emprego é necessário para a escrita, a criança ainda tenta criar diferenciações entre os grafismos produzidos, a partir do arranjo das letras que conhece (por poucas que sejam), mas sua escrita continua não analisável.
A escrita e leitura passam por hipóteses e tempo de descobertas e construções.
Por isso fiz uma coletânea de atividades escritas com exemplificação desta fase do nível pré-silábico.
Jogos e registro são ótimas ferramentas para auxiliar os aprendizes na alfabetização.
Emília Ferreiro nos dá algumas orientações.Confira!
(Rosangela Vali)
a) Nível 1 - Ela apresenta baixa diferenciação entre a grafia de uma palavra e outra, por isso costuma escrever palavras de acordo com o tamanho do que está representando. Seus traços são semelhantes entre si e, muitas vezes, nem ela consegue identificar o que escreveu - leitura instável. Algumas vezes, usa como estratégia o pareamento de desenhos com as palavras - para poder ler com mais segurança -, o que também pode caracterizar certa insegurança ao decidir que letras usar. Essa dificuldade acontece porque ela ainda não compreendeu a função da escrita e ainda confunde a escrita com desenhos.
b) Nível 2 - Embora já saiba que há uma quantidade mínima de caracteres e que seu emprego é necessário para a escrita, a criança ainda tenta criar diferenciações entre os grafismos produzidos, a partir do arranjo das letras que conhece (por poucas que sejam), mas sua escrita continua não analisável.
Algumas sugestões de atividades para o nível pré-silábico:
★ Liste o nome de todas as crianças no quadro ou em cartazes.
★ Faça com que cada aluno identifique seu nome e, depois, o de cada colega, para que eles percebam que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa.
★ Classifique os nomes pelo som inicial, em ordem alfabética ou em galerias ilustradas com retratos ou desenhos.
★ Crie e aplique jogos com nomes (dominó, memória, boliche, bingo etc.).
★ Peça para a criançada fazer a contagem das letras e o confronto dos nomes.
★ Confeccione junto a eles gráficos de colunas com os nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras).
★ Repita essas mesmas atividades, utilizando palavras do universo dos alunos, tais como rótulos de produtos ou recortes de revistas (propagandas, títulos, palavras conhecidas etc.).
★ Após desenvolver esse trabalho em sala de aula, aplique essas sugestões durante a sondagem.
Gostei das atividades e adorei o novo visual do blog.
ResponderExcluirAbraços!
BFS
AMEI ESTE POST, PRINCESA!
ResponderExcluirESTOU LEVANDO ALGUMAS SUGESTÕES PARA APLICAR COM MEUS PEQUENINOS DO PRIMEIRO ANO. TENHA UM DOMINGO ABENÇOADO, AMIGA!
Oii Rô!! Amei a postagem? Me deu muitas ideias. Beijos no coração
ResponderExcluirPassando para desejar um semana abençoada!
ResponderExcluirBOA TARDE, PRINCESA! AMEI SUA VISITA. VOCÊ JÁ SABE,MAS VOU REPETIR: SEU BLOG É UMA INSPIRAÇÃO PARA TODAS AS ALFABETIZADORAS QUE, DE FATO, LEVAM A SÉRIO O TRABALHO COM OS PEQUENINOS.VENHO SEMPRE AQUI!
ResponderExcluirSE QUISER SABER MAIS SOBRE O GEEMPA, POSSO TE AUXILIAR. AINDA ESTOU ENGATINHANDO, PORÉM ADMIRO A PROPOSTA PÓS-CONSTRUTIVISTA, PRINCIPALMENTE POR ELA DEFENDER QUE "TODOS PODEM APRENDER", SE BEM PROVOCADOS. EU ACREDITO E ESTOU TRABALHANDO NESSE SENTIDO. UM ABRAÇO, AMIGA!
A MEI SUAS ATIVIDADES SUAS PROPOSTAS INOVADORAS . PARABENS E OBRIGADA POR DIVUGAR .QUE DEUS TE ILUMINE MAIS E MAIS!
ResponderExcluirAdorei as suas atividades irão me ajudar muito com meus alunos. Te agradeço de coração. ótimo final de semana para você. Teresinha Maria Corte Real
ResponderExcluirMuito bom! vou utilizar na minha sala
ResponderExcluirOi, Rosangela! Estou retribuindo a visita. Adorei seu blog. Encontrei aqui muitas sugestões que vou utilizar em minha sala. Obrigada por compartilhar...
ResponderExcluirmuito bom,vou utilizar com meus alunos
ResponderExcluirMUITO BOM, PARABÉNS
ResponderExcluirBoa noite! Amei seu blog e as atividades tomei a liberdade e copiei algumas para trabalhar em minhas aulas de reforço, tenho um aluno que está no nível pré-silábico e ainda não tinha encontrado atividades com esta proposta que e bem inovadora. Parabéns.
ResponderExcluirBom dia ! Seu blog é muito bom e gostei das atividades postadas, como você organiza por temas e gostaria de utilizar algumas para aula de reforço com alguns alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita.
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho!
Oi Fátima!
ExcluirQue bom que gostou do blogue e fique a vontade para copiar, salvar, imprimir e aplicar junto aos seus aprendizes.Que vocês tenham êxito e volte sempre.Multiplicar informações e colher bons resultados nos deixa muito felizes.Fico na torcida.Abraço!
oi, não conhecia seu blog é a 1ª vez que entro.Gostei muito tem muitas coisas legais para trabalhar com os alunos,porém não consegui imprimi-las,pode me ajudar? abraços e att.
ResponderExcluirOi Antonia!
ExcluirVocê clica com o mouse pelo lado direito e salva a imagem no seu computador.Depois imprima direto de seus arquivos,onde salvou. Espero que dê certo. ABRAÇO E ATÉ MAIS!
Bom dia. Também me chamo Rosângela. Sou alfabetizadora iniciante. Estou com uma turma do 2º ano e dentre eles tem um garoto de 7 anos que ainda não foi alfabetizado. E suas atividades servirão demais nessa situação que me encontro.
ResponderExcluirOi xará!
ExcluirQue bom que possa fazer proveito. O objetivo é estudar, planejar, multiplicar e auxiliar nossas crianças no período de alfabetização. Sucesso e muitas realizações para você. Aproveite o blog quanto quiser.Abraço!
Olá, adorei seu blog. Dos muitos que pesquiso sempre é um dos mais interessantes e instrutivos. Gostaria de saber se há um e-mail pelo qual possa entrar em contato com você. O meu é catiavtalves@gmail.com. Entre em contato por favor.
ResponderExcluirAbraços.
Gostei demais , muito interessante. Parabéns
ResponderExcluir