Temas que você ENCONTRA no BLOG:

sexta-feira, agosto 30, 2013

Atividades com vogal + consoante/n/r/s/

As consoantes intercaladas após as vogais em sílaba isolada são de muita dificuldade para discriminação auditiva e de escrita para as crianças na fase inicial de alfabetização e  disléxicos.
Treino com pronúncia, fichas de leituras dirigidas, estratégias com recorte, colagem, palavras e frases  lacunadas, produção de escrita, jogos de memória, quebra-cabeça, alfabeto móvel e outros que a criatividade mandar, são formas de estar auxiliando na automatização.Segue aqui algumas atividades que encontrei na Net para copiar, salvar e imprimir para trabalhar com os aprendizes que atendo na sala de Apoio Pedagógico que funciona como reforço escolar.
Fique a vontade para aplicar também.Bom proveito!
(Rosangela Vali)




Atividades de alfabetização infantil - ar er ir or ur (1)Atividades de alfabetização infantil - ar er ir or ur (2)Atividades de alfabetização infantil - ar er ir or ur (3)
as-es-is-os-us

Atividades de alfabetização infantil - as es is os us (4)

Sondagem - 3° ANO


 
Nestas questões analisa-se, se os alunos conhecem as letras do alfabeto, ditas sem sequência, bem como, seu uso na composição da comunicação escrita. 
 
Nestas, o objetivo é a identificação de palavras com sílabas simples, bem como, a correspondência numérica de sílabas em palavras distintas. De modo, implícito segue a classificação silábica: Monossilaba, Dissílaba, Trissílaba e Polissílaba. 
Essas questões, analisa se a criança consegue estabelece relações de quantidade de sílaba a partir de comparações com outras palavras, identificando sílaba inicial, mediana e final de palavras. 
 

A questão 7 e 8 visa a leitura e compreensão de frases interligando a frase lida com a figura ilustrada, e a figura a frase correspondente. 
As questões de 9 a 21 abordam a leitura de texto e interpretação implicita de informações, bem como, a identificação e exploração de diversos gêneros textuais do cotidiano.