Temas que você ENCONTRA no BLOG:

quinta-feira, março 22, 2012

Literatura Infantil - Pedro e Tina - Alfabetização/Apoio Pedagógico

http://wwwanapaulaoliveira-artes.blogspot.com.br 

Com o intuito de se trabalhar permanentemente a construção da escrita e da leitura pelos alunos de 2o/3o/4o/5o ANO e o respeito às características individuais de cada um, visando conhecer melhor os colegas da sala e para fazer novos amigos,irei desenvolver  uma sequência didática que contempla a evolução  no processo de alfabetização e toda uma magia em volta da amizade para tornar o aprendizado mais significativo e feliz. 

O  LIVRO - PEDRO E TINA  contempla a história de  Pedro que era diferente de Tina e esta, obviamente, diferente de Pedro; ele era disléxico e ela era perfeita na maneira de fazer as coisas. Assim pode-se trabalhar as diferenças e aceitação de cada um em sua particularidade. Juntos, Pedro e Tina aprenderam muito a amar-se, a tolerar-se, a aceitar-se. 



Sequência Didática:


Temas: AMIZADE e Nomes Próprios

Conteúdos:   - Leitura e escrita de nomes próprios
                       -Valor da amizade 
                       - Organização Espacial (lateralidade)
                       -Coordenação Motora Fina (grafia em cursivo)

Objetivos:
.Identificar e reconhecer seu nome e dos amigos do seu grupo;
.Reconhecer a função da escrita dos nomes para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula...
.Realizar a escrita do próprio nome e do nome de alguns colegas;
Obs.:A partir da referência estável (nome) refletir como a escrita funciona. 


Conteúdo:  Leitura e escrita de nomes próprios e amizade.
 - Descobrir com as crianças o conforto e a aceitação de si mesmas e dos outros.
 - Aprender a trabalhar em grupo, saber dividir os materiais na Sala de Apoio e respeitar o jeito de cada um.



Tempo Estimado: 8 a 10 encontros


Material Necessário: Livro Pedro e Tina,lápis, borracha, lápis de cor, craft, papel cartão,  papel oficio, papel dupla face, fotos do grupo, Mesa Educacional Alfabeto, alfabeto móvel, revistas, jornais, cola, tesoura, pincel, tinta guache, sucata(caixas, rolinhos), canetões, máquina fotográfica, boliche do alfabeto.


1a Etapa - Propor que cada criança desenhe seu melhor amigo, fazendo um lindo trabalho para apresentá-lo.




2a Etapa - Linguagem oral: 
· Explorar a capa do livro. O que aparece nesta capa? Que nome vocês dariam para este livro? 
· Além de Tina, Pedro tem um outro amigo, que sempre está pertinho dele. Quem será esse amigo? 



3a Etapa: Leitura da professora - Pedro e Tina e após leitura, descrever as características físicas e comportamentais de cada um.
Explorar que cada aluno fale sobre suas qualidades e sobre o que pensa que precisa e pode melhorar consigo mesmo e para com os outros.



4ª Etapa – Cada amigo do grupo ganhará uma folha sulfite para desenhar o que mais gostou da história. No término das produções será questionado aos alunos de como fazer para que se saiba a quem pertence cada material desenhado na aula do dia(melhor amigo e parte da história). As crianças darão sugestões. Solicitar na sequência que cada um escreva seu nome e chamar a atenção para as letras usadas, a direção da escrita, a quantidade de letras, a contagem das sílabas, o registro do pensamento em frases, histórias, etc.
Obs.: Com os alunos dos 3os Anos, será trabalhado a grafia em  cursivo.



5ª Etapa –Confeccionar uma lista coletiva com os nomes do nosso grupo, a partir dos nomes de Pedro e Tina. Classificar quanto ao gênero Feminino e Masculino.



6ª Etapa – No caderno ilustrar com desenhos ou recortes nomes de objetos, animais, alimentos que comecem com a mesma letra do seu nome.



7ª Etapa - Caça-palavras com nomes do grupo sem o apoio da lista de nomes.



8ª Etapa – Bingo de nomes do grupo e registro do nome marcado em cartela paralela.  



9ª Etapa – Mesa Educacional Alfabeto - Escrita dos nomes - letra inicial - escrever nomes de objetos, alimentos, etc, e trabalhar a escrita dos sons onomatopaicos a partir da seguinte introdução aos alunos:  
As coisas têm sons! Os objetos têm sons?  
Olhe só! Olhe só! Olhe, o Pedro da nossa história na poça d'água ! (mostrar no livro)
O barulho, o som dos objetos e das coisas, chama-se onomatopeia.



Qual é o som do cachorro? Au-au...





Do gato? Miau-miau...






O som do relógio? Clock ... clock ... clock... ou tique-taque - tique-taque...


O som do sapato? Plac... plac...plac... ou ploc...ploc...ploc...

                
                  
Explorar outros sons do dia a dia  que os alunos lembrarem.


10a Etapa: assitir o vídeo (YOUTUBE) -PEDRO E TINA - Imagens e narração da história.
.Dramatizar a história  no pátio da escola. Definir quem será o narrador, os personagens e o cenário.
.Fazer um cartaz  com os 2os Anos contemplando o assunto(Onomatopeias) com figuras e sons correspondentes. Os alunos dos 3os/4os e 5os  farão a reescrita da história Pedro e Tina para exposição e propaganda do livro no quadro mural da escola. 




11ª Etapa – Acróstico a  partir dos nomes PEDRO e TINA.



12ª Etapa – Recorte e colagem. 
Disponibilizar revistas para que cada aluno  procure, recorte e cole no caderno palavras que comecem com a mesma letra ou primeira sílaba do seu nome. Tentar elaborar cruzadinhas



13ª Etapa – Roda Cutia. Vamos formar num círculo(roda) no pátio.
·Explorar os conceitos em cima/embaixo, frente/costas, para baixo/para cima, direito/esquerdo a partir do livro Pedro e Tina. Relembrar, perceber e identificar  a partir do(a) colega que estiver mais próximo, conforme a professora der o comando.
Na sequencia cantar a cantiga RODA CUTIA.
Enquanto cantarmos um amigo  deverá pegar uma ficha na pilha dos nomes. Terá que ler o nome do amigo, colocar a ficha atrás do mesmo que sairá correndo tentando pegá-lo. Se for pego fica no centro da roda e se não for senta no lugar do amigo que agora escolherá uma ficha dos nomes também. Enquanto o amigo contorna de pé a roda todos cantam:
Roda Cutia,
de noite e de dia.
O galo cantou e
 a casa caia!
Obs.:Com os alunos dos 3os Anos, trabalharei com  BOLICHE do ALFABETO, onde cada pino não derrubado, deverá ser anotado um nome próprio com a letra correspondente. Vence quem marcar menos nomes. 



14a Etapa: Palavra puxa palavra com alfabeto móvel - A partir do nome da professora ROSANGELA, criar novas palavras: rosa, ANA, gela, gelo,ANGELA,ROSA, rola, nela, ROSANA, ROSANE, SOLANGE, ela, olá,sala, rala,galo, gola, sol, sal, SARA, sara, sola, ralo, 
*Primeiro fazer com os alunos, depois cada um fará individualmente ou em dupla as palavras que conseguir(em). Observar cada aluno:comportamento e escrita.
*Entregar uma lista das palavras impressas para leitura; pintar os nomes próprios; circular palavras que possuem mais de três letras; traçar as palavras com três letras, etc.
*Entregar fichas com quadradinhos impressos com sílabas  dos nomes próprios trabalhados, recortar e colar no caderno.
 Marcar:Número de letras-Número de  sílabas, letra inicial, letra final.

Ex.: RO/SA/NE -                    Letras - Silabas- 1a Letra - Última letra:
        RO-SA-NE                          6              3             R                  E
        SO/LAN/GE                       7              3             S                  E (etc).



15a Etapa: Escrever as palavras do puxa palavra a partir da tabela. Abaixar as letras que formem palavras  em sequência:
                    R  O S  A  N  G  E  L  A
                  _R_0_S A___________
                  _____S_A_______L_A
                  _____S_A_______L___
                  _R_O___________L_A
                  _R_O_S_A_N______A
                  _R_O_S_A_N_E_____ (etc)

Observação: Durante as etapas serão realizadas atividades de registro(porta-atividades) em forma de caça-palavras, cruzadinhas, frases lacunadas, cartas enigmáticas correspondente a: brincadeiras de meninos e meninas, sentimentos, vestuário, animais, tendo como tema gerador e relacional, a história de Pedro e Tina.







Tag da amizade...Respostas

Como já fiz essa Tag da amizade... escrevo as respostas para minha amiga Gisela do blog http://cantinhoencantadodatiagi.blogspot.com.br/
1- Continue a frase... MEUS ALUNOS SÃO...meus tesouros
2- Qual sua melhor lembrança? o nascimento de meu filho 
3 - O que deixa você "roxa de raiva'? arrogância 
4 - Se eu fosse presidente por um dia...lutaria pela justiça social.Melhorar a qualidade vida das pessoas. 
5 - Qual sua mania ou vício? Computador...tenho paixão. 
6 - O que te levou a criar o blog? O trabalho como professora e fazer mais amigos e parceiros. 
7 - Seu (ua) melhor amigo (a) na blogagem...sem comentários... são uns....
8 - Se não fosse educadora, seria...comerciante de livros ou material escolar. 
9 - Tem algum personagem que marcou sua infância? Qual? Ze Colmeia 
10 - Um cantinho especial.Capela da Catedral 
11 - Você por você.Vida!