Temas que você ENCONTRA no BLOG:

sexta-feira, março 15, 2013

DIDÁTICA com RECURSOS à SALA de AULA



O professor deve ser o inspirador do aprendizado na escola.
Ele retomará o lugar que lhe é devido na sociedade quando despertar do marasmo comodista e partir para o devotamento profissional e a ação amorosa. Para isso deve pesquisar, inovar e incrementar seus conhecimentos pedagógicos, expandir sua cultura geral e procurar conhecer e desenvolver novas técnicas de ensino. O professor que deseja realizar uma boa atuação docente sabe que deve participar, elaborar e organizar planos em diferentes níveis de complexidade para atender, em classe, seus alunos. Pelo envolvimento no processo ensino-aprendizagem, ele deve estimular a participação do aluno, a fim de que este possa, realmente, efetuar uma aprendizagem tão significativa quanto o permitam suas possibilidades e necessidades. O professor precisa utilizar uma série de procedimentos, visando receber o retorno de suas ações e, ao mesmo tempo, dar ao aluno o retorno das suas próprias ações. 
Sabemos que o professor precisa criar e recriar os procedimentos que despertam e mantém a atenção dos alunos.Esses procedimentos consistem no uso de material didático variado, mudança dos canais sensoriais, movimentos, gestos, entonação de voz, foco, pausa, estilos de interação, enfim, tudo o que atenda ao princípio da interatividade pedagógica dinâmica, que desperte a curiosidade pelos conhecimentos, que estabeleça  a atenção com mais intensidade e prazer em aprender.
Convém ressaltar que a forma de explorar o material didático é essencial para prender a atenção dos alunos. É preciso saber explorá-lo, conforme suas características: materiais pequenos, detalhados, devem ser mostrados próximos aos alunos, de forma que todos possam ver bem; recursos que envolvam som, especialmente vozes, devem ser usados de forma que todos possam ouvir bem; inscrições em cartazes, murais, quadro-de-giz, etc. devem ser claras e visíveis para todo o grupo e ao fazer projeções, demonstrações, etc. é importante certificar-se de que todos estão acompanhando; evitar cobrir os alunos com o corpo.Sempre que possível, os alunos devem ter acesso direto ao recurso, manuseá-lo.
Compartilho algumas sugestões de recursos didáticos que encontrei na NET para reconhecimento, inspiração de novos materiais, adaptações e possível confecção e utilização. 
Bom proveito!(Rosangela Vali)








Cartaz de avisos, envelopes e caixas para colecionar livros



Mural didático e uma ideia de como contar histórias ilustradas.


Caixa para surpresas
tampa- caixa para surpresas