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domingo, abril 28, 2013

Dia do Trabalho!Alfabetização=Atividades

Terminamos o mês de abril, com muitas datas de eventos históricos e iniciaremos o mês de maio, todo repleto de datas importantes, iniciando com a valorização do trabalho de todas as profissões.
Compartilho aqui atividades da NET que considero relevantes para trabalhar na ALFABETIZAÇÃO.
Leitura de gêneros textuais variados, letras inicias, sílabas, associação de ideias, jogo de memória, caça-palavras, cruzadinha, interpretação de fatos, letra cursiva e muita criatividade, podendo formar listas de profissões, recorte e colagem de profissões, quebra-cabeças, enfim...fazer com nossas crianças o estudo, a valorização e o crédito de cada um em sonhar com uma profissão.
Bom proveito e boa semana!








quinta-feira, abril 18, 2013

Marcadores com o tema Dia do Livro

Lindos marcadores de páginas sobre o Dia do Livro.
Irei entregar para os meus alunos do Reforço Escolar como incentivo.Estamos estudando sobre Monteiro Lobato e suas Obras.Obrigada  professora Soraia, 
do blog www.soraia-oliveira.blogspo.com
Deixo a sugestão para quem gostar.Bom proveito!



Texto complementar sobre a formação de LEITORES!

“O bom leitor não se faz por acaso. Muitos são formados na infância (...)”, muitas crianças não tem acesso a um bom material para estimular o seu aprendizado e a escola deve e pode oportunizá-los para que de fato se tornem bons leitores.

Entendendo que a leitura pode contribuir de muitas maneiras para formar indivíduos não apenas alfabetizados, mas também letrados de acordo com Carvalho, passamos a nos empenhar nas sugestões oferecidas pelo livro para avançar os alunos.

Trabalhar com textos diversos com abordagens de um mesmo assunto, ou seja, investir nos gêneros e no repertório passou a fazer parte de nossa rotina, a circulação de material escrito aumentou no decorrer das aulas, de acordo com Carvalho (2010, p.15) “...o repertório 
e as situações de leitura, tanto das crianças quanto dos jovens e adultos, precisa ser ampliado para conter diversos tipos de textos que circulam intensamente na vida social.”

quarta-feira, abril 17, 2013

Livros e leituras!

 Pelo dia Nacional do Livro, 18 de abril, compartilho imagens e mensagens deste 
tão precioso amigo
 para todas as horas.
Boas leituras aqui e em qualquer lugar!
Um abraço,Rosangela Vali.

















quarta-feira, abril 10, 2013

Lista- Recurso à Alfabetização

No início da alfabetização há crianças que precisam ter uma referência de memória visual e auditiva dos fonemas e seus respectivos grafemas.
Podemos iniciar com o gênero textual das listas.
As listas são as primeiras formas expositivas de texto. O trabalho com listas favorece a aquisição da base alfabética; possibilita a reflexão entre as hipóteses de escrita do/a alfabetizando/a e a escrita convencional das palavras, promovendo o conflito cognitivo.

As atividades para utilizar na construção da escrita  podem ser:
. Listar as palavras dos textos trabalhados, classificando-as de acordo com: a primeira e última letra; número de letra e de sílaba, vogais e consoantes, primeiras e últimas sílabas.
. Lista de nomes de animais, frutas, verduras, cores, plantas, objetos, brinquedos, brincadeiras, super-heróis, novelas, filmes, time de futebol, etc.
. Lista de nomes dos/as alfabetizandos/as da classe, dos/as professores/as ou dos/as funcionários/as da escola.
. Lista de nomes dos/as alfabetizandos/as presentes ou ausentes; dos aniversariantes do mês. 
·  Lista de ingredientes de uma receita. 
· Lista de materiais necessários para fazer uma pipa ou outro brinquedo. 
· Lista de animais que serão estudados em um projeto. 
· Lista de personagens prediletas dos gibis. 
· Lista de títulos das histórias já lidas em classe, etc. 

Construção da leitura:
· Marcar, em uma lista, a história que foi lida no dia anterior. 
· Marcar, em uma lista, a história que deseja ouvir novamente. 
· Marcar, em uma lista, a história que o professor ditou. 
· Localizar em uma lista de frutas quais serão utilizadas na salada de frutas. 
· Encontrar em uma lista a brincadeira que já sabe e que pode ensinar aos colegas. 

Ao realizar tais atividades, os alunos coordenam e utilizam, nas tarefas de ler ou de escrever, informações que aprenderam em outras ocasiões. Ao mesmo tempo, ao escrever de acordo com suas hipóteses, têm a possibilidade de se voltar para a análise da palavra e refletir sobre o uso das letras.
Fazendo isso, em vez de apenas copiar palavras escritas corretamente, os alunos terão condições de usar o que sabem, refletir e ampliar seus conhecimentos. É importante frisar que as listas são textos com propósitos específicos: têm por função organizar dados ou então servem de apoio à memória; assim, procure sempre apresentar aos alunos listas que tenham também um propósito.
Além disso, os elementos de uma lista costumam estar organizados de acordo com um critério, e esse critério precisa ser conhecido e compreendido pelos alunos.
Ao aplicar as atividades, se perceber que estão tendo dificuldades para refletir sobre as letras, ofereça as informações necessárias e dê dicas para ajudá-los a continuar o trabalho, com perguntas do tipo: 
Com que letra vocês acham que começa? 
Como faremos para localizar esta palavra? 
Como podemos saber se aí está escrito...?

Fonte:
Pedagoga Neusa Drulis

terça-feira, abril 09, 2013

Leitura-Incentivo e Recursos

No mês em que comemoramos o Dia Nacional do Livro, quero rememorar uma postagem que contempla o mundo da leitura com pareceres de professores, pais e estudantes em campanha realizada aqui no blog sobre incentivo à leitura.


Acreditar... 

...que é sempre positivo investir  em nossas crianças e jovens...

...que todos pela LEITURA podem descobrir o mundo encantador e mágico de outros mundos; que podem  libertar seus mundos interiores, seus desejos, suas frustrações, suas imaginações; que podem fazer novos registros, conhecer autores e ilustradores diversos; que podem ganhar e comprar material diversificado de leitura e que podem ler tudo o que está a sua volta, pois LEITURA se faz a todo instante...

...que todos podemos ter e ser o acesso e incentivo a toda e qualquer forma de Leitura, respeitando a idade e o jeito de ser  de cada leitor.



Acreditar SEMPRE que pelo exemplo, amor, contato, criatividade, curiosidade, dinâmicas,projetos diversos,utilização de textos diferenciados (livros, figuras, quadrinhos, revistas, poemas, jornais, palavra cruzadas,tirinhas,charges...),de idas e vindas em espaços direcionados(biblioteca, casa, parque, sala de aula...), podemos fazer a diferença para muita gente.


Em complemento segue uma abordagem sobre o
Dia Nacional do Livro Infantil, a qual conferi e que vale compartilhar. Bom proveito!(Rosangela Vali)
Fonte:http://blogs.odiario.com

Os livros são grandes formadores na infância, contribuindo para a aprendizagem de modo divertido e encantador. Mesmo com tanta tecnologia e a era da informática, as histórias infantis ainda encantam e fazem as crianças “viajarem” num mundo de fantasias.

Aquilo que lemos quando criança é o que mais nos marca, é o que fica na memória, tanto que as fábulas e contos acabam passando de geração para geração nas famílias.
E tem como não se apaixonar pelas princesas e príncipes? Bonecas de pano e bichos falantes? Fadas e magos? Um mundo a parte da realidade, cheio de cores e alegria. Nesta fase da vida criamos sonhos, transformamos o mundo num lugar do bem e sempre com um final feliz.
Data escolhida em 2002, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, o Dia Nacional do Livro Infantil foi criado em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato que nasceu em 18 de Abril de 1822 e que foi o autor da literatura infantil no Brasil.

A leitura no Brasil

A última pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro, em 2009, apontou que o índice de leitura entre crianças acima de cinco anos cresceu. A taxa de leitura por pessoa subiu de 1,8 livro (índice de 2000) para 4,7 livros lidos por ano.
O levantamento também mostrou que a maioria das obras lidas pelas crianças foi indicada pela escola, incluindo os didáticos. Entre os gêneros preferidos deste público estão a literatura infantil e a história em quadrinhos.
Mesmo com a boa notícia do aumento no hábito da leitura entre as crianças brasileiras, o índice ainda é baixo se comparado com outros países. No Japão, por exemplo, o Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia afirmou que as crianças retiraram em média 35,9 livros por ano das bibliotecas públicas em 2008.
Professor, promova visitas a livrarias e bibliotecas que existam em sua cidade ou na região. Oriente os alunos a se cadastrarem para realizar empréstimos de livros. O conhecimento de livrarias e bibliotecas deve se iniciar o mais cedo possível, dessa forma, as crianças criam hábito de frequência a esses lugares.