A alfabetização é o processo que desenvolve as habilidades de leitura e de escrita de um sujeito, tornando-o capaz de identificar e decifrar os códigos escritos.
A UNESCO se comprometeu a diminuir os índices de analfabetismo no mundo, pois nos países subdesenvolvidos cerca de 25% de adultos e crianças não sabem ler e escrever, chegando a um total de novecentos milhões de pessoas.
O índice de cidadãos alfabetizados de um país indica o nível de desenvolvimento do mesmo. Quanto mais pessoas analfabetas, menos desenvolvimento. Isso faz com que governantes procurem favorecer suas estatísticas, criando projetos que melhorem essas taxas, mas não garantem o aprendizado, como a educação por ciclos, onde os alunos não podem repetir o ano, sendo aprovados para as séries seguintes, mesmo apresentando grandes deficiências.
Os métodos mais utilizados no processo de alfabetização normalmente levam os nomes de seus precursores. Jean Piaget, Montessori, e Paulo Freire são exemplos disso.
A comemoração da data no Brasil acontece desde 1930, no dia 14 de novembro, data da fundação do Ministério da Educação e Saúde Pública. Foi uma importante conquista do governo de Getúlio Vargas, que havia acabado de tomar posse.
A criação do ministério visava promover o ensino primário e combater o analfabetismo no país.
Em 2000, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizou o censo sobre educação, concluindo que o índice de analfabetismo no país atinge cerca de 13% da população do Brasil com mais de dez anos de idade; a população de analfabetos absolutos de nosso país ultrapassa o número de 16 milhões. Além desses índices, existem as pessoas com mais de quinze anos que não permaneceram por quatro anos nas escolas, consideradas analfabetas funcionais – leem, mas não interpretam, numa margem de trinta milhões de brasileiros.
As grandes incidências de analfabetismo em um país o deixa mais propenso a aceitar as imposições dos governantes, assim como dos meios de comunicação de massa, pois essa parte da população torna-se despreparada para compreender os problemas sociais e lutar por seus direitos enquanto cidadãos.
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-da-alfabetizacao.htm
A alfabetização se constitui numa etapa necessária para o início do processo de escolarização e também uma etapa do desenvolvimento do indivíduo que está incluindo em sua formação global, sendo também um instrumento político de conscientização e politização que possibilitará oportunidades aos indivíduos de refletirem criticamente acerca de suas12 condições de vida e assim saber viver com outrem, com respeito entre autonomias distintas,condição indispensável para o fortalecimento da justiça, direitos e liberdades fundamentais.
Pode-se dizer então, que a alfabetização é um processo contínuo de construção, onde o indivíduo constrói o seu conhecimento a partir das experiências e conhecimentos diários.
MARINÊS PINHO DE SOUZA
TEREZINHA DE JESUS MÁRTIRES MEDEIROS
Reflexão:
A partir de 1983, através de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, o professor começou a repensar a sua prática cotidiana em sala de aula. Nos dias de hoje, sabemos que um indivíduo plenamente alfabetizado é “aquele capaz de atuar com êxito nas mais diversas situações de uso da língua escrita.
Dessa forma, não basta apenas ter o domínio do código alfabético, isto é, saber codificar e decodificar um texto: é necessário conhecer a diversidade de textos que percorrem a sociedade, suas funções e as ações necessárias para interpretá-los e produzi-los.”
O professor deve garantir que as práticas escolares ajudem o aluno a refletir enquanto aprende e a descobrir os prazeres e ganhos que se pode experimentar quando a aprendizagem do sistema de escrita é vivenciado como um meio para, independentemente, exercer a leitura e a escrita dos cidadãos letrados.
Cássia Ravena Mulin de Assis Medel
Com carinho,Rosangela Vali.
Olá amiga! Que prazer vir aqui. Um post maravilhoso com conteúdo e qualidade. Obrigada pelo selinho já estou levando-o para o Mimos e selinhos. Adorei o post. Um ótimo final de semana. Beijinhos.
ResponderExcluirGracita
Obrigada pelo belo texto! Me senti homenageada pois sou alfabetizadora...
ResponderExcluirAbraço!
Boa noite, passando pra convidá-la pra participar do sorteio do meu blog. bjss
ResponderExcluirhttp://dettynha-trocando-ideias.blogspot.com.br/2012/09/sorteio-by-dettynha.html
Olá querida amiga Rosangela!!!
ResponderExcluirQue bela homenagem. Me sinto muito feliz por ter amigas assim, confesso que nem sabia desta data.
Saio deixando uma mensagem de Aristóteles:
Devemos nos comportar com os nossos amigos do mesmo modo que gostaríamos que eles se comportassem conosco.
Tenha dias felizes e abençoado.
Bjokas...da Bia!!!
http://pequenosgrandespensantes.blogspot.com.br/