Pela consciência que alfabetizar vai antes, durante e depois dos muros da escola. Nada é fragmentado e isolado. Tudo são experiências e elos que se encaixam e se complementam para cada aprendizado na jornada concreta e eficaz da alfabetização. Aprendizes, pais,profissionais educacionais, estímulos sociais, didáticos e afetivos são alguns dos elementos no alcance da efetiva alfabetização escolar que engloba e direciona para o profissional e as relações socioafetivas para o aqui, agora e depois. Ir muito além sempre!!!! Contextualizar, modernizar, inovar, ousar,etc,etc.
Assisti o vídeo e li a reportagem de Viviane Mosé e retirei falas de reflexão que todo educador-professor precisa se dar conta.
Refletir e se resolver.
Buscar, contestar, reavaliar e caminhar pedagogicamente para uma prática de mais acordos e valores com a real comunidade familiar-discente.
Viviane Mosé, psicóloga, psicanalista, escritora e apresentadora do programa Liberdade de Expressão, da Rádio CBN, nos apresenta a leitura e releitura sobre quais são os caminhos que nossa sociedade está tomando e sobre como podemos mudar estes caminhos.
“O humano que somos hoje é complicado, difícil e vive uma crise gravíssima de valores. Temos a obrigação de criar um novo ser humano mais amplo, mais aberto, que aceita e valoriza as diferenças”.
"O que nos diferencia dos demais animais é que somos seres que não apenas vivem, mas que sabem que estão vivendo, e que o homem é uma espécie que, além de material, é moral. Não aquela moral estabelecida, mas o que ela chamou de capacidade moral". “A moral é um conceito que muda de acordo com a época, mas a capacidade moral é eterna”. “Capacidade moral é criar ‘leis’ para si mesmo, criar contornos e valores, e a liberdade humana é justamente essa capacidade de estabelecer ‘leis’ e limites para si mesmo.”
Segundo Viviane, a tecnologia teve um impacto muito positivo nas nossas vidas, mas não resolveu nossos problemas morais. “A tecnologia juntou as pessoas virtualmente e objetivamente, mas não reuniu moralmente”.
"Hoje o mundo virtual não é mais apenas um lugar de troca, mas a casa de muitas pessoas, onde elas vivem suas próprias fantasias, e essa perda da noção da realidade é perigosa. “Será que, que o rapaz que matou 12 crianças numa escola do Rio de Janeiro tivesse uma noção mínima de realidade, isso teria acontecido? Nossa cultura e o modo como nós vivemos criaram esse rapaz e, como ele, muitos outros podem surgir”.
Segundo ela, é a instituição mais problemática do mundo: a escola.
Para Viviane, a escola – que surgiu como um espaço de alegria, de pensamento e, principalmente, de formação humana e estímulo da criação de valores – transformou-se numa instituição que só visa a formação para o mercado de trabalho.
Ela explicou que este modelo surgiu em decorrência da industrialização – que gerou uma urgência por mão de obra – e do regime militar, quando as matérias reflexivas, como filosofia e sociologia, foram retiradas da educação por medo do comunismo. “Há 40 anos, fomos proibidos de pensar. Só que o regime militar não existe mais, nossa sociedade não é mais industrial, mas a escola continua igual: não permitindo pensar, não permitindo viver, e repleta de conteúdos abstratos.”
Viviane faz um convite em forma de provocação: que todos assumam a responsabilidade de transformar a escola em um lugar vivo e alegre, para que as crianças entendam que a educação é um presente, e não uma imposição.
“A escola, que deveria dar tempo para o aluno pensar, ocupa esse aluno com conteúdos inúteis; a escola, que deveria objetivar o aprendizado, abstrai.
Precisamos abandonar essa escola abstrata, submetida à disciplina, ao medo e ao mercado de trabalho, e abraçar uma educação submetida à vida, à formação humana e à alegria. E isso não quer dizer abrir mão do conteúdo, mas trabalhar o conteúdo a partir da vida”.
Para a filósofa Viviane Mosé, a escola contemporânea precisa saber ensinar o aluno do século 21 a aprender a aprender por Davi Lira - 9 de setembro de 2013
Usando a criatividade, todo mundo pode pensar diferente. Que 2 + 2 são dois patinhos. E até detrás para frente. Se permitir criar, Tudo pode mudar.
Seja arte, escrita, música. Receita, caminho, solução. O que importa é pôr a mente para funcionar e dar à luz a imaginação
Melhor ainda, se arriscar. Tomar coragem e compartilhar. Deixar vir ao mundo e ao mundo mostrar.
Nada que fica na gaveta, pode trazer boas coisas para o planeta
Abra a sua caixa secreta. E mergulhe na mente, a sua biblioteca. Criar é concretizar ideias.
Linguagem Escrita!
"...a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínsica deve ser despertada. Nelas, a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem".
Vygotsky.
Professores!
A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.
Alegria....alegria!
ALFABETIZAÇÃO
O processo de alfabetizar é apaixonante,
antes de tudo é um ato de amor,
coragem e persistência. Pelo simples e
talvez o mais gratificante fato
de permitir ao ser pensante a liberdade
de construção da sua própria história.
CONSULTE o IDEB 2014.É só clicar no selinho ou no link.Conte comigo!
Senhor Deus de amor,Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores,sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a Terra.Amém.