4. Proponha que imaginem e depois desenhem ou escrevam: como seria um cachorro contente? E uma galinha contente?
(Sugestão: querendo estender este assunto, apresente-lhes depois o livro O sanduíche da Maricota, de Avelino Guedes, Editora Moderna, que traz com muita graça os hábitos alimentares dos bichos.)
5. Pergunte-lhes: Vocês trocariam um “leão sem dente” por um “dragão obediente”? Qual deles vocês prefeririam como animal de estimação?
6. E o “Chapeuzinho malvado”? Como será ela? Pergunte se gostariam de trocar a história tradicional do Chapeuzinho delicado e o lobo malvado por essa outra. Como ficaria essa história? Proponha que criem um texto coletivo imaginando essa nova trama.
Importante: o registro pode ser feito por você ou revezando os“escribas” na lousa. É aconselhável que criem primeiro o texto oralmente, para evitar repetições ou incoerências.
7. E o “gato de bota”? Será que ele só tem uma bota? Onde foi parar a outra? Verifique se eles conhecem a história do Gato de Botas. Leia-a para eles ou peça que a contem, cada um um trecho. Será que um gato só com um único pé de bota consegue realizar as proezas do gato que calçava os dois pés? E esse “sapo boboca”? Será “o cururu da beira do rio” ou algum príncipe desencantado?
8.Veja se perceberam que a troca “um final de brincadeira por um varal de feiticeira” é adequada para o final da brincadeira, isto é, do livro. Proponha que desenhem outros varais. Como seria um varal de palhaços? E o de um super-herói?
9. Proponha que inventem uma troca para a ilustração da página de introdução. Observem que essa maçã já apareceu na capa tentando abocanhar a minhoca. Esperem: mas não houve uma troca? Quem corre atrás da maçã não é a minhoca? A frase poderia ficar assim: Uma maçã devorada por uma minhoca apavorada.
10. Organize-os em duplas e proponha que um invente uma troca e o outro a ilustre. Depois, já que estamos brincando de trocas, trocam-se os papeis.
11. Proponha que troquem as palavras das trocas, compondo outras trocas absurdas. Algumas podem ficar bem engraçadas, por exemplo:
Um ratinho na gaiola por um passarinho de camisola
Um tutu no calção por um tatu no feijão
Um mamão mimado por um bichão bichado e assim por diante. Não esqueça de pedir que ilustrem as novas trocas.
12. Aproveite essa época de “trocas” e traga para a classe alguns classificados de jornais ou revistas anunciando trocas. Analisem juntos a estrutura desse tipo de texto. Depois organizem uma feira de trocas. Cada um deve trazer de casa um objeto (um brinquedo, um livro, etc.) que queira trocar e escrever seu anúncio dizendo também com o que gostaria de trocar. No dia da feira, afixem os anúncios num mural e exponham os objetos.
LEIA MAIS...
1. DA MESMA AUTORA
• O amigo da bruxinha — Editora Moderna, São Paulo
• Travadinhas — Editora Moderna, São Paulo
• Filó e Marieta — Edições Paulinas, São Paulo
• Violeta e Roxo — Quinteto Editorial, São Paulo
2. SOBRE O MESMO GÊNERO
• Não confunda — Eva Furnari, Editora Moderna, São Paulo