Temas que você ENCONTRA no BLOG:

quinta-feira, fevereiro 07, 2013

Filmes sobre EDUCAÇÃO!

Apresento a sugestão de dez filmes sobre Educação. A lista traz desde lançamentos independentes a clássicos dos anos 80, nacionais e internacionais, que questionam os projetos pedagógicos muitas vezes opressor das escolas e o papel do professor na formação do aluno. Encontrei estas sugestões no Educ ação, projeto sem fins lucrativos que estimula a busca de novos modelos educacionais.

1 – A Sociedade dos poetas mortos, de Peter Weier (1989)
O longa-metragem norte-americano conta a história de um professor de poesia que dribla os valores tradicionais e conservadores da escola onde trabalha e motiva seus alunos a contestarem e serem livres pensadores.

2 – Corrida para lugar nenhum, de Vicky Abeles (2010)
Documentário mostra como a pressão da escola e da família para que os jovens sejam bem-sucedidos traz traumas psicológicos irreversíveis. O filme faz uma crítica à cultura da competitividade e da alta performance vigente na educação dos Estados Unidos.

3 – Pro dia nascer feliz, de João Jardim (2006)
Trata-se de um diário de observação da vida de adolescentes no Brasil em escolas públicas e particulares de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. O documentário flagra as angústias e inquietações dos alunos e como eles se relacionam no ambiente fundamental para sua formação.

4 – Escritores da Liberdade, de Richard La Gravenese (2007)
Em um contexto social problemático e violento, uma jovem professora que trabalha em um bairro periférico nos Estados Unidos ensina seus alunos valores de tolerância e disciplina, promovendo uma reforma educacional na comunidade.

5 – A onda, de Dennis Gansel (2008)
O filme alemão conta a história de um professor do Ensino Médio que, ao assumir um curso sobre autocracia, decide proporcionar uma experiência prática que explique os mecanismo de fascismo e poder.  No decorrer do enredo, o longa-metragem aborda o contexto de uma juventude desmotivada e descrente em um futuro diferenciado.

6 – Ser e Ter,de Nicholas Philibert (2002)
O documentário mostra a rotina de uma escola no interior da França em que crianças de várias idades dividem a mesma sala de aula, modelo educativo comum na região. Além de ressaltar a influência do educador na formação dos alunos, “Ser e Ter” abre a mente para as diversas possibilidades de educação.

7 –The Wall, de Alan Parker (1982)
Com o roteiro escrito por Roger Water, ex-Pink Floyd, “The Wall” faz uma crítica ao ensino voltado somente para a acumulação de conteúdo, sem relacioná-lo com a rotina dos alunos, e também à opressão muitas vezes exercida por professores autoritários.

8 – Waiting for Superman, de Davis Guggenheim (2010)
A crise da educação pública nos Estados Unidos é o tema central do documentário, que apresenta ainda a busca incessante dos educadores por uma saída dentro de um sistema problemático.

9 – Entre os muros da escola, de Laurent Cantet (2009)
O filme francês expõe o choque cultural e social dentro de uma sala de aula, entre professor e alunos que vivem em constante conflito.  Como sustentar um projeto pedagógico quando os estudantes não demonstram disposição e interesse é o foco da questão.

10 – A educação proibida, de German Doin (2012)
O longa-metragem argentino, produzido de forma independente e disponível gratuitamente na Internet, mostra 45 experiências de ensino não convencionais. A ideia é incentivar que se repense as metodologias, valorize a diversidade educativa, a liberdade pedagógica e curricular. Assista, na íntegra.

Confira os trailers – e, em alguns casos, até o filme na íntegra,acessando neste link:
 http://portal.aprendiz.uol.com.br/2013/01/02/conheca-10-filmes-inspiradores-sobre-educacao/

DICAS:PROFESSORES/GESTORES em SALA DE AULA

Professores, ao iniciar o ano letivo com nossas crianças e nossos adolescentes, espera-se muitos resultados positivos e com certeza desafios novos surgem ao longo do trabalho.
Para facilitar, aprimorar, fortalecer, dinamizar e fazer a prática com excelência, trabalhe com:
*acolhimento;
*escuta;
*afeto;
*paciência;
*planejamento;
*observação;
*registro;
*estudo;
*parceria com pais e outros profissionais ao seu entorno;
*uso de métodos ou recursos diferenciados que exijam adaptações para alguns aprendizes;
*levantamento de histórico familiar e escolar quando convir;
*elaboração de combinados para as aulas quanto à disciplina de comportamento, horários, materiais, atividades em sala e tarefas para casa;
*criação  de estratégias para aguçar a curiosidade para cada conteúdo;
*motivação às aulas com emprego de  dinâmicas de grupo para estudo, apresentação e elaboração de  atividades de registro com  possíveis ou não apresentações;
*identificação dos estilos de aprendizagem na classe;
*respeito ao ritmo e potencialização da classe quanto aos seus pontos positivos;
*modelo de autorespeito como liderança positiva e facilitador de aprendizagem;
*conteúdos significativos para a vida;
*avaliação e reavaliação dos resultados de sondagens e verificações(avaliações escritas e orais) para plano de intervenção e recuperação quando necessário.
Professores por isso enfatizo a importância da aproximação, de chamar cada aprendiz pelo nome, de vincular positivamente com cada um e principalmente  ouvir e deixar todos aprendizes se tornarem parte ativa na aprendizagem com o melhor de cada um.
Para complementar deixo aqui um recado especial de aprendiz para professor.
É a poesia do biólogo chileno Humberto Maturana, feita para um professor do seu filho, que inibia o desabrochar da criatividade da criança querendo impor-lhe um modelo rígido.
Vale a reflexão! 
(Rosangela Vali -Pedagoga e Psicopedagoga)
PRECE DE UM ESTUDANTE

Não me imponha o que você sabe; 
quero explorar o desconhecido, 
e ser a origem das minhas próprias descobertas.
Que o seu saber seja minha liberdade, não minha escravidão. 
O mundo de sua verdade pode ser minha limitação; 
sua sabedoria, minha negação. 
Não me instrua; vamos caminhar juntos.
Deixe que minha riqueza comece onde a sua termina. 
Mostre-se a mim, de maneira que eu possa
subir em cima dos seus ombros, e ver mais longe.
Revele-se para que eu possa ser
alguma coisa diferente.
Você crê que todo ser humano
pode amar e criar; 
Compreendo, por isso, seu medo,
quando lhe peço que deixe-me viver de acordo com minha sabedoria. 
Você nunca saberá quem eu sou,
se escutar apenas a si mesmo.
Não me instrua; deixe-me ser;
seu fracasso é que eu seja idêntico a você.


(Humberto Maturana)