Temas que você ENCONTRA no BLOG:

sexta-feira, março 15, 2013

DIDÁTICA com RECURSOS à SALA de AULA



O professor deve ser o inspirador do aprendizado na escola.
Ele retomará o lugar que lhe é devido na sociedade quando despertar do marasmo comodista e partir para o devotamento profissional e a ação amorosa. Para isso deve pesquisar, inovar e incrementar seus conhecimentos pedagógicos, expandir sua cultura geral e procurar conhecer e desenvolver novas técnicas de ensino. O professor que deseja realizar uma boa atuação docente sabe que deve participar, elaborar e organizar planos em diferentes níveis de complexidade para atender, em classe, seus alunos. Pelo envolvimento no processo ensino-aprendizagem, ele deve estimular a participação do aluno, a fim de que este possa, realmente, efetuar uma aprendizagem tão significativa quanto o permitam suas possibilidades e necessidades. O professor precisa utilizar uma série de procedimentos, visando receber o retorno de suas ações e, ao mesmo tempo, dar ao aluno o retorno das suas próprias ações. 
Sabemos que o professor precisa criar e recriar os procedimentos que despertam e mantém a atenção dos alunos.Esses procedimentos consistem no uso de material didático variado, mudança dos canais sensoriais, movimentos, gestos, entonação de voz, foco, pausa, estilos de interação, enfim, tudo o que atenda ao princípio da interatividade pedagógica dinâmica, que desperte a curiosidade pelos conhecimentos, que estabeleça  a atenção com mais intensidade e prazer em aprender.
Convém ressaltar que a forma de explorar o material didático é essencial para prender a atenção dos alunos. É preciso saber explorá-lo, conforme suas características: materiais pequenos, detalhados, devem ser mostrados próximos aos alunos, de forma que todos possam ver bem; recursos que envolvam som, especialmente vozes, devem ser usados de forma que todos possam ouvir bem; inscrições em cartazes, murais, quadro-de-giz, etc. devem ser claras e visíveis para todo o grupo e ao fazer projeções, demonstrações, etc. é importante certificar-se de que todos estão acompanhando; evitar cobrir os alunos com o corpo.Sempre que possível, os alunos devem ter acesso direto ao recurso, manuseá-lo.
Compartilho algumas sugestões de recursos didáticos que encontrei na NET para reconhecimento, inspiração de novos materiais, adaptações e possível confecção e utilização. 
Bom proveito!(Rosangela Vali)








Cartaz de avisos, envelopes e caixas para colecionar livros



Mural didático e uma ideia de como contar histórias ilustradas.


Caixa para surpresas
tampa- caixa para surpresas


3 comentários:

  1. Oi amiga!

    Venho aqui te deixar uma palavrinha de ânimo para esse fim de semana:
    De repente, a vida te vira do avesso, e, assim você descobre que o avesso é o seu lado certo.
    Tem coisas na vida que às vezes a gente não perde, a gente se livra.
    Boa noite.

    ResponderExcluir
  2. oi amada amiga! Bom diaaaaaaaaaaaa!!!
    Você sempre nos brindando com sugestões maravilhosas. Hoje vim te fazer um pedido. Estou participando da gincana no blog ô Trocyn Bão. Estou concorrendo com o poema “Mulher... obra perfeita”. Gostaria muito de contar com teu voto. Acesse o link http://www.riosul2012.com/2013/03/sou-mulher-gracita.html. A enquete para votação fica na lateral esquerda do blog. Click no nome “gracita” e depois em votar para confirmar. Se for possível deixe um comentário lá para que possa voltar para agradecer. Estamos na reta final e conto com teu apoio e carinho.
    Beijinhos no coração
    Gracita

    ResponderExcluir
  3. ӏ fеel thаt iѕ one
    of the so much signіfіcant information for
    me. And i'm satisfied studying your article. However should remark on some normal issues, The site taste is ideal, the articles is truly excellent : D. Good task, cheers

    Review my page ... http://go-jc.com/

    ResponderExcluir

Olá!Deixe seu comentário.
É muito importante e faz diferença!
Conte comigo!
Obrigada pela visita!