Temas que você ENCONTRA no BLOG:

quarta-feira, abril 10, 2013

Lista- Recurso à Alfabetização

No início da alfabetização há crianças que precisam ter uma referência de memória visual e auditiva dos fonemas e seus respectivos grafemas.
Podemos iniciar com o gênero textual das listas.
As listas são as primeiras formas expositivas de texto. O trabalho com listas favorece a aquisição da base alfabética; possibilita a reflexão entre as hipóteses de escrita do/a alfabetizando/a e a escrita convencional das palavras, promovendo o conflito cognitivo.

As atividades para utilizar na construção da escrita  podem ser:
. Listar as palavras dos textos trabalhados, classificando-as de acordo com: a primeira e última letra; número de letra e de sílaba, vogais e consoantes, primeiras e últimas sílabas.
. Lista de nomes de animais, frutas, verduras, cores, plantas, objetos, brinquedos, brincadeiras, super-heróis, novelas, filmes, time de futebol, etc.
. Lista de nomes dos/as alfabetizandos/as da classe, dos/as professores/as ou dos/as funcionários/as da escola.
. Lista de nomes dos/as alfabetizandos/as presentes ou ausentes; dos aniversariantes do mês. 
·  Lista de ingredientes de uma receita. 
· Lista de materiais necessários para fazer uma pipa ou outro brinquedo. 
· Lista de animais que serão estudados em um projeto. 
· Lista de personagens prediletas dos gibis. 
· Lista de títulos das histórias já lidas em classe, etc. 

Construção da leitura:
· Marcar, em uma lista, a história que foi lida no dia anterior. 
· Marcar, em uma lista, a história que deseja ouvir novamente. 
· Marcar, em uma lista, a história que o professor ditou. 
· Localizar em uma lista de frutas quais serão utilizadas na salada de frutas. 
· Encontrar em uma lista a brincadeira que já sabe e que pode ensinar aos colegas. 

Ao realizar tais atividades, os alunos coordenam e utilizam, nas tarefas de ler ou de escrever, informações que aprenderam em outras ocasiões. Ao mesmo tempo, ao escrever de acordo com suas hipóteses, têm a possibilidade de se voltar para a análise da palavra e refletir sobre o uso das letras.
Fazendo isso, em vez de apenas copiar palavras escritas corretamente, os alunos terão condições de usar o que sabem, refletir e ampliar seus conhecimentos. É importante frisar que as listas são textos com propósitos específicos: têm por função organizar dados ou então servem de apoio à memória; assim, procure sempre apresentar aos alunos listas que tenham também um propósito.
Além disso, os elementos de uma lista costumam estar organizados de acordo com um critério, e esse critério precisa ser conhecido e compreendido pelos alunos.
Ao aplicar as atividades, se perceber que estão tendo dificuldades para refletir sobre as letras, ofereça as informações necessárias e dê dicas para ajudá-los a continuar o trabalho, com perguntas do tipo: 
Com que letra vocês acham que começa? 
Como faremos para localizar esta palavra? 
Como podemos saber se aí está escrito...?

Fonte:
Pedagoga Neusa Drulis

3 comentários:

  1. Oi Rosangela. Que interessantes dicas para trabalha a alfabetização. Vou anotar e repassar para as professoras de alfabetização da escola onde trabalho.
    Obrigada por compartilhar conosco.
    Um abraço. Tenha uma boa tarde.

    espacoalfaletrar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ótima sugestão,passando para desejar um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Olá Rosângela que dicas bacanas, mto obrigada, vou compartilhar pois *eu acho* que a alfabetização é a parte mais difícil e importante no início da caminhada educativa.

    ResponderExcluir

Olá!Deixe seu comentário.
É muito importante e faz diferença!
Conte comigo!
Obrigada pela visita!