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quarta-feira, abril 10, 2013

Lista- Recurso à Alfabetização

No início da alfabetização há crianças que precisam ter uma referência de memória visual e auditiva dos fonemas e seus respectivos grafemas.
Podemos iniciar com o gênero textual das listas.
As listas são as primeiras formas expositivas de texto. O trabalho com listas favorece a aquisição da base alfabética; possibilita a reflexão entre as hipóteses de escrita do/a alfabetizando/a e a escrita convencional das palavras, promovendo o conflito cognitivo.

As atividades para utilizar na construção da escrita  podem ser:
. Listar as palavras dos textos trabalhados, classificando-as de acordo com: a primeira e última letra; número de letra e de sílaba, vogais e consoantes, primeiras e últimas sílabas.
. Lista de nomes de animais, frutas, verduras, cores, plantas, objetos, brinquedos, brincadeiras, super-heróis, novelas, filmes, time de futebol, etc.
. Lista de nomes dos/as alfabetizandos/as da classe, dos/as professores/as ou dos/as funcionários/as da escola.
. Lista de nomes dos/as alfabetizandos/as presentes ou ausentes; dos aniversariantes do mês. 
·  Lista de ingredientes de uma receita. 
· Lista de materiais necessários para fazer uma pipa ou outro brinquedo. 
· Lista de animais que serão estudados em um projeto. 
· Lista de personagens prediletas dos gibis. 
· Lista de títulos das histórias já lidas em classe, etc. 

Construção da leitura:
· Marcar, em uma lista, a história que foi lida no dia anterior. 
· Marcar, em uma lista, a história que deseja ouvir novamente. 
· Marcar, em uma lista, a história que o professor ditou. 
· Localizar em uma lista de frutas quais serão utilizadas na salada de frutas. 
· Encontrar em uma lista a brincadeira que já sabe e que pode ensinar aos colegas. 

Ao realizar tais atividades, os alunos coordenam e utilizam, nas tarefas de ler ou de escrever, informações que aprenderam em outras ocasiões. Ao mesmo tempo, ao escrever de acordo com suas hipóteses, têm a possibilidade de se voltar para a análise da palavra e refletir sobre o uso das letras.
Fazendo isso, em vez de apenas copiar palavras escritas corretamente, os alunos terão condições de usar o que sabem, refletir e ampliar seus conhecimentos. É importante frisar que as listas são textos com propósitos específicos: têm por função organizar dados ou então servem de apoio à memória; assim, procure sempre apresentar aos alunos listas que tenham também um propósito.
Além disso, os elementos de uma lista costumam estar organizados de acordo com um critério, e esse critério precisa ser conhecido e compreendido pelos alunos.
Ao aplicar as atividades, se perceber que estão tendo dificuldades para refletir sobre as letras, ofereça as informações necessárias e dê dicas para ajudá-los a continuar o trabalho, com perguntas do tipo: 
Com que letra vocês acham que começa? 
Como faremos para localizar esta palavra? 
Como podemos saber se aí está escrito...?

Fonte:
Pedagoga Neusa Drulis