Temas que você ENCONTRA no BLOG:

quarta-feira, abril 30, 2014

Nome e Sobrenome para Alfabetizar!




Gente Tem Sobrenome
Composição: Toquinho / Elifas Andreato

Todas as coisas têm nome,
Casa, janela e jardim.
Coisas não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Todas as flores têm nome:
Rosa, camélia e jasmim.
Flores não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
O Jô é Soares, Caetano é Veloso,
O Ary foi Barroso também.
Entre os que são Jorge
Tem um Jorge Amado
E um outro que é o Jorge Ben.
Quem tem apelido,
Dedé, Zacharias, Mussum e a Fafá de Belém.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.
Todo brinquedo tem nome:
Bola, boneca e patins.
Brinquedos não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Coisas gostosas têm nome:
Bolo, mingau e pudim.
Doces não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Renato é Aragão, o que faz confusão,
Carlitos é o Charles Chaplin.
E tem o Vinícius, que era de Moraes,
E o Tom Brasileiro é Jobim.
Quem tem apelido, Zico, Maguila, Xuxa,
Pelé e He-man.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.


Atividades:
-Assistir ao vídeo da música ou ouví-la.

Obs.:Neste Link você também pode curtir o vídeo com
 mais imagens com a letra:

-Acompanhar a leitura da letra da música com texto impresso. 
-Estudar o texto de forma oral e ou escrito:
1- Qual o título do texto?
2- Quem é o autor?
3 -Escreva um apelido que está no texto.
4- Escreva um nome que está no texto.
5- Você tem apelido?
6- Quem deu este apelido para você?

-Confeccionar ou construir um crachá com o nome e sobrenome de cada aluno, fazendo a leitura do nome e sobrenome. 
-Pesquisa para casa ( oralidade)  sobre o nome, quem escolheu, porquê.
-Roda de conversa sobre a origem do seu nome. 
-Encontrar as letras de seu nome e sobrenome no alfabeto.
-Identificar letra inicial, final, número de letras e de sílabas;
-Ler
listagem de nomes. 
-Encontrar o seu nome e sobrenome  para assinalar;
-Encontrar nome de meninos e marcar com um X.
-Encontrar nome de meninas e marcar 0.
-Com placas com o nome, colocar em ordem alfabética, construindo com eles as regras gramaticais.
-Cada criança sorteia um nome e senta do lado do amigo.
-Desenhar o retrato do amigo na metade do sulfite e coloca o nome da criança.
-Fazer o seu autorretrato e coloca seu nome completo.
-Expor na sala.
-Trabalhar   o  texto  com  produções de escrita e de leitura para  compreensão  do  texto  para   avanço  nas hipóteses de escrita; rimas; nomes próprios, apelidos (letra maiúscula); nomes comuns; profissões; classificação; seriação de objetos; etc.
Compartilho da NET, significativas sugestões, 
com destaque aos seguintes blogues:

Bom proveito, boa aula! (Rosangela Vali)

toquinho












Poesias para incentivar a leitura,a memorização e a compreensão pesquisadas e editadas pela Professora Eliane, que trabalha comigo, na Sala de Apoio Pedagógico.

QUEM QUISER SABER MEU NOME 
DÊ UMA VOLTA NO JARDIM, 
O MEU NOME ESTÁ ESCRITO 
NUMA FOLHA DE JASMIM. 

Um barquinho 
navega, 
Nas ondas fortes 
do mar.
Leva com ele as 
letras que meu 
nome irão formar:
________________

No blog da professora Iara Medeiros, encontrei mais quadrinhas://matosmedeiros.blogspot.com.br/:

MEU NOME É DIFERENTE.
PODE ATÉ HAVER OUTROS IGUAIS.
MOSTRA UM POUCO DE MIM
E FOI ESCOLHIDO POR MEUS PAIS.
DJENANE ALVES

EU TENHO UM NOME
E VOCÊ TAMBÉM TEM
VOU APRENDER A ESCREVÊ-LO
E VOCÊ TAMBÉM.
DJENANE ALVES


QUEM QUISER SABER MEU NOME
DÊ UMA VOLTA NA CAMPINA,
QUE MEU NOME ESTÁ ESCRITO
NO LENCINHO DA MENINA.
TRADIÇÃO POPULAR

18 comentários:

  1. Respostas
    1. Adorei seu blog, comecei um também e estou escrevendo artigos sobre educação. Se puder dar uma olhada no link a seguir: Atividades para Alfabetização

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada Elizangela. Fico feliz por você e por mim.
      Bom ano letivo e até mais!

      Excluir
  3. Maria Soares da Silva.13 de fevereiro de 2017 às 05:39

    Muito bom querida, desejo lhe muito mais sucesso poisei que já tem bastante. parabéns, pois quem trabalha no intuito de favorecer a quem precisa, O REI DA SANTA INTELIGÊNCIA; DEUS CRIADOR, ajuda. E é o que o que te desejo. sucesso!!!
    Ainda não utilizei más sei que psicopedagogicamente, ajudar me a muito.

    ResponderExcluir
  4. Maria Soares da Silva.13 de fevereiro de 2017 às 05:40

    Ok. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Fiquei feliz com sua visita.Que bom que possa ter proveito. A intenção é essa. Contribuir, trocar ideias e fazer da prática pedagógica,um trabalho de excelência e qualidade. Abraço.

      Excluir
  5. Muito boa as atividades, mas para os meus alunos que são de 6 anos, achei muito fácil. Obrigada pela sugestão.

    ResponderExcluir
  6. sugestões maravilhosas. Parabéns é assim q nossos alunos vão aprender cada vez mais mais.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada. Foi super útil para ter novas ideias para trablhar na escolar da minha filha.
    seu blog tem muitas Ideias criativas. Parabens por compartilhar. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Seu site tem muitas ideias criativas para ler. obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  9. Amei tudo....Parabéns professoras

    ResponderExcluir

Olá!Deixe seu comentário.
É muito importante e faz diferença!
Conte comigo!
Obrigada pela visita!