Temas que você ENCONTRA no BLOG:

quinta-feira, fevereiro 07, 2013

DICAS:PROFESSORES/GESTORES em SALA DE AULA

Professores, ao iniciar o ano letivo com nossas crianças e nossos adolescentes, espera-se muitos resultados positivos e com certeza desafios novos surgem ao longo do trabalho.
Para facilitar, aprimorar, fortalecer, dinamizar e fazer a prática com excelência, trabalhe com:
*acolhimento;
*escuta;
*afeto;
*paciência;
*planejamento;
*observação;
*registro;
*estudo;
*parceria com pais e outros profissionais ao seu entorno;
*uso de métodos ou recursos diferenciados que exijam adaptações para alguns aprendizes;
*levantamento de histórico familiar e escolar quando convir;
*elaboração de combinados para as aulas quanto à disciplina de comportamento, horários, materiais, atividades em sala e tarefas para casa;
*criação  de estratégias para aguçar a curiosidade para cada conteúdo;
*motivação às aulas com emprego de  dinâmicas de grupo para estudo, apresentação e elaboração de  atividades de registro com  possíveis ou não apresentações;
*identificação dos estilos de aprendizagem na classe;
*respeito ao ritmo e potencialização da classe quanto aos seus pontos positivos;
*modelo de autorespeito como liderança positiva e facilitador de aprendizagem;
*conteúdos significativos para a vida;
*avaliação e reavaliação dos resultados de sondagens e verificações(avaliações escritas e orais) para plano de intervenção e recuperação quando necessário.
Professores por isso enfatizo a importância da aproximação, de chamar cada aprendiz pelo nome, de vincular positivamente com cada um e principalmente  ouvir e deixar todos aprendizes se tornarem parte ativa na aprendizagem com o melhor de cada um.
Para complementar deixo aqui um recado especial de aprendiz para professor.
É a poesia do biólogo chileno Humberto Maturana, feita para um professor do seu filho, que inibia o desabrochar da criatividade da criança querendo impor-lhe um modelo rígido.
Vale a reflexão! 
(Rosangela Vali -Pedagoga e Psicopedagoga)
PRECE DE UM ESTUDANTE

Não me imponha o que você sabe; 
quero explorar o desconhecido, 
e ser a origem das minhas próprias descobertas.
Que o seu saber seja minha liberdade, não minha escravidão. 
O mundo de sua verdade pode ser minha limitação; 
sua sabedoria, minha negação. 
Não me instrua; vamos caminhar juntos.
Deixe que minha riqueza comece onde a sua termina. 
Mostre-se a mim, de maneira que eu possa
subir em cima dos seus ombros, e ver mais longe.
Revele-se para que eu possa ser
alguma coisa diferente.
Você crê que todo ser humano
pode amar e criar; 
Compreendo, por isso, seu medo,
quando lhe peço que deixe-me viver de acordo com minha sabedoria. 
Você nunca saberá quem eu sou,
se escutar apenas a si mesmo.
Não me instrua; deixe-me ser;
seu fracasso é que eu seja idêntico a você.


(Humberto Maturana)

2 comentários:

  1. Oi Rosangela. Parabéns pela postagem! Muito oportuna e interessante para este início de ano letivo.
    Beijo. Fique com Deus.

    espacoalfaletrar.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá!Deixe seu comentário.
É muito importante e faz diferença!
Conte comigo!
Obrigada pela visita!