Chegando o mês de outubro, o mundo das crianças se faz mais presente.
Brincar de roda, relacionar brincadeiras preferidas, confeccionar brinquedos, realizar circuitos de brincadeiras com cunho pedagógico descontrai, interage e favorece a aprendizagem aos aprendizes na fase de alfabetização.
É tudo de bom e aqui deixo umas sugestões encontradas na NET para aplicar em minha prática e aproveito para compartilhar.
Usando a criatividade, todo mundo pode pensar diferente. Que 2 + 2 são dois patinhos. E até detrás para frente. Se permitir criar, Tudo pode mudar.
Seja arte, escrita, música. Receita, caminho, solução. O que importa é pôr a mente para funcionar e dar à luz a imaginação
Melhor ainda, se arriscar. Tomar coragem e compartilhar. Deixar vir ao mundo e ao mundo mostrar.
Nada que fica na gaveta, pode trazer boas coisas para o planeta
Abra a sua caixa secreta. E mergulhe na mente, a sua biblioteca. Criar é concretizar ideias.
Linguagem Escrita!
"...a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínsica deve ser despertada. Nelas, a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem".
Vygotsky.
Professores!
A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.
Alegria....alegria!
ALFABETIZAÇÃO
O processo de alfabetizar é apaixonante,
antes de tudo é um ato de amor,
coragem e persistência. Pelo simples e
talvez o mais gratificante fato
de permitir ao ser pensante a liberdade
de construção da sua própria história.
CONSULTE o IDEB 2014.É só clicar no selinho ou no link.Conte comigo!
Senhor Deus de amor,Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores,sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a Terra.Amém.