Temas que você ENCONTRA no BLOG:

sexta-feira, junho 29, 2012

Pescaria de letras,palavras,números...


29 de Junho dia do Pescador!
Profissional da pesca que trabalha para seu sustento e garantir uma alimentação saudável para nós.

Profissão que muito exige e pouco é recompensada financeiramente. 
Valorizemos este profissional!

No embalo do tema...informo que gosto de trabalhar com pescaria de letras, palavras, cálculos com respostas...enfim adaptar conforme a disciplina a ser trabalhada. Os educandos amam...afinal todos que pescam...querem peixes nos seus anzóis. Todos querem resultados positivos!
Por isso fiz uma pequena coletânea para confecção de pescaria e aplicação na prática..
Compartilho para quem gosta e quer aproveitar.
(Rosangela Vali)


http://fran-alfabetizarludica-fran.blogspot.com.br


http://mariscnunes.blogspot.com.br





Língua escrita: prática de leitura com os temas: rio,poluição(lixo),água,peixes...  



O professor deverá organizar uma roda com os alunos para a Leitura do livro de Literatura: Chico Bento e a pescaria. Autor: Maurício de Souza. Editora: Melhoramentos.1992.



Chico Bento e a Pescaria

Amanheceu na roça.

Chico Bento pulou da cama logo cedo.

E foi pegar minhoca.

Acho que ele vai pescar!

-Cuidado, Chico! Olha o Zé Lelé atrás de você!

O chico chamou o Zé Lelé para pescar! E vão conversando. Zé Lelé diz que é melhor pescador que Chico. Será?

O Chico pescou um baita pneu!

Zé Lelé pescou uma bota.

O Rio parece que está muito sujo.

Também pudera, o pessoal da vila tá jogando lixo no rio.

Que coisa feia!

Chico Bento fica muito triste e vai contar pro seu pai.

Nhô Bento ficou louco da vida!

- Ninguém pode acabar com o rio que nos dá água e comida, de graça!

Todos são convocados para a operação limpeza.

Nhô Bento é aplaudido de pé.

O trabalho não é fácil, mas vale a pena.

Depois de alguns dias já está quase tudo acabado.

As águas do rio começam a ficar transparentes.

E a turma vai olhar.

Os peixinhos começaram a aparecer.

Não são muitos, mas com o tempo serão milhares.

- Olha a onça!!!

Ela veio beber a água limpinha do rio.

É! O rio está vivo outra vez.

Ué?! Cadê a vara para pescar Chico? Sumiu?

Hum.. hoje eles só querem curtir a água limpa junto com os peixinhos.


Em seguida, o professor fará a brincadeira da pescaria com os alunos.
Assim, deverá recortar folhas em formato de peixinho, como mostra o exemplo abaixo (a quantidade deverá ser adequada ao número de alunos, sendo pelo menos o dobro dessa quantidade) e escrever em alguns peixes, apenas de um lado, palavras como latas, garrafas, pneus, etc, ou seja, exemplos de lixo. Nos outros peixes, os quais devem estar em menos quantidade, deve conter a palavra "peixe".



A brincadeira, então, será assim: cada aluno, um de cada vez, pega um peixe no chão e lê a palavra escrita. Se pescar a palavra "peixe" permanece no jogo, se pescar um peixe com uma palavra referente a lixo, estará eliminado.

Com essa brincadeira e após a leitura do livro, o professor deverá chegar à conclusão, junto com os alunos, de que lixos não devem estar nos rios e mares, pois poluem as águas e, dessa forma, os próprios homens e os animais ficam prejudicados.

Para chegar a essa conclusão, o professor deverá iniciar uma conversa com os alunos. Podem ser realizadas as seguintes perguntas para relembrar a história e orientar essa conversa:

- O que Chico e Zé Lelé pescaram no rio? (Eles pescaram lixos como pneu e bota)

- Por que será que tinha tanto lixo no rio? (Porque as pessoas da vila estavam jogando lixo nos rios)

- Vocês conhecem rios que também estão sujos e poluidos? (Resposta pessoal)

-O que o pessoal da vila fez para resolver o problema do lixo? (Eles fizeram uma Operação limpeza)

- As pessoas conseguiram sa lvar o rio? (Sim. Depois de uns dias as águas estavam transparentes)

- Podemos fazer alguma coisa para não poluirmos as águas? (Sim. Podemos não jogar lixos nos rios e mares e também dizer para algumas pessoas que não se deve fazer isso.)

- Qual a importância dos rios para a nossa vida? (Os rios nos fornecem água e comida)

O professor pedirá para os alunos anotarem o nome da história lida no caderno, realizando, em seguida, a seguinte a atividade:
- Escreva dentro dos peixinhos, o que não pode ser jogado nos rios.

Para essa atividade, o professor recortará folhas em formato de pequenos peixes (como o exemplo abaixo) para os alunos colarem no caderno e escreverem o que não pode ser jogado no lixo.